top of page

Disponibilizamos para download diversos textos importantes sobre yoga, tantra, filosofia indiana e temas correlatos, que podem ser copiados a partir deste site ou de outros endereços da Internet.

Estes textos não são nossos e não foram traduzidos por nossa equipe. São traduções que estão disponíveis gratuitamente em outros sites.

Alguns dos arquivos são em português e outros em espanhol. Os autores ou tradutores textos e os links das postagens originais estão indicados dentro de cada arquivo.

Rigveda_MS2097.jpg

Rig Veda - ṚgVeda

Tradução completa, para o português, dos 10 livros (maṇḍalas) do Ṛg-Veda, por Eleonora Meier. 

O Ṛgveda, o "louvor do conhecimento", é uma antiga coleção indiana de hinos em sânscrito vêdico, juntamente com comentários associados sobre a liturgia, ritual e exegese mística. É um dos quatro textos sagrados canônicos (śruti) do hinduísmo conhecidos como os Vedas. O texto central, conhecido como Rigveda Saṃhitā, é uma coleção de 1.028 hinos (sūktas) em cerca de 10.600 versos, organizados em dez livros (maṇḍalas) que estão aqui disponíveis para download. Em oito maṇḍalas (livros) há o predomínio de hinos dedicados a divindades específicas. Nas maṇḍalas 1 e 10, em parte, também lidam com questões filosóficas ou especulativas, com a virtude da dāna (caridade) na sociedade e com outras questões metafísicas em seus hinos.

Alguns de seus versos continuam a ser recitados durante ritos hindus de celebrações de passagem (como casamentos) e orações, tornando-se provavelmente o texto religioso mais antigo do mundo em uso contínuo. 

O material associado foi preservado de dois śākhās ou "escolas", conhecidos como Śākalya e Bāṣkala. Os comentários específicos da escola são conhecidos como Brāhmaṇas (Aitareya-Brāhmaṇa e Kaushitaki-Brāhmaṇa), āraṇyakas (Aitareya-āraṇyaka e Kaushitaki-āraṇyaka) e Upanisads (parcialmente extraídos dos āraṇyakas: Bahvṛca-Brāhmaṇa-upaniṣad, Aitareya-upaniṣad, Saṃhitā-upaniṣad, Kauṣītaki-upaniṣad).

bottom of page