Disponibilizamos para download diversos textos importantes sobre yoga, tantra, filosofia indiana e temas correlatos, que podem ser copiados a partir deste site ou de outros endereços da Internet.

Estes textos não são nossos e não foram traduzidos por nossa equipe. São traduções que estão disponíveis gratuitamente em outros sites.

Alguns dos arquivos são em português e outros em espanhol. Os autores ou tradutores textos e os links das postagens originais estão indicados dentro de cada arquivo.

Vāyu Purāṇa

"Vāyu Purāṇa", tradução completa em português de um texto indiano do início da era cristã, dedicado a Śiva. Vāyu é o nome de uma divindade (deva) hindu que é citada desde o período dos Vedas. Vāyu significa vento. É também chamado de Vāta (que também significa vento ou sopro), Pavana (o Purificador) e é também, muitas vezes, utilizado como sinônimo de prāṇa (força vital) ou como representando o elemento ar. Purāṇa é o nome atribuído a um grupo de textos indianos tradicionais. A palavra Purāṇa significa "antigo". Embora os Vedas (mais de 1.000 anos antes da era cristã) já se referissem a essa tradição do Purāṇa, os textos com esse nome que chegaram até nós parecem ter sido todos redigidos depois do início da era cristã – ou, no máximo, dois ou três séculos antes da era cristã.  O Vāyu Purāṇa, apesar do nome, não é um Purāṇa dedicado à divindade Vāyu. É um texto que louva Śiva como a principal divindade – ou seja, é um texto Śaiva. Tem o nome de Vāyu Purāṇa porque o texto é considerado como uma narrativa feita pelo deva Vāyu.   

Viṣṇu Purāṇa – A antiga tradição sobre Viṣṇu

Tradução completa do Viṣṇu Purāṇa, baseada na versão em inglês de Horace Haymon Wilson.

Viṣṇu Purāṇa a é um dos dezoito "grandes Purāṇas" (Mahāpurāṇas). É considerado um dos mais importantes textos dessa categoria, recebendo a designação de "a jóia dos Purāṇas" (Purāṇaratna).

Os Purāṇas são textos tradicionais indianos considerados relativamente recentes (início da era cristã, ou período medieval europeu – entre 400 e 1000 d.C.), embora seu nome, "Purāṇa", signifique "antigo", e haja menção aos Purāṇas nos Vedas (Atharvaveda XI.7.24) e em outras obras que certamente foram escritas muito antes da era cristã, como as Upaniṣads mais antigas. É possível que tenham existido alguns Purāṇas muito antigos, que eram transmitidos oralmente, mas que foram depois perdidos ou sofreram alterações,

acabando por produzir os que chegaram até nós. 

Os Purāṇas são obras religiosas, mitológicas e filosóficas, descrevendo também as genealogias de reis antigos e histórias de heróis, contendo ainda descrições de cidades e regiões, mitos sobre origem e dissolução do universo e outros temas. Algumas listagens de reis abrangem períodos de dois mil anos, ou mais, antes da era cristã. De um modo geral, cada Purāṇa centraliza sua atenção em uma divindade particular, como Viṣṇu, Śiva, Durgā, ou mesmo algum avatar, como Kūrma. No entanto, sempre abordam uma grande variedade de assuntos, sendo considerados praticamente enciclopédicos.

Como o próprio nome indica, o Viṣṇu Purāṇa considera, evidentemente, Viṣṇu como sendo a divindade suprema. Outro Purāṇa que também tem uma abordagem Vaiṣṇava (de devoção a Viṣṇu), e que é bastante conhecido no ocidente por ter sido traduzido e difundido pelo movimento Hare Kṛṣṇa é o Bhāgavata Purāṇa. No entanto, o Viṣṇu Purāṇa parece ser anterior ao Bhāgavata Purāṇa (séc. IX ou X d.C.).

SHRI YOGA DEVI

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube
Cadastre-se para receber novidades!
430485-PE9ZCG-718.png

Serra da Mantiqueira - Caixa Postal 188

CEP 37640-970 Extrema, MG