top of page

A equipe Shri Yoga Devi (Śrī Yoga Devī) é dirigida por Flávia Bianchini (Satyānanda Svarūpinī) e Roberto Martins (Śivānanda Yakṣa). 

 

O trabalho da equipe Shri Yoga Devi foi inspirado nos estudos e práticas sobre a Śakti – a Grande Deusa indiana. Após muitos anos de estudo surgiu a oportunidade de organizar atividades e criar este site dedicado à prática e estudos do Yoga espiritual, embasado em textos e escrituras indianas.

 

Através das atividades desenvolvidas por nossa equipe, você terá a oportunidade de conectar-se consigo mesmo, com sua essência mais pura e divina, “a energia criativa dentro de cada um”, que nas escrituras indianas recebe diferentes denominações, Ātman, Puruṣa, Brahman. A purificação do corpo e da mente é um caminho que leva ao discernimento, ao aprimoramento e à consciência da ação pessoal no mundo, e abre o caminho para entrar em sintonia com a sabedoria infinita. 

 

Flávia Bianchini e Roberto Martins estão agora atuando na região da Serra da Mantiqueira, em Extrema, em Minas Gerais, abrangendo algumas regiões de São Paulo, Bragança Paulista, Atibaia, e Campinas em São Paulo.

Flávia Bianchini (Satyānanda Svarūpinī)

flavia.jpg

“Aos 14 anos entrei em uma ordem esotérica na qual permaneci por dez anos. Naquela instituição aprendi algumas técnicas e conhecimentos do universo e espiritualidade indiana, tais como o sistema de cakras, o despertar da kuṇḍalinī, alguns mantras, conhecimento sobre a Śakti (Grande Deusa, ou Mãe divina), e sobre a libertação espiritual.

 

“Aos 26 anos iniciei meus estudos e práticas no caminho do Yoga através da leitura do livro “A tradição do Yoga”, de Georg Feuerstein, e isso me fez mergulhar neste universo, tendo estudado posteriormente as obras sobre Yoga de Mircea Eliane e “Filosofia da Índia” de Heinrich Zimmer. Após estas importantes leituras, entrei na especialização em Yoga oferecida pela Unibem e iniciei a prática de Haṭha e Kuṇḍalinī Yoga. Realizei diversas formações e cursos de aprofundamento.

 

“Ao seguir no caminho de desenvolvimento espiritual desde os 14 anos, obtive inúmeras vivências e passei por muitos processos que só ficaram mais claros e compreensíveis após meus estudos da filosofia e das práticas indianas. O conhecimento do pensamento indiano, dos diferentes métodos de liberação espiritual revelados pelas diferentes escolas e filosofias; o Yoga, o Tantra, o Vedānta e a cosmologia do Sāṅkhya, me ajudaram a compreender todos os processos energéticos internos pelos quais passei e venho passando ao longo da minha jornada até aqui.  Este é o meu caminho, é o caminho que escolhi para ensinar, compartilhar e despertar outras pessoas.” Flávia Bianchini 

 

Formação Acadêmica:

  • Bacharelado em Artes Plásticas (2001) 

  • Licenciatura em Artes Visuais (2010) pela UFES com uma pesquisa sobre “O Yoga e arte educação”.

  • Especialização em Docência de Ensino Superior em Yoga (Pós-Graduação pela UNIBEM, Faculdades Integradas Espírita), com duração de 420 horas. Apresentou uma monografia sobre “Dhyāna: meditação”.

  • Concluiu em 2013 o Mestrado em Ciências das Religiões, pela Universidade Federal da Paraíba, com uma dissertação sobre espiritualidade indiana: "O Estudo da Religião da Grande Deusa nas Escrituras Indianas e o Canto I do Devī Gītā".

 

Formação de Instrutor de Yoga:

Possui mais de 25 anos de estudos e prática espiritual, tendo concluído os seguintes cursos de formação:

  • Instrutora de Kuṇḍalinī Yoga pelo Instituto de Yoga 3HO e certificada pelo K.R.I. (Kuṇḍalinī -Yoga Research Institute) com Subagh Kaur Khalsa – 200 horas;

  • Kuṇḍalinī Yoga Advanced Course – Nível II (Comunicação Consciente, Relacionamento Consciente, Mente e Meditação, Vitalidade e Stress, Ciclos da Vida) com Shiv Charan Singh e Subagh Kaur Khalsa – 300 horas;

  • TTC (Teacher Training Course) Sivananda - Yoga Vedanta Forest Academy, The International Sivananda Yoga Vedanta Centre, formação de instrutores de Yoga Sivananda. Título de "Yoga Siromani" (professora de Yoga) – 200 horas;

  • Hatha Yoga e Biopsicologia, formação de instrutor de yoga, com o Acharya Ranendrananda Avadhuta (AMAYE – Ananda Marga Association of Yoga Educators) – 200 horas;

  • Yoga Pré-Natal pelo Instituto de Yoga 3HO com Subagh Kaur Khalsa – 60 horas;

  • Kriya Yoga de Babaji, níveis I, II e III com Sharana Devi e Marshall Govindan;

  • Yoga terapeuta Hormonal para Mulheres, nível I, II e III, método da Dinah Rodrigues – 60 horas;

  • Formação em Yogadance desenvolvido por Fernanda Cunha – 60 horas. 

 

Outras formações e cursos:

  • Participou de oficinas sobre temas de Yoga com Marcos Rojo (2005), Shimada (2006), Pedro Kupfer (2011);

  • Estuda e utiliza os sons sagrados e mantras no seu trabalho, tendo realizado treinamento específicos sobre técnicas de gongo com o mestre Don Conreaux (2008, 2010) e Yoga Du’son com Guy Lussier (2004).

  • Numerologia Tântrica (Karan Kriya) com Shiv Charan Singh (2007);

  • Terapeuta Ayurveda, com José Luiz Azevedo (Marzen) – 200 horas (2009);

  • Anatomia aplicada ao Yoga, com Gerson D’agio (2010); 

  • Asanas com Ahimsa com Carolina Martins Langowiski (2018);

  • Anatomia vivencial aplicada ao Yoga com Germana Lucena (2018-2019);

  • Tem pesquisado e praticado diferentes métodos de desenvolvimento espiritual e de cura, tais como, Chi Kung, Melquizedek Method, Healing Touch, Florais de Saint Germain, Aromaterapia, etc.;

  • Estudou Biopsicologia no Parque Visão Futuro com Susan Andrews (a concluir) (2008).

 

Instrutora credenciada: 

É Instrutora de Yoga credenciada pela Aliança do Yoga (Brasil), no padrão de 500 horas de formação (o mais elevado disponível) e credenciada pela Yoga Alliance (Estados Unidos) no padrão de E-RYS 200 (“Experienced Registered Yoga Teacher”).

https://www.yogaalliance.org/TeacherPublicProfile/tid/113601

logo-alianca.jpg
yoga-alliance.jpg
e-ryt-yoga.png

Atuação no Yoga: 

Atualmente ministra cursos de Formação em Haṭha Yoga e Rāja Yoga (Curso de Formação e aprofundamento em Yoga), curso de Formação em Meditação, e cursos na área de Mudrās, Mitologia Indiana, Sistema Sutil: prāṇa, nāḍīs e cakras; e cursos e workshops (encontros) sobre Kuṇḍalinī Yoga, Yoga do Som, Yoga e stress, e outras áreas de Yoga e espiritualidade indiana.

Organizou, juntamente com Roberto de A. Martins, o Curso de Formação em Yoga realizado em Campina Grande, PB, durante o ano de 2014; e em Vila Velha, ES, em 2018/2019. E mantém este site Shri Yoga Devi, para divulgação de textos e informações sobre Yoga e espiritualidade indiana.

 

Publicações:    

Em 2016 lançou seu primeiro livro sobre “A Grande Deusa na Índia: uma breve história”, publicado pela Editora Prismas. Este trabalho é uma versão revista da primeira parte de sua dissertação de Mestrado, desenvolvida na Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob a orientação do Prof. Dr. Fabricio Possebon. A dissertação de mestrado resultante, intitulada “O estudo da religião da Grande Deusa nas escrituras indianas e o canto I do Devī Gītā”, foi defendida e aprovada em agosto de 2013. 

Em 2019 lançou seu segundo livro “Devī Gītā: O Diálogo da Deusa com o Rei da Montanha”, publicado através da Coleção Sūrya, da Editora Livraria da Física. Esta obra é uma versão revista da segunda parte de sua dissertação de Mestrado e contém uma tradução comentada do primeiro capítulo de uma obra indiana fundamental sobre o Śāktismo: a Devī Gītā, que é uma parte do Devī Bhāgavata Purāṇa.

Publicou também diversos artigos e capítulos de livros sobre seus temas de pesquisa. Esses trabalhos estão disponíveis para download na página da autora, no site Academia.edu: 

https://independent.academia.edu/FlaviaBianchini

Roberto de Andrade Martins (Śivānanda Yakṣa) 

roberto.jpg

“Entrei em contato com Yoga pela primeira vez aos 15 anos, quando um professor do colégio em que estudava me deu o livro “Autoperfeição com Hatha-Yoga” de Hermógenes e me aconselhou a praticar Yoga. Comecei a ler o livro e fui fazendo as séries indicadas, em casa. Gostei dos exercícios, embora tivesse achado algumas explicações teóricas um pouco estranhas. Quando fui fazer minha graduação em São Paulo, comecei a ler muitos livros sobre o pensamento oriental e, especialmente, sobre as filosofias indianas. Entrei em contato com obras fundamentais como a Bhagavad-Gītā e algumas Upaniṣads, que abriram minha visão para a profunda espiritualidade da Índia. Na mesma época comecei a aprender técnicas iniciais de meditação, com auxílio de várias pessoas mais experientes. Desde então percebi que, para mim, a parte física do Yoga tinha pouca importância e que queria me aprofundar nos aspectos filosóficos, nos objetivos espirituais e nas práticas internas do Yoga, que fui aprendendo gradualmente. Desse período de juventude até hoje, tenho procurado conhecer os textos indianos antigos e as práticas tradicionais que eles ensinam, compartilhando esse aprendizado com muitas pessoas. Tive uma carreira científica e acadêmica à qual dediquei muito tempo e esforço e, paralelamente, continuei a desenvolver esse outro lado de minha vida, que se tornou mais produtivo após ter me aposentado da universidade.”  Roberto de Andrade Martins

 

Formação acadêmica:

Possui uma carreira profissional nas áreas de Física e História e Filosofia da Ciência:

  • Graduação em Física, pela Universidade de São Paulo (USP);

  • Doutor em Filosofia, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);

  • Livre-docência: Física Geral, com especialidade em História, Filosofia e Ensino de Física (UNICAMP);

  • Pós-doutorado em História da Ciência em Oxford e Cambridge (Inglaterra) e Oklahoma (EUA).

 

Atuação acadêmica:

  • Foi professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde se aposentou em 2010; 

  • Durante sua carreira como professor universitário, dedicou-se especialmente à pesquisa e ao ensino de História e Filosofia da Ciência, tendo publicado mais de 200 artigos e livros sobre essa área; 

  • Desde 1979 é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com bolsa de produtividade em pesquisa;

  • Após se aposentar, foi professor visitante da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande (2011-2014), depois pesquisador visitante do Instituto de Física de São Carlos (USP) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos (2015).

  • Atualmente é professor colaborador da FESB (Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista) e da UNIFESP (Universidade Federal do Estado de São Paulo).

 

Atuação no Yoga: 

Paralelamente à sua carreira profissional universitária, dedica-se ao estudo do Yoga e da espiritualidade indiana há mais de 40 anos. Interessa-se principalmente por práticas de meditação (dhyāna) e pelo pensamento filosófico e religioso da Índia. Iniciou a orientação de grupos de meditação em São Paulo, na década de 1970. Em Curitiba, ministrou cursos de extensão sobre o pensamento indiano na Universidade Federal do Paraná e foi professor de filosofia oriental e coordenador do curso de graduação em Yoga das Faculdades Espírita, em 1980-1981, além de prosseguir na orientação de grupos de meditação.

Na primeira década do século XXI, participou durante vários anos como docente convidado dos cursos de pós-graduação (especialização) em Yoga das Faculdades Integradas Espírita (UNIBEM) em Curitiba (PR) e em Vitória (ES). Ministrou nesse curso as disciplinas sobre textos tradicionais indianos, abordando o estudo de obras fundamentais como: Bhagavad Gītā, as Upaniṣads, Yoga Sūtra de Patañjali, Haṭha Yoga Pradīpikā, Gheraṇḍa Saṁhitā, Vijñāna Bhairava Tantra, Tripurā Rahasya, etc. Posteriormente participou durante alguns anos, como docente convidado, do curso de Capacitação em Yoga, ministrado em Curitiba, organizado pelo professor Marcos Rojo e pela professora Angélica Beil. Trata-se de um curso de aperfeiçoamento e aprofundamento, com certificados emitidos pelo IEPY (Instituto de Ensino e Pesquisas em Yoga), com reconhecimento do Instituto de Pesquisa de Yoga de Kaivalyadhama (Lonavla, Índia). Também atuou como professor convidado no Curso de Especialização em Yoga (Pós-Graduação Lato Sensu) em Vitória, ES, organizado pelo Instituto Fênix de Ensino e Pesquisa e tem colaborado, como convidado, em outros cursos no Espaço Núcleo Sol (Fortaleza), Formação de Instrutores de Kriya-Yoga de Babaji (São Paulo) e Curso de Formação em Yoga do IEPY, Marcos Rojo (São Paulo).

Colaborou com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde ministrou disciplinas sobre o pensamento indiano no Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões: “Introdução ao pensamento das Upaniṣads” (2011) e “A religião indiana no período dos Vedas e dos Brāhmaṇas” (2012). Foi um dos líderes do Grupo de Pesquisa Padma (UFPB), registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e editor da revista "Cultura Oriental" (UFPB), em 2014-2015.

Organizou, juntamente com Flávia Bianchini, o Curso de Formação em Yoga realizado em Campina Grande, PB, durante o ano de 2014; e em Vila Velha, ES, em 2018/2019. 

Nos últimos anos tem ministrado oficinas e retiros sobre Yoga e meditação em diferentes cidades do Brasil, juntamente com Flávia Bianchini, além de orientar grupos de meditação indiana, seguindo a tradição do Rāja-Yoga sintetizado no Yoga-Sūtra de Patañjali. E ajuda a manter este site Shri Yoga Devi (Śrī Yoga Devī) de divulgação de textos e informações sobre Yoga e espiritualidade indiana.

 

Publicações:

Na área de espiritualidade e pensamento indiano, publicou pela Editora Corifeu os livros “Significado e bases do Rāja-Yoga” (2007) e “Muṇḍaka Upaniṣad – o conhecimento de Brahman e do Ātman” (2008). O primeiro deles foi reeditado, com acréscimos e um novo título: “O Yoga tradicional de Patañjali: o Rāja-Yoga segundo o Yoga-Sūtra e outros textos indianos clássicos” (São Paulo: Shri Yoga Devi, 2012; São Paulo: Polo Books, 2015). Publicou também as obras “Bhagavad-Gītā, a canção divina” (São Paulo: Shri Yoga Devi, 2014; São Paulo: Polo Books, 2015) e “Uma luz sobre o Haṭha-Yoga: uma tradução comentada da Haṭha-Yoga-Pradīpikā” (São Paulo: Shri Yoga Devi, 2014; São Paulo: Polo Books, 2015). Em 2019 foi publicada uma nova edição, revista, do seu livro “Muṇḍaka Upaniṣad – o conhecimento de Brahman e do Ātman” (Coleção Sūrya, Editora Livraria da Física).

 

Já publicou vários outros trabalhos sob a forma de artigo ou capítulo de livro, além de ter elaborado diversas traduções de textos indianos para uso em suas aulas. 

 

A Livraria de nosso site contém livros, artigos e traduções de Roberto A. Martins.

imagem-final-equipe.jpg
bottom of page