top of page

Esta Livraria contém os Livros publicados por nós, para compra; Ebooks de nossa autoria, para download gratuito (bastando informar seu email); e Artigos publicados por nós em revistas e livros, para download gratuito. Nesta página você tem uma amostra e, nas próximas, tem todas as opções disponíveis. Navegue neste Livraria e escolha o que você quer!

Devi-Gita.jpg
Devī Gītā: O Diálogo da Deusa
com o Rei da Montanha

Prefácio: Ricardo Mário Gonçalves

São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019 (Coleção Sūrya) 182 páginas 

ISBN 978-85-7861-516-1

A obra indiana Devī Gītā, ou canção da Deusa, é um dos textos fundamentais da tradição Śākta – a corrente tântrica seguida pelos devotos da Śakti (a Poderosa), a Grande Deusa hindu. A Devī Gītā é menos conhecida do que a Bhagavad Gītā, mas tem uma enorme importância para a compreensão da tradição indiana, apresentando um aspecto pouco divulgado – a existência de uma linha de pensamento que considera a divindade feminina como o Ser Supremo, ultrapassando todos os seres divinos masculinos e sendo identificada com Brahman, o Absoluto descrito pelo Vedānta.

Neste livro, Flávia Bianchini proporciona uma tradução da primeira parte da Devī Gītā, acompanhada pelo texto em sânscrito, com uma análise e explicações detalhadas sobre todos os conceitos e termos mais importantes. A tradução é precedida por uma introdução na qual a autora menciona primeiramente a obra Devī Bhāgavata Purāṇa, da qual a Devī Gītā faz parte. Depois, trata sobre a deusa Bhuvaneśvarī, a Governante do Universo, que é a forma sob a qual a Grande Deusa se apresenta na Devī Gītā. A introdução também situa a Devī Gītā comparando seu conteúdo com aspectos de outras tradições indianas – os Vedas, o Vedānta, as Upaniṣads e o Tantra.

A autora, Flávia Bianchini, oferece neste livro uma visão esclarecedora e bem fundamentada da tradição indiana da Grande Deusa, baseando-se em uma pesquisa profunda e atualizada sobre esse tema.

 

etica-yoga.jpg
Normas éticas para professores de Yoga 

Este código de ética foi elaborado pela equipe Shri Yoga Devi, para ser utilizado em nosso Curso de Formação e Aprofundamento em Yoga, no intuito de ser um guia para os nossos alunos e futuros professores. Nosso curso de formação é cadastrado na Aliança do Yoga e Yoga Alliance, e por isso este manual tem no seu início a tradução do código de conduta da Yoga Alliance, seguindo-se as nossas normas detalhadas.

svadhyaya-1.jpg
Svādhyāya ou estudo próprio: análise do conceito, pela tradição dos Brāhmaṇas e Gṛhya Sūtras

Artigo de Roberto Martins analisando o conceito de Svādhyāya, ou estudo próprio.

A palavra sânscrita svādhyāya pode ser traduzida por “estudo próprio”. É um termo importante no Yoga Sūtra de Patañjali, onde figura como uma das cinco obrigações (niyamas). Há muitas opiniões diferentes sobre o significado dessa expressão. Este trabalho analisa esse conceito na tradição anterior a Patañjali, através dos Brāhmaṇas e Gṛhya Sūtras, sugerindo que seu sentido original não é “estudo de si mesmo”, nem outros significados que têm sido sugeridos, e sim “estudo para si próprio” dos textos sagrados indianos.

bottom of page