top of page

Yoga com Gongo e o Yoga do Som

O Yoga com Gongo e o Yoga do Som compreendem a utilização de diversos instrumentos sonoros, meditações com mantras, canto das vogais e outros fonemas, canto de mantras e diversas práticas e meditações com o som do gongo e outras técnicas.

Em 2004, após participar de um wokshop de “Yoga do Som” com o canadense Guy Lussier, despertou em mim o interesse pelo estudo e práticas com sons e mantras. Desde então, venho estudando sobre os sons sutis e sobre mantras em muitas fontes. Também participei de dois cursos oferecidos no Brasil com o Mestre de Gongo e professor de Kuṇḍalinī Yoga, Don Conreaux”.  – Flávia Bianchini.

Aprendi com Guy Lussier uma técnica que ele denomina Gaia Yoga – uma prática moderna, não descrita em textos indianos antigos. Trata-se do canto das vogais e utilização do efeito da reverberação sonora, que produz alguns efeitos semelhantes ao canto dos mantras. O aprendizado transmitido por Guy Lussier permite utilizar sons para desbloqueio energético e emocional tanto no corpo físico quanto no sutil. Essas práticas são úteis, também, como preparo para o uso de outras técnicas envolvendo sons e mantras.

Algum tempo depois, entrei em contato com o Kuṇḍalinī Yoga de Yogi Bhajan, uma modalidade moderna de Yoga, na qual há utilização de mantras extraídos do “Sri Guru Grant Sahib”, da tradição Sikh, e a utilização de meditações com o gongo. Aprofundei essas técnicas de práticas espirituais com o uso de sons instrumentais em cursos que realizei com Don Conreaux.

gongo-Yoga-1.jpg

“Tudo que existe no Universo é Vibração e Som, o mundo é som, é ritmo, é vibração e o nosso corpo também”. – Don Conreaux.

O Kuṇḍalinī Yoga de Yogi Bhajan utiliza o gongo, porém Don Conreaux desenvolveu uma metodologia própria, que pode ser chamada “Yoga com Gongo”. Dentro dessa abordagem, podem ser oferecidas sessões e práticas de:

  • Banho de gongo

  • Pūjā com gongo

  • Relaxamento com sons

  • Meditação com gongo

O banho de gongo é uma prática em que uma pessoa (ou mais de uma) produz os sons, utilizando gongos (e outros instrumentos, como tigelas); e as demais pessoas, deitadas, recebem esse som, em um estado passivo de relaxamento. As vibrações sonoras podem atuar sobre cakras e também produzem um desbloqueio de sentimentos e pensamentos, tais como os medos, sentimento de tristeza, raiva, depressão etc. É uma experiência intensa, que pode produzir um desconforto inicial, mas que leva a uma vivência de equilíbrio e paz. O banho de gongo tem aproximadamente meia hora de duração.

Pūjā com gongos é uma celebração espontânea e meditativa que dura uma noite inteira. Por sua duração, equivale a uma sequência de dez ou mais banhos de gongo. Nessa atividade, várias pessoas se revezam para tocar os gongos, sem parar. Os participantes envolvidos na vibração contínua, dormindo ou acordados, desfrutam de toda a experiência sonora. Além dos efeitos já descritos para o banho de gongo, essa atividade mais longa produz uma sensação de desmaterialização, dissolvendo nossa identidade e nos permitindo uma fusão com níveis mais profundos da realidade.

O relaxamento com sons é uma viagem através das frequências sonoras. Nessa experiência, uma pessoa (ou mais de uma) produz os sons, utilizando além de gongos vários instrumentos, cada um dos quais produz efeitos diferenciados. Os demais participantes recebem esses sons, em um estado passivo de relaxamento. Podem ser empregados: tigelas tibetanas, taças de cristal, xilofone, tambores, concha, pau de chuva, chocalhos, ocean drum, shruti box, etc. Algumas vezes é utilizada a voz através de canto harmônico e canto de mantras. A sequência dos sons pode ser ajustada para atuar sucessivamente sobre os vários cakras, como uma prática de ativação energética.  

A meditação com gongo se diferencia do banho com gongo ou do relaxamento com sons porque, em vez de ficar em uma atitude relaxada e puramente passiva, receptiva, as pessoas realizam práticas de Yoga, como posturas (āsana) e prāṇāyāma, de tal forma que são obtidas vivências muito mais profundas. O som do gongo ajuda a esvaziar a mente, produzindo um estado sem pensamentos nem palavras, preparando para experiências de concentração e meditação. O Kuṇḍaliṇī Yoga de Yogi Bhajan utiliza essa combinação.

don-gongo.jpg
O mestre de gongo Don Conreaux e Satyānanda Svarūpinī (Flávia)
gongo-yoga-2.jpg
bottom of page