top of page

Treinamento de meditação (Rāja-Yoga) 

O professor Roberto Martins possui uma longa trajetória e experiência com meditação, tendo conduzido e orientado diversos grupos ao longo de seus mais de 40 anos de experiência. Em parceria com a professora Flavia Bianchini, formaram mais de 70 professores e treinaram mais de 200 praticante nas técnicas de meditação do Rāja Yoga, utilizando também técnicas de meditação provenientes do Tantra e do Vedānta.

A partir dessa trajetória e experiência, oferecemos diferentes treinamentos em meditação, desde a formação de instrutores até cursos e workshops de menor duração, retiros e vivências.

Para que serve este treinamento?

O objetivo central deste Treinamento de Meditação é proporcionar condições para que cada pessoa aprenda e coloque em prática diversas técnicas meditativas do Rāja-Yoga de Patañjali, que levam a um contato com níveis mais profundos dentro de nós, assim como a conexão com as manifestações sagradas que estão à nossa volta, na natureza.

O que é meditação?

A palavra "meditação" é utilizada em muitos sentidos diferentes. Na tradição indiana que nós adotamos neste programa de Meditação, não se trata de ficar pensando sobre alguma coisa, nem é um simples relaxamento. É uma prática profunda, que ultrapassa nossa agitação mental do dia-a-dia e que permite atingir um novo conhecimento de nós mesmos, através de vivências diretas. Para isso, adotamos o sistema tradicional de Yoga indiano exposto por Patañjali há dois mil anos, em sua obra Yoga-Sūtra, que descreve um conjunto de oito membros, contendo uma parte ética relativa ao modo de viver (Yamas e Niyamas), práticas de postura (Āsana) e respiração (Prāṇāyāma), inversão dos sentidos (Pratyāhāra), concentração (Dhāraṇā), meditação (Dhyāna) e união (Samādhi). O objetivo do Yoga de Patañjali é uma transformação integral do ser humano, levando-o à libertação espiritual (mokṣa ou kaivalya). Até mesmo dentro do Yoga, cada escola ou linhagem emprega métodos diferentes de meditação. Aquilo que será ensinado no nosso Encontro de Meditação pode ser muito diferente daquilo que as pessoas conhecem, se já praticam alguma forma de meditação. 

Nossa meta é auxiliar as pessoas a incluírem a prática da meditação (dhyāna) no seu dia-a-dia e a utilizar as técnicas de meditação em seu processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Ensinaremos as técnicas do Rāja-Yoga de Patañjali, abordando sua origem, seus conceitos básicos, as principais técnicas internas, o princípio de funcionamento das práticas, como inserir no dia-a-dia, como avaliar se está funcionando e como ultrapassar as barreiras que irão surgindo, de tal forma que possam adquirir segurança e autonomia na utilização dessas técnicas.

O que é este Treinamento?

Um período de estudos, práticas intensas e vivências profundas, permitindo um encontro com a realidade espiritual que existe dentro e fora de nós. O treinamento é estruturado em diferentes formatos, desde programas intensivos de um final de semana, ou distribuídos ao longo de várias semanas.

O treinamento apresenta uma variedade de práticas baseadas no Rāja-Yoga tradicional indiano de Patañjali. Durante o desenvolvimento do programa são fornecidas explicações detalhadas sobre as técnicas utilizadas, sua origem e significado, apresentando a filosofia do Yoga indiano tradicional. Nas práticas, oferecemos um passo-a-passo começando com os conceitos básicos e as técnicas mais simples de controle mental, evoluindo gradualmente para práticas avançadas. 

A abordagem teórica e prática deste ramo de meditação permite que o praticante compreenda com maior profundidade outros métodos de meditação com os quais já tem familiaridade, visto que também estaremos estudando as estruturas internas e as diversas camadas que constituem nosso ser e toda a natureza de acordo com os princípios do Sāṅkhya, que é um sistema filosófico indiano.

Para quem é este treinamento? 

Podem participar pessoas adultas (mais de 18 anos de idade) que queiram entrar em contato com a meditação e incluir a pratica meditativa no seu dia-a-dia e que desejem entrar em contato com a visão de meditação ensinada na tradição ensinada por Patanjali.

Não é necessário ter experiência prévia. Porém, não se trata de uma abordagem banal, que só interessa para iniciantes. As pessoas que já possuem conhecimento e prática de meditação vão se surpreender com nossa abordagem, que ainda é pouco conhecida no Brasil e que permite atingir resultados profundos de forma rápida.

Tópicos que são abordados:

• Apresentação teórica das principais técnicas do Rāja-Yoga;

• Como ajustar a postura corretamente, modos diferentes para se assentar;

• Preparação básica para meditação e outras práticas internas do Rāja-Yoga;

• Três técnicas de controle do fluxo dos pensamentos – controle da mente;

• Práticas de inversão dos sentidos (pratyāhāra);

• Práticas de concentração (dhāraṇā);

• Práticas de meditação (dhyāna);

• Como avaliar e superar os obstáculos nas práticas de meditação;

• Efeitos iniciais da meditação;

• Práticas de dhyāna com olhos abertos e em contato com a natureza;

• O que é samādhi e importância de sua prática;

• A passagem de dhyāna para o samādhi; 

• Como dar continuidade nas práticas em casa – a autoprogramação;

• Como preparar o ambiente;

• Como estudar e utilizar o livro “O Yoga Tradicional de Patañjali: o Rāja-Yoga segundo o Yoga-Sūtra e outros textos indianos clássicos” de Roberto de A. Martins, priorizando a compreensão de conceitos centrais à prática de dhyāna (meditação).

 

Material didático fornecido:

• Apostila impressa, com descrição das técnicas; 

• Livro “O Yoga Tradicional de Patañjali: o Rāja-Yoga segundo o Yoga-Sūtra e outros textos indianos clássicos” de Roberto de A. Martins.

section-2-e1536921830863.png
Patanjali-1-half-900.jpg
bottom of page