top of page

Prāṇāyāma – respiração e o controle do Prāṇa segundo as fontes tradicionais 

Prāṇāyāma é muito mais do que o controle da respiração. A palavra prāṇāyāma significa controle do prāṇa, que é um poder vital imaterial que age dentro de nós. Os textos indianos antigos falam sobre dez tipos principais de prāṇas (às vezes são mencionados mais de dez). As técnicas mais importantes de prāṇāyāma que são ensinadas nas antigas escrituras sobre Yoga consistem em atuar sobre essas forças vitais, especialmente sobre o prāṇa e o apāna, para produzir efeitos em nosso sistema sutil (cakras e nāḍīs). Trata-se de algo muito mais profundo e sofisticado do que a simples controle da respiração que é ensinado por quase todos os professores de Yoga atuais.

Ao longo do desenvolvimento das tradições e práticas indianas, o conceito e as técnicas de prāṇāyāma tiveram um longo e diversificado desenvolvimento, que foi registrado em diversas fontes textuais. Neste programa, uma breve história sobre prāṇāyāma será apresentada, até chegarmos à teoria e métodos aplicados no Haṭha Yoga tradicional, desenvolvido há vários séculos, que serão estudados principalmente através das obras Haṭhapradīpikā e Gheraṇḍasaṁhitā. 

Este curso proporciona novas vivências e um estudo aprofundado sobre a respiração, técnicas de purificação corporal, técnicas de prāṇāyāma descritas nos textos indianos mais antigos, conhecimento sobre os vários tipos de prāṇa e sua conexão com o universo, o sistema sutil e a mente (manas), a partir dos estudos teóricos e experiência prática dos professores Roberto de A. Martins e Flávia Bianchini. Também integramos as técnicas de prāṇāyāma com outros componentes do Yoga, como a prática postural, a concentração e a meditação.

pranayama-2.jpeg
pranayama-3.jpg
pranayama-4.jpg
bottom of page