top of page

Palestras sobre Filosofia e Espiritualidade Indiana

Além de cursos, workshops e retiros (com duração de várias horas ou dias), também oferecemos palestras específicas a respeito dos assuntos tratados em nossos livros, bem como outros temas da filosofia e espiritualidade indiana. Tais palestras possuem um papel de divulgação e motivação para estudos e práticas mais profundos. Podem ser voltadas para um público amplo, que não tem envolvimento com o pensamento indiano; ou podem ser destinadas a um público mais específico, que já se dedica ao estudo de algum aspecto do Yoga, da filosofia ou de outro aspecto da cultura indiana, proporcionando nesse caso um aprofundamento do tema. 

É claro que uma palestra de uma a duas horas não pode substituir um curso ou workshop, sendo mais adequada para uma visão introdutória de um tema ou para detalhar algum tópico bem específico. 

Algumas de nossas palestras são apresentadas em congressos e eventos específicos – como as Jornadas de Filosofia Oriental, que ocorrem a cada dois anos na USP. Outras são apresentações isoladas, como as que começamos a organizar no Centro Cultural da Índia (Indian Cultural Centre), em São Paulo. Temos também apresentado palestras a convite de grupos, cursos e instituições.

Consultando todo o conteúdo deste nosso site, é possível verificar a variedade de temas que podem abordar sob a forma de palestras. Alguns exemplos são:

  • Escrituras indianas, desde os Vedas até os Purāṇas e Tantras

  • As filosofias da Índia, desde as mais antigas (como o Sāṅkhya) até as do período medieval, como a corrente tântrica Śākta

  • Aspectos da mitologia indiana, desde as divindades do período dos Vedas até as do Hinduísmo mais recente

  • Os vários tipos de Yoga na tradição indiana

  • Técnicas de meditação 

  • Escrita, pronúncia e importância do sânscrito 

  • e muitos outros tópicos.

IMG_20180522_181041241.jpg
IMG_20180522_192932733.jpg
bottom of page