top of page

Curso sobre História do Yoga 

Neste programa oferecemos uma visão detalhada sobre o desenvolvimento do Yoga na Índia, no ocidente e particularmente no Brasil. 

Muitos praticantes e até mesmo professores de Yoga desconhecem totalmente as origens dessa prática. Alguns acreditam, por exemplo, que a prática de āsanas (o yoga postural) é muito antiga, remontando ao período dos Vedas (o que é um equívoco). Nas últimas décadas muitas pesquisas acadêmicas estão sendo realizadas sobre o desenvolvimento do Yoga e trazemos essas descobertas para nossos cursos.

Por meio deste curso abordamos primeiramente o desenvolvimento do Yoga na Índia, analisando os principais períodos históricos, situando as transformações e versões que foram surgindo no decorrer do tempo, até chegar ao Yoga moderno indiano; depois, apresentamos a sua chegada e transformações no ocidente, como vem sendo praticado hoje, estudando detalhadamente o caso do Brasil.

No que se refere ao Yoga em nosso país, muitos acreditam que ele surgiu com o Professor Hermógenes (o que não é verdade). O Yoga chegou ao Brasil muitas décadas antes dele, através de professores totalmente esquecidos do público, mas que foi possível localizar através de pesquisas que realizamos. No curso, mostramos suas principais contribuições para a divulgação e prática de Yoga nas diversas regiões do país.

Gosain Saargir, a Shaivite Yogi, seated
bottom of page