top of page

Hasta-mudrās, os gestos sagrados com as mãos

Meu interesse em aprofundar o conhecimento sobre as mudrās surgiu há algumas décadas, após vivências espontâneas de realização de gestos específicos com as mãos durante práticas de meditação e recitação de mantras. Desde então venho pesquisando sobre este tema” – Flávia Bianchini

As mudrās ou hasta-mudrās, gestos especiais feitos com as mãos que fazem parte da tradição indiana, são cheias de significados. As mudrās são utilizadas na dança indiana tradicional, são representadas em estátuas dos devas e das devīs, empregadas em rituais hindus, em práticas de meditação e diversas outras atividades. Trata-se de uma técnica aparentemente simples, mas que pode desencadear estados de consciência avançados já nos primeiros minutos de prática. Sua vivência pode ser bem estimulante e até mesmo desafiadora, exigindo uma auto-superação em níveis mais sutis. 

As mudrās ajudam – entre centenas de outras coisas – a ter mais consciência nas mãos, desencadeiam efeitos psicológicos, orgânicos e espirituais; influenciando na circulação do prāṇa e no corpo sutil.

iStock_000048095610XXXLarge.jpg

Nosso curso sobre mudrās apresenta um histórico sobre essas práticas, a simbologia dos dedos e dos gestos, explica diferentes tipos de mudrās, introduz práticas com mudrās no Yoga, indicando como podem ser utilizadas nas práticas de meditação, na ativação dos cakras e em diversos outros aspectos. As vivências obtidas nessas práticas com mudrās são fortes, profundas e transformadoras. Além de mudrās tradicionais, que são praticadas no curso, também há exercícios com mudrās espontâneas, que brotam a partir de vivências internas de cada pessoa.

As mudrās atuam sobre o sistema sutil, desencadeando estados especiais de consciência. Influenciam e alteram a circulação do prāṇa nas nāḍīs (canais energéticos), nos cakras e em toda a estrutura sutil do corpo humano, desencadeando os mais diversos processos energéticos nos distintos níveis ou camadas. Neste sentido, não há regras fixas em relação aos processos que são desencadeados com a prática das mudrās, cada indivíduo é único, e os processos produzidos com as distintas mudrās também.

DSC01544.JPG
bottom of page