top of page

Filosofia e Práticas nas Escrituras Indianas 

Os textos tradicionais indianos contêm ensinamentos filosóficos, mas também descrevem (de forma clara ou oculta) muitas práticas espirituais. Nossos programas de estudo e retiros sobre as escrituras indianas abordam obras de diversas tradições (Yoga, Tantra, Vedānta etc.) sob esses dois pontos de vista: sua teoria e as vivências que elas podem nos proporcionar.

Muitos praticantes de yoga e meditação desconhecem a vastidão de escrituras indianas produzidas desde os Vedas, assim como, as diferentes correntes filosóficas que se formaram nos últimos dois milênios. Para auxiliar no processo de familiarização destes textos e diferentes filosofias oferecemos encontros de estudo das obras indianas que fundamentam as várias abordagens do Yoga, e das principais correntes filosóficas e práticas que compõem o pensamento indiano em sua multiplicidade de correntes. 

Dependendo do público e do contexto, apresentamos cursos voltados principalmente para os aspectos filosóficos dos textos indianos – como, por exemplo, módulos que já apresentamos em diversos cursos de formação em Yoga, a respeito da Bhagavad-Gītā, do sistema Sāṅkhya-Yoga, das Upaniṣads do Yoga, dos textos clássicos do Haṭha-Yoga, etc.; ou os cursos ministrados na pós-graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba: "A religião indiana no período dos Vedas e dos Brāhmaṇas"; e "Introdução ao pensamento das Upaniṣads".  Os cursos que abordam aspectos da filosofia indiana são abertos a um público amplo, que inclui não apenas pessoas ligadas ao Yoga e à tradição espiritual indiana, mas também a qualquer outra pessoa interessada na filosofia e na cultura da Índia.

Por outro lado, também ministramos cursos e retiros focalizando principalmente as práticas expostas em antigos textos indianos, como, por exemplo, o Dṛg-Dṛśya-Viveka (“A distinção entre o observador e o observado”, um texto do Vedānta), o Vijñāna-Bhairava-Tantra (um texto tântrico, da corrente Śaiva da Caxemira), o Tripurā-Rahasya (um texto tântrico, da corrente Śākta – ou seja, associado à Grande Deusa), a Haṭha-Yoga-Pradīpikā (uma obra tradicional do Haṭha-Yoga), a Bhagavad-Gītā, ... Temos conhecimento não apenas teórico, mas também prático, das técnicas e vivências apresentadas nessas escrituras. Para sua apresentação, utilizamos traduções desses textos, que produzimos a partir do sânscrito ou do inglês. Essas atividades são voltadas principalmente para pessoas que já se dedicam ao Yoga e à meditação, servindo como aprofundamento dos conhecimentos teóricos e (principalmente) práticos que já possuem. 

Esses programas não possuem uma estrutura fixa, sendo planejados de acordo com o grupo ou proposta da equipe, com temas como os que foram indicados acima. 

bottom of page