top of page

Curso de Formação e Aprofundamento em Meditação

 

200 horas

 

Através desse treinamento, oferecemos uma sólida base teórica e prática para a formação de instrutores de meditação, no padrão de 200 horas. Este curso aborda várias técnicas de meditação ensinadas na tradição indiana – ou seja, não aborda meditação de outras tradições orientais (chinesa, tibetana, etc.), nem as práticas desenvolvidas no ocidente.

Alertamos que, atualmente, tanto no Brasil quanto no exterior, são oferecidos muitos cursos com o nome de “meditação” que são superficiais e/ou distorcem a tradição indiana original. Nossa formação, pelo contrário, apresenta técnicas que estão documentadas em textos indianos antigos, cujo estudo faz parte deste curso.

Uma parte do treinamento introduz as várias técnicas internas do Yoga de Patañjali, descrito no Yoga-Sūtra, que ensinamos em nossos workshops de meditação. No entanto, além dessas práticas (que serão abordadas de um modo mais profundo), também introduzimos nesse curso diversas técnicas diferentes de meditação, adotadas no Tantra e em outras correntes indianas tradicionais.

Este não é um curso introdutório, embora esteja aberto a pessoas com pouca experiência em meditação. É uma formação aprofundada, apresentando desde as técnicas mais simples até as mais profundas, conduzindo os praticantes a atingirem estados alterados de consciência e desenvolverem o acesso à sabedoria interna, pelo despertar da buddhi. 

Com base em nossas pesquisas e práticas, resolvemos oferecer uma formação específica para professores de Yoga e praticantes de meditação, com a possibilidade de se aprofundarem nas vivências e na teoria disponível em diferentes fontes textuais tradicionais das escolas filosóficas indianas. Sendo assim, o curso será vivencial e teórico. Utilizaremos traduções para o português e textos elaborados por nós.

Além de fornecermos uma sólida base teórica e um intenso treinamento prático, também damos uma orientação cuidadosa sobre o ensino de meditação e sobre os cuidados éticos que devem ser tomados nessa atividade.

curso-meditacao-2.jpg
bottom of page