Curso de Formação e Aprofundamento em Yoga, com ênfase em Haṭha-yoga e Rāja-Yoga (meditação) – 500 horas

Duração de 12 encontros e um retiro, totalizando 300 horas de aulas presenciais teóricas e práticas efetivas; mais 200 horas de estágio e estudo dirigido.

Curso credenciado pela Aliança do Yoga e pela Yoga Alliance

 

Yoga não é uma simples ginástica ou prática de educação física. É um sistema de treinamento e de transformação integral do praticante.  Este é um curso profundo sobre Yoga, de acordo com a tradição indiana. 

Você vai se familiarizar com todos os aspectos do Yoga – físicos e espirituais. Ensinamentos teóricos baseados nos textos tradicionais indianos, acompanhados de práticas e de vivências intensas.Metodologia diferenciada, desenvolvida pela equipe Shri Yoga Devi. Treinamento aprofundado em Haṭha-Yoga e Rāja-Yoga.

Para quem deseja se dedicar ao ensino de Yoga, este curso fornecerá uma base sólida. 

Para quem deseja um aperfeiçoamento pessoal, este curso será uma transformação de sua vida.

Público alvo

Podem se inscrever neste curso pessoas adultas (mais de 18 anos de idade) que tenham interesse por Yoga e que já possuam algum conhecimento básico e prático de Yoga, com o mínimo de um ano de prática regular de Yoga comprovada.

 

Não importa o tipo ou linha de Yoga que estejam praticando, podendo ser Haṭha, Vinyasa, Power, Aṣṭāṅga, Iyengar, ou outra modalidade. Também será muito útil se você tiver realizado leituras sobre Yoga, sobre filosofia indiana e se já tiver praticado alguma modalidade de meditação. Porém, mesmo se você não tiver um conhecimento prévio profundo sobre esses assuntos, isso não constituirá uma barreira, pois o nosso curso de Formação e Aprofundamento em Yoga vai começar do início e você terá mais de um ano para ir praticando tudo o que for aprendendo. 

Turma 2014 do Curso de Formação em Yoga – Campina Grande, PB

Turma 2014 do Curso de Formação em Yoga – Campina Grande, PB

Turma 20118/2019 do Curso de Formação em Yoga –  Vila Velha, ES

Atenção: Restrições relativas a problemas de saúde física, psicológica, espiritual e uso habitual de drogas.

Este curso, por causa de seu objetivo e pela intensidade do treinamento, não é adequado para pessoas que tenham problemas graves de saúde física, psicológica, espiritual e que façam uso de drogas. Se você tem algum desses problemas ou suspeita que pode tê-los, deve nos consultar por e-mail (info.shriyogadevi@gmail.com) para saber se poderá ser aceito ou não no nosso curso.

Por um lado, é importante perceber que as pessoas que obtenham os nossos certificados serão professores/professoras de Yoga, que têm grande responsabilidade para com seus futuros estudantes. Professores de Yoga devem ser capazes de desempenhar esse trabalho de forma competente, ética e desinteressada, o que pode ser impossível no caso de haver comprometimento psicológico, espiritual e uso de drogas por parte da pessoa. 

Por outro lado, pessoas que possuam algum problema grave (saúde física, psicológica, espiritual e uso habitual de drogas) poderão ter esse problema agravado no treinamento a que serão submetidas. O objetivo deste curso não é TRATAR pessoas e sim TREINAR PESSOAS SÃS para adquirirem novas competências na área de Yoga. 

Ocasionalmente, aparecem nos cursos de formação de professores de Yoga algumas pessoas com sérias dificuldades físicas e desordens emocionais, mentais e espirituais, com a expectativa pouco realista de que o curso curará ou aliviará tais problemas. Yoga e meditação, embora possam ser benéficos para a maioria das pessoas, não substituem qualquer tratamento médico ou psiquiátrico.

Este curso não tem objetivo terapêutico, ou seja, não está destinado ao tratamento dos alunos ou a resolver seus problemas. Relações interpessoais instáveis e uma prolongada história de tratamentos psicológicos/psiquiátricos podem ser fatores que dificultam a tais pessoas realização de práticas de Yoga profundas e intensas. O uso de drogas lícitas ou ilícitas traz instabilidades mentais que podem desencadear problemas graves em práticas avançadas de Yoga. Pessoas que desenvolvem atividades mediúnicas e que já passaram por experiências de perturbação espiritual, tal como obsessão ou incorporação espiritual, possuem uma fragilidade que pode também produzir graves problemas em práticas profundas e intensas de Yoga. 

Por esses motivos, pessoas que tenham problemas graves de saúde física, psicológica, espiritual e que façam uso de drogas não devem fazer este Curso de Formação de Professores de Yoga.

Duração

Serão realizados 12 encontros e um retiro, totalizando 300 horas de aulas presenciais teóricas e práticas, com vivências intensas. 

Roberto Martins (Śivānanda Yakṣa) e Flávia Bianchini (Satyānanda Svarūpinī)

Modalidade do curso

O Curso de Formação em Yoga ministrado pela equipe Shri Yoga Devi é destinado para a Formação de Instrutores de Yoga, através de um conjunto de disciplinas com 300 horas de aulas presenciais, mais 200 horas de estágio e estudo dirigido, com certificação pela Aliança do Yoga (Brasil) e pela Yoga Alliance (Estados Unidos), permitindo que a pessoa se registre como instrutor de Yoga e ministre aulas regulares.

No entanto, nosso Curso de Formação também atende às pessoas que não têm interesse em se tornarem instrutores de Yoga, mas que querem um aperfeiçoamento pessoal através do Yoga.

O que o Curso de Formação em Yoga da equipe Shri Yoga Devi tem de diferente?

Se você tem o hábito de visitar o nosso site, então já sabe que nossa equipe se dedica de um modo muito especial à tradição espiritual indiana. Mais de 15.000 pessoas consultam, por mês, a vasta quantidade de textos, vídeos e informações que colocamos à disposição de todos os interessados. Para nós, Yoga não é uma simples ginástica ou prática de educação física. É um sistema de treinamento e de transformação integral do praticante, envolvendo o conhecimento da filosofia indiana e as práticas de desenvolvimento espiritual do Yoga indiano. Esse é um diferencial muito importante do Curso de Formação em Yoga que oferecemos. 

Outro aspecto importante é que não estamos querendo "inventar a roda", nem introduzir "modernismos". O nosso Curso de Formação em Yoga é um treinamento profundo sobre Yoga, de acordo com a tradição milenar indiana. Esse Yoga tradicional tem, sim, aspectos físicos, como posturas (āsanas) e técnicas de respiração (prāṇāyāma). Mas vai muito além disso. Através do Curso de Formação em Yoga da equipe Shri Yoga Devi, você vai se familiarizar com todos os aspectos do Yoga – físicos e espirituais. 

Este não é um curso banal, que serve apenas para iniciantes. Mesmo se você tiver uma longa experiência de estudos, práticas e ensino de Yoga, não temos dúvidas de que irá se surpreender e aprender muito, com nosso curso. 

Através de nosso Curso de Formação em Yoga você entrará em contato com os ensinamentos teóricos baseados nos textos tradicionais, acompanhados de práticas e de vivências intensas. Não basta ter um conhecimento superficial sobre obras como Bhagavad-Gītā, Yoga-Sūtra de Patañjali, ou Haṭha-Yoga-Pradīpikā. É importante conhecer a fundo o significado dessas obras fundamentais, e praticar seus ensinamentos, desde os mais simples até os mais avançados. Por isso, nosso Curso de Formação em Yoga estuda os aspectos teóricos e práticos de antigas escrituras indianas fundamentais como essas, dando um treinamento aprofundado especialmente em Haṭha-Yoga e Rāja-Yoga, mas também dando uma boa formação sobre Bhakti-Yoga, Jñāna-Yoga, Karma-Yoga e Tantra-Yoga.

Para proporcionar a base que queremos transmitir, o curso foi especialmente planejado de forma orgânica, indo desde os conceitos e práticas mais simples até os mais sofisticados. Alguns cursos oferecidos no Brasil e outros países são formados por módulos desconexos e, às vezes, repetitivos, ministrados por pessoas que nunca se sentaram juntas para planejar os conteúdos e a sequência de ensino. No curso oferecido pela Equipe Shri Yoga Devi, pelo contrário, os dois professores principais, Flávia Bianchini e Roberto Martins, dedicaram um grande esforço à elaboração de uma sequência integrada de aulas e atividades para atingir uma formação sólida e profunda.

Com a experiência já adquirida anteriormente, ampliamos a carga horária de nosso curso para 300 horas de aulas. Nosso diferencial é oferecer DE FATO 300 horas de aulas presenciais, além de 200 horas de estágio e estudo dirigido. Não contamos como aulas os horários de almoço, ou o tempo durante o qual os participantes estudam ou praticam em casa ou em qualquer outro local. 

Para quem deseja se dedicar ao ensino de Yoga, este curso fornecerá uma base sólida.

Para quem deseja um aperfeiçoamento pessoal, este curso será uma transformação de sua vida.

Disciplinas e carga horária:

O Curso de Formação de Instrutores de Yoga oferecido pela equipe Shri Yoga Devi supera os padrões estabelecidos pela Aliança do Yoga (Brasil) e pela Yoga Alliance (Estados Unidos).

Além de satisfazer os requisitos tanto da Aliança do Yoga quanto da Yoga Alliance, nosso Curso de Formação de Professores de Yoga oferece um acréscimo de 100 horas de aulas presenciais, permitindo um maior número de práticas de Yoga vivenciadas ao longo do curso e no Retiro – totalizando, assim, 300 horas de aula que serão efetivamente cumpridas. Ou seja: não há aulas fictícias, nem estamos computando práticas ou estudos realizados fora dos dias de aula. 

Especificamos abaixo a distribuição dos diversos conteúdos e carga horária total adotada no curso oferecido pela equipe Shri Yoga Devi. 

Conteúdos das disciplinas:

1. Teoria geral do Yoga; filosofia e ética do Yoga – 40 horas

Significado tradicional do Yoga e os principais tipos de Yoga indianos antes do século XIX. Filosofia do Yoga clássico. Fontes da tradição do Yoga nos vários períodos da história da Índia. História do Yoga moderno, na Índia, no ocidente e no Brasil. Noções de Sânscrito para professores de Yoga. Ética e estilo de vida no Yoga tradicional. Ética para professores de Yoga.

2a. Técnicas de Haṭha-Yoga: teoria e prática – 70 horas

Estudo teórico e prático do Haṭha-Yoga (incluindo preparação para o ensino das técnicas), abordando: exercícios preparatórios (pavana muktāsana), posturas (āsanas), saudação ao Sol (Sūrya namaskāra), técnicas de respiração (prāṇāyāma), contrações (bandhas), tampamentos (kaya-mudrās), purificações (ṣatkarmaṇī) e relaxamento, com estudo fundamentado nos principais textos tradicionais de Haṭha Yoga indiano: Haṭha-Yoga-Pradipikā, Gheraṇḍa-Samhitā, etc.

2b. Técnicas de Rāja-Yoga: teoria e prática – 50 horas

Estudo teórico e prático sobre o Yoga tradicional de Patañjali exposto no Yoga-Sūtra) (incluindo preparação para o ensino das técnicas), abordando: posturas de meditação, técnicas básicas de controle mental, inversão dos sentidos (pratyāhāra), concentração (dhāraṇā), meditação (dhyāna), união (samādhi); e também aos aspectos gerais de preparação do praticante e superação de obstáculos, através das restrições (yama) e obrigações (niyama).

2c. Técnicas de outros ramos do Yoga: teoria e prática – 20 horas

Estudo teórico e prático sobre o Yoga devocional (Bhakti-Yoga), sobre o Yoga da ação (Karma-Yoga), sobre o Yoga da sabedoria (Jñāna-Yoga) e sobre Tantra, uso de mantras, do som sutil (nāda), gestos com as mãos (hasta-mudrās) e consagrações (nyāsa). 

3a. Anatomia e fisiologia do Yoga (abordagem ocidental) – 20 horas

Partes do corpo humano, principais sistemas (esqueleto, muscular, nervoso, digestivo, respiratório, endócrino). Principais ossos, músculos e articulações envolvidos nas práticas de Yoga. Benefícios e contraindicações das práticas de Haṭha-Yoga para diferentes idades, situações (como gravidez) e condições de saúde. 

3b. Anatomia e fisiologia do Yoga (abordagem indiana tradicional) – 10 horas

Os constituintes da realidade (tattvas) segundo o Sāṅkhya; os cinco envoltórios ou camadas (koṣas), os dez prāṇas, os três doṣas, o sistema de cakras e nāḍīs, os três nós (granthis), kuṇḍalinī, bindu. Os efeitos de práticas de Yoga no sistema sutil. 

4. Metodologia de ensino do Yoga – 25 horas

Planejamento do local para ensino de Yoga; ética da divulgação; avaliação preliminar e continuada dos alunos; planejamento das aulas de Haṭha-Yoga; explicação e demonstração em aula; ajustes e orientações; qualidades e defeitos do instrutor de Yoga; ensino de teoria; estrutura de aulas de Rāja-Yoga e indicações práticas para seu ensino.

5. Prática de ensino de Yoga – 25 horas

Observar e analisar aulas de Yoga ministradas por outras pessoas. Ministrar aulas de Yoga de forma supervisionada. Esta disciplina representa um estágio prático de docência em Yoga.

6. Práticas intensivas e vivências de Yoga durante o Retiro – 40 horas

Durante o retiro, os alunos realizarão práticas supervisionadas de Haṭha-Yoga, Rāja-Yoga e outras técnicas, recebendo orientação especial.  

Estudo complementar e estágio supervisionado:

Além das 300 horas de aulas presenciais que serão realizadas efetivamente pelos ministrantes deste curso, teremos 200 horas complementares distribuídas na realização do estágio e estudos dirigidos em casa, nos meses entre os módulos presenciais. 

Relação entre as disciplinas e módulos do curso:

O conteúdo do curso será dividido ao longo dos módulos do curso. Todos os conteúdos básicos e introdutórios à prática de Haṭha-Yoga, Rāja-Yoga, outras técnicas de Yoga (Bhakti, Tantra, Jñāna), metodologia de ensino do Yoga e prática do ensino, assim como técnicas avançadas de Haṭha e Rāja-Yoga serão ministrado ao longo do curso, somente a disciplina de Anatomia e Fisiologia ocidental do Yoga será ministrada em um módulo único. 

Material didático fornecido:

Fornecemos todo o material didático necessário para seguir o curso, incluindo livros, um grande número de apostilas e outros materiais.

Foto - Práticas e orientações durante o curso de formação em 2014

Certificados:

Nosso curso tem o reconhecimento pela Aliança do Yoga (uma entidade nacional) e também pela Yoga Alliance (uma entidade norte-americana), que estabelecem padrões de formação de Instrutores de Yoga. É possível conferir o registro de nosso curso no site da Yoga Alliance:

https://www.yogaalliance.org/SchoolPublicProfile?sid=5591

Terão direito aos certificados os alunos que tiverem a frequência mínima de 80% (oitenta por cento) das aulas e tiverem rendimento adequado, podendo ser reprovados por falta ou por falta de dedicação, estudo e realização das práticas. O certificado será automaticamente reconhecido pela Aliança do Yoga e também pela Yoga Alliance, para registro como professor no padrão de 200 horas. 

 Certificados dos participantes da Turma 2014

Os concluintes de nosso curso receberão dois certificados: um em português, com os selos da Aliança do Yoga e da quipe Shri Yoga Devi; e o outro em inglês, com os selos da Yoga Alliance e da equipe Shri Yoga Devi.

SHRI YOGA DEVI

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube
Cadastre-se para receber novidades!
430485-PE9ZCG-718.png

Serra da Mantiqueira - Caixa Postal 188

CEP 37640-970 Extrema, MG