top of page

"O indizível no pensamento indiano" e a Mandukya Upanishad

Atualizado: 24 de set. de 2019

Por Roberto de A. Martins



Há conhecimentos profundos, quase impossíveis de serem captados, no pensamento indiano. Trata-se de vivências que ultrapassam o conhecimento racional, não podendo ser descritas através das categorias conceituais que costumamos utilizar. Neste artigo, trato dessa temática, que é exemplificada através de uma tradução comentada, completa, da Māṇḍūkya Upaniṣad.


O meu artigo explica detalhadamente a Māṇḍūkya Upaniṣad - um texto curto e de grande complexidade, que apresenta uma análise do significado mais profundo do OM, relacionando seus componentes com os quatro estados de consciência: estado desperto, estado de sonho, estado de sono sem sonhos, e o "quarto estado" (caturtha, ou turīya).


A Māṇḍūkya Upaniṣad é um texto muito curto, com apenas 12 versos, que analisa os estados mentais fundamentais: o estado desperto, o estado de sono com sonhos, o estado de sono sem sonhos... e o quarto estado (caturtha ou turīya).


Esta upaniṣad, muito respeitada na tradição indiana, foi comentada por Śaṅkarācarya e por seu mestre Gauḍapāda.


Há quatro estados de consciência: o estado desperto (jāgarita), o de sonho (svapna), o de sono sem sonhos (nidrā), e o “quarto estado” (turīya, ou caturtha). Esse quarto estado é atingido pelas pessoas que mantêm sua consciência incessantemente ativa, atravessando cada um dos três estados mentais de forma consciente. 



Atinge-se, assim, um estado que é permanente (que está além dos três tempos), em que a consciência é imutável, não é afetada pela passagem do tempo. A pessoa está consciente, sempre, do seu Eu mais interno, o ātman – quando está desperta, quando está sonhando, e quando está no estado de sono sem sonhos.


Na tradição espiritual indiana, Yoga-nidrā não é um simples relaxamento; é uma prática extremamente avançada de Yoga (e, portanto, destinada à libertação espiritual), descrita em textos indianos tradicionais, baseada na teoria indiana dos quatro estados de consciência.


Referência bibliográfica: MARTINS, Roberto de Andrade. O indizível no pensamento indiano: a sabedoria que ultrapassa os conceitos. PP. 85-102, in: SANTOS, João Marcos Leitão (org.). Religião, a herança das crenças e as diversidades de crer. Campina Grande: Editora da Universidade Federal de Campina Grande, 2013. (Este artigo pode ser lido integralmente na Livraria deste site, na seção de Artigos)


Faça download do Ebook
O que é Meditação?
bottom of page