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Livros
Uma luz sobre o Hatha-Yoga

    A equipe Shri Yoga Devi tem o prazer de anunciar uma nova publicação: o livro de Roberto de A. Martins, "Uma luz sobre o Haṭha-Yoga. Tradução comentada da Haṭha-Yoga-Pradīpikā" (São Paulo: Shri Yoga Devi, 2014), 510 págs. ISBN ISBN 978-85-904198-4-6

livro: Uma luz sobre o Hatha-Yoga

    Esta obra contém o texto em sânscrito e uma tradução comentada detalhada do texto da Haṭha-Yoga-Pradīpikā, que é uma das mais importantes fontes para o estudo do Haṭha-Yoga indiano tradicional. Uma introdução, com 300 páginas, apresenta o desenvolvimento histórico do Haṭha-Yoga indiano medieval, esclarece os conceitos principais e as técnicas utilizadas nesse ramo de Yoga.

Valor R$62,00. Neste valor está incluído o envio por correio para qualquer região do Brasil.

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SUMÁRIO


PRIMEIRA PARTE: INTRODUÇÃO GERAL

1  O que é este livro?

2  Visão geral sobre a obra Haṭha-Yoga-Pradīpikā
2.1  Primeiro capítulo: informações gerais, alimen-tação, posturas (āsana)
2.2  Segundo capítulo: purificação (nāḍīśodhana, ṣaṭkarmaṇi), controle da respiração e sua retenção (prāṇāyāma), amarra (bandha)
2.3  Terceiro capítulo: kuṇḍalinī, os poderes (siddhi) e os tampamentos (mudrās)
2.4  Quarto capítulo: Laya-Yoga, os vazios (śūnya), o som sutil (nāda), samādhi, libertação (mokṣa) e as etapas do Yoga
2.5  Temas que não são abordados nesta obra
2.6  Traduções da Haṭha-Yoga-Pradīpikā
2.7  Outros textos tradicionais sobre Haṭha-Yoga

3  Matsyendra Nātha e Gorakṣa Nātha
3.1  As lendas sobre Matsyendra Nātha
3.2  O Matsyendra Nātha histórico
3.3  Algumas lendas sobre Gorakṣa Nātha
3.4  O Gorakṣa Nātha histórico

4  A tradição dos Siddhas e dos Nātha Yogins
4.1  Desenvolvimento histórico dos Nātha-yogins
4.2  Os siddhas – aqueles que atingiram a perfeição    
4.3  Os poderes dos Nātha-yogins

5  Os Nātha Yogins na Índia atual
5.1  Brincos e fenda na orelha
5.2  Cordão e apito
5.3  A ordem dos Nātha-yogins
5.4  Os Nātha-yogins atuais e o Haṭha-Yoga
5.5  O enterro dos Nātha-yogins

6  Os quatro tipos de Yoga
6.1  Mahā-Yoga
6.2  Mantra-Yoga
6.3  Laya-Yoga
6.4  Haṭha e Rāja-Yoga
6.5  Os tipos de Yoga e os tipos de praticantes
6.6  Os membros (aṅgas) do Yoga

7  As posturas (āsanas) no Haṭha-Yoga
7.1  As posturas na Antiguidade indiana
7.2  Āsanas nos Dharma-Sūtras
7.3  Āsanas no Yoga de Patañjali
7.4  O uso de suportes
7.5  Paryaṅka, o assento alto
7.6  Outras posturas
7.7  O comentário de Śaṅkarācarya sobre a postura para meditar
7.8  Āsanas nos Purāṇas
7.9  Āsanas nas Yoga-Upaniṣads
7.10  Posturas nas obras medievais sobre Yoga
7.11  O aumento do número de āsanas
7.12  A transformação do Yoga em ginástica

8  As seis técnicas de purificação (ṣaṭkarmāṇi)
8.1  O nome ṣaṭkarmāṇi
8.2  As seis técnicas
8.3  As purificações na Gheraṇḍa-Saṃhitā
8.4  Semelhanças com técnicas do Āyurveda

9  O prāṇāyāma na tradição bramânica
9.1  Normas éticas indianas (dharma)
9.2  Purificação pelo ascetismo
9.3  O uso do prāṇāyāma para purificação dos erros cometidos
9.4  A importância do mantra Gāyatrī como purificador
9.5  Instruções sobre o prāṇāyāma purificador
9.6  A cabeça (śiras) da Gāyatrī
9.7  Utilização do Gāyatrī-śiras
9.8  O prāṇāyāma bramânico

10  O prāṇāyāma nos textos sobre Yoga
10.1  Prāṇāyāma no Yoga-Sūtra
10.2  Prāṇāyāma nos Purāṇas
10.3  Prāṇāyāma no Gorakṣa-Śataka

11  Bandha e mudrā
11.1  Bandhas
11.2  Mudrās
11.3  Bandha e mudrā nos textos sobre Yoga

12  O vento e a força vital (prāṇa) no período antigo   
12.1  Prāṇa, Vāyu e Vāta no Ṛg-Veda
12.2  Prāṇa nas obras vêdicas posteriores
12.3  Prāṇa nas Upaniṣads mais antigas
12.4  Os cinco tipos de prāṇa
12.5  O simbolismo cósmico dos prāṇas
12.6  O ritual interno para os prāṇas
12.7  Os prāṇas e os rituais vêdicos

13  Os prāṇas e a doutrina fisiológica do Āyurveda
13.1  Āyurveda, a ciência da vida
13.2  Os três constituintes: vāta, pitta, kapha
13.3  Desequilíbrio e domínio dos três doṣas
13.4  Os cinco elementos e o corpo
13.5  Os prāṇas e os poderes cósmicos no Āyurveda   
13.6  Os canais internos do corpo
13.7  A estrutura sutil do corpo no Tantra e no Haṭha-Yoga 

14  Objetivos do Haṭha-Yoga tradicional
14.1  Mokṣa ou libertação
14.2  O liberto em vida: jīvanmukti
14.3  Influência da alquimia indiana
14.4  O nome Haṭha-Yoga
14.5  Haṭha e a união entre Sol e Lua
14.6  Significados da união entre Sol e Lua
14.7  A separação entre Sol e Lua e a preservação do bindu 
14.8  A busca da imortalidade no Budismo

15  O Yoga e a aquisição de poderes
15.1  Os ascetas do período dos Vedas
15.2  Os poderes no Budismo
15.3  Poderes no Yoga de Patañjali
15.4  Poderes no Tantra medieval
15.5  Poderes nos Purāṇas
15.6  Poderes no Haṭha-Yoga

16  Nāda, o som sutil
16.1  O som e a palavra nos Vedas
16.2  O Oṁ e o nāda nas Upaniṣads
16.3  Nāda nas Yoga-Upaniṣads
16.4  Nāda no Tantra
17  Referências bibliográficas desta Introdução

Yoni-Mudra

SEGUNDA PARTE: TRADUÇÃO COMENTADA DA HAṬHA-YOGA-PRADĪPIKĀ


1  Capítulo Primeiro
1.1  A tradição do HAṬHA-YOGA
1.2  Condições para a prática
1.3  Posturas ou ĀSANAs
1.4  Posturas mais importantes
1.5  Treinamento do YOGIN

2  Capítulo Segundo
2.1  Purificação das NĀḌĪs
2.2  As seis purificações – ṢAṬ-KARMĀṆI
2.3  Práticas de KUMBHAKA

3  Capítulo Terceiro
3.1  As tampas ou MUDRĀs
3.2  As amarras ou BANDHAs
3.3  Outras MUDRĀs
3.4  Movimentação da KUṆḌALINĪ

4  Capítulo Quarto
4.1  Práticas para obter SAMĀDHI
4.2  A dissolução – LAYA
4.3  Práticas com o som místico (NĀDA)
4.4  O estado final do YOGIN

Apêndice. Transliteração e pronúncia do sânscrito

Autor:
Roberto de A. Martins (Śivānanda Yakṣa) é doutor em filosofia. Dedica-se ao estudo do Yoga e da espiritualidade indiana há mais de 40 anos. Interessa-se principalmente por práticas de meditação (dhyāna) e pelo pensamento filosófico e religioso da Índia. Iniciou a orientação de grupos de meditação em São Paulo, na década de 1970. Em Curitiba, além de prosseguir na orientação de grupos de meditação, ministrou cursos de extensão sobre o pensamento indiano na Universidade Federal do Paraná e foi professor de filosofia oriental e coordenador do curso de graduação em Yoga das Faculdades Espírita, em 1980. Nessa época publicou diversos textos e traduções, como a coletânea Hinos Védicos (Curitiba: Faculdade de Ciências Bio-Psíquicas do Paraná, 1981) e o artigo "A crítica de Hegel à filosofia da Índia", na revista Textos SEAF (5): 58-116, 1983. Mais recentemente, publicou os livros “Significado e bases do Raja-Yoga” (Rio de Janeiro, Editora Corifeu, 2007) e “Mundaka-Upanishad – o conhecimento de Brahman e do Atman” (Rio de Janeiro, Editora Corifeu, 2008). Publicou o trabalho "As dificuldades de estudo do pensamento dos Vedas" na obra: FERREIRA, Mario; GNERRE, Maria Lucia Abaurre; POSSEBON, Fabricio (orgs.). Antologia védica. Edição bilíngüe: sânscrito e português. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2011. Tem participado de cursos de pós-graduação (especialização) em Yoga, ministrando disciplinas sobre textos tradicionais indianos (Bhagavad Gita, Yoga Sutra, Upanishads, Samkhya Karika, Hatha Yoga Pradipika, Gheranda Samhita, Vijñana Bhairava Tantra, Tripura Rahasya, etc.). Ministra workshops sobre meditação e orienta grupos de meditação, em diversas cidades. Colaborou com o Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde ministrou uma disciplina sobre as Upanishads e outra sobre o pensamento dos Vedas. Juntamente com Flávia Bianchini, ministra um Curso de Formação em Yoga, com duração de 210 horas: http://www.shri-yoga-devi.org/curso2014.html

 Meditação com Roberto A. Martins

    A biblioteca virtual do nosso site Shri Yoga Devi tem diversas traduções e textos de Roberto Martins.

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