Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ Recentes
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Novos textos no site:

(2) Artigo de Roberto Martins sobre Svadhyaya, ou estudo próprio

Colocamos sempre à disposição de nossos leitores novos textos, na biblioteca virtual de textos de nosso site. Neste mês, apresentamos um trabalho de Flávia Bianchini e Fabricio Possebon, a respeito da deusa indiana Sarasvati, analisando um hino do Rig-Veda e outro de Roberto Martins sobre o conceito de Svadhyaya ou "estudo próprio", ambos publicados no periódico "Cultura Oriental". Veja mais informações sobre o artigo de Flávia Bianchini nesta página

"Svādhyāya ou estudo próprio: análise do conceito, pela tradição dos Brāhmaṇas e Gṛhya Sūtras", por Roberto de Andrade Martins

A palavra sânscrita "svadhyaya" pode ser traduzida como "estudo próprio". É um termo importante no Yoga Sūtra de Patañjali, onde figura como uma das cinco obrigações (niyamas). Porém, o próprio Patañjali não esclarece o que significa essa palavra – apenas a utiliza. Os comentadores antigos e recentes utilizam essa palavra em vários sentidos diferentes, o que dificulta muito sua compreensão.

Há muitas opiniões diferentes sobre o significado dessa expressão. O artigo de Roberto Martins apresenta uma proposta de análise desse Niyama recorrendo a informações encontradas em textos mais antigos do que o Yoga-Sutra: o Shatapatha-Brahmana e os Grihya-Sutras.

Brahmana estudando - svadhyaya

Este trabalho sugere que  sentido original de svadhyaya não é “estudo de si mesmo”, nem outros significados que têm sido sugeridos, e sim “estudo para si próprio” dos textos sagrados indianos.

Na tradição mais antiga dos Brāhmaṇas e Gṛhya Sūtras, o svādhyāya é um estudo diário de textos sagrados, realizado pela manhã, para o desenvolvimento da própria pessoa – e não para qualquer outra finalidade. É uma obrigação, um sacrifício dedicado a Brahman. Pode ser acompanhado por rituais, mas sem nenhum objetivo a não ser cumprir o seu estudo próprio. 

Esse pode ter sido, também, o significado atribuído por Patañjali a svādhyāya. De fato, devemos nos lembrar, em primeiro lugar, que o Yoga de Patañjali é um dos sistemas ortodoxos (āstika) indianos e que, portanto, deve estar de acordo com a tradição mais antiga associada aos Vedas. Como já comentamos, Patañjali não apresentou nenhuma definição ou explicação da palavra, o que pode indicar que estava utilizando um significado tradicional.

Sadhu lendo texto sagrado - Svadhyaya

A ideia de uma obrigação (niyama) diária, destinada a aumentar sattva no praticante, que é o que se infere do Yoga-Sūtra, é compatível com a prática tradicional descrita nos Brāhmaṇas e Gṛhya Sūtras. Esse significado é bem diferente daquele que aparece na maioria dos comentários tradicionais e recentes; mas pode ser considerado como o significado original de svādhyāya. 

A interpretação dos textos indianos antigos é muito difícil. Trata-se de uma cultura muito vasta, rica e complexa, que deve ser considerada como a base interpretativa para qualquer texto. Não é possível estudar um texto isolado: é importante confrontar o texto estudado com a tradição anterior e posterior. Pode-se assim chegar a resultados importantes para a interpretação textual.

Referência bibliográfica:
MARTINS, Roberto de Andrade. Svādhyāya ou estudo próprio: análise do conceito, pela tradição dos Brāhmaṇas e Gṛhya Sūtras. Cultura Oriental, 1 (2): 45-51, jul.-dez. 2014.

Você pode fazer o download deste artigo na biblioteca virtual de textos de nosso site.

revista "Cultura Oriental", volume 1, número 2

separador


Equipe de yoga Shri Yoga Devi
São Carlos, SP
Campina Grande, PB
http://www.shri-yoga-devi.org/

...
FaceBook link
.