Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ Recentes
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Novos textos no site:

(1) Artigo de Flávia Bianchini e Fabricio Possebon sobre a deusa indiana Sarasvati

Colocamos sempre à disposição de nossos leitores novos textos, na biblioteca virtual de textos de nosso site. Neste mês, apresentamos um trabalho de Flávia Bianchini e Fabricio Possebon, a respeito da deusa indiana Sarasvati, analisando um hino do Rig-Veda; e outro de Roberto Martins sobre o conceito de Svadhyaya ou "estudo próprio", ambos publicados no periódico "Cultura Oriental". Leia mais sobre o artigo de Roberto Martins nesta página

"A deusa Sarasvatī no hino 6.61 do Ṛgveda", por Flávia Bianchini e Fabricio Possebon 

Rio Sarasvati

Neste trabalho, Flávia Bianchini e Fabricio Possebon apresentam uma análise sobre a presença da deusa Sarasvatī em um dos hinos do Ṛgveda (sūkta 6.61). O Ṛgveda é uma coletânea de 1.028 hinos (sūktas) dos quais três são dedicados integralmente a Sarasvatī e 72 outras passagens dos hinos fazem menção a ela. Costuma-se reduzir Sarasvatī nos  Vedas a um rio, dando uma interpretação puramente naturalística. 

A deusa indiana Sarasvati está associada, na mitologia do Rig-Veda, a um grande rio que  atuamente não existe mais, tendo secado aproximadamente 1.800 anos antes da era cristã. Esse rio é citado e elogiado nos Vedas, tendo grande importância na civilização indiana mais antiga. Porém, reduzir Sarasvati a um rio é uma leitura imperfeita, pois os hinos vêdicos dedicados a ela mostram claramente  sua conexão com outros aspectos e atributos que não podem ser endereçados a um rio puramente físico: Sarasvati também está associada à sabedoria e à palavra sagrada.

Existem diversas divindades femininas (devīs) que são citadas nos  Vedas; Sarasvatī é uma das mais importantes delas. Muitas das divindades vêdicas estão associadas a fenômenos naturais – como  Sūrya, que está associado ao Sol,  Agni que está associado ao fogo e  Vāyu que está associado ao vento. Sarasvatī está associada a um grande rio indiano, que tem esse mesmo nome; mas Sarasvatī não é meramente a designação de um rio, assim como Sūrya não é simplesmente o Sol, nem Agnié somente o fogo e nem Vāyu apenas o vento. De acordo com a tradição interpretativa  indiana,  os  Vedas possuem  múltiplos  níveis  de  significado,  abrangendo  (1)  os aspectos físicos ou naturais; (2) os aspectos ritualísticos; (3) os aspectos divinos; e (4) os aspectos relacionados com o ser humano. Uma interpretação dos  Vedas que só leve em conta um desses aspectos não atinge toda a riqueza de significados desses textos.

Deusa indiana Sarasvati ou Saraswati

De acordo com o hino 6.6, Sarasvatī é cheia de riquezas e generosa; é poderosa, capaz de destruir forças negativas; é capaz de inundar o céu e a terra, reside nos três mundos e abrange os sete elementos; pertence a um grupo de sete irmãs. Ela é elogiada pelo vidente (ṛṣi) como a mais amada dentre as amadas, a mais grandiosa, a mais impetuosa. O  ṛṣi invoca sua proteção, pede que ela distribua águas e desvie o veneno, que proteja o pensamento (dhī), que dê plenitude e riquezas, que leve para longe dos inimigos e dos críticos – e, por fim, que ela não se afaste do seu devoto, nem o destrua.

O artigo de Flávia Bianchini e Fabricio Possebon analisa as características dessa divindade indiana a partir do hino VI.61 do Rig-Veda. 

Referência bibliográfica:
BIANCHINI, Flávia; POSSEBON, Fabricio. A deusa Sarasvatī no hino 6.61 do Ṛgveda. Cultura Oriental, 1 (2): 1-16, jul.-dez. 2014.

Você pode fazer o download deste artigo na biblioteca virtual de textos de nosso site.

revista "Cultura Oriental", volume 1, número 2

separador


Equipe de yoga Shri Yoga Devi
São Carlos, SP
Campina Grande, PB
http://www.shri-yoga-devi.org/

...
FaceBook link
.