Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ Recentes
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Novo texto no site:

Iconografia da deusa Lakshmi, seu simbolismo e representação na dança

Artigo de Flávia Bianchini

Colocamos sempre à disposição de nossos leitores novos textos, na biblioteca virtual de textos de nosso site. Neste mês, apresentamos um trabalho de Flávia Bianchini, a respeito da iconografia da deusa Lakshmi, que foi publicado no final de 2014 no livro: "Mitos e símbolos na cena contemporânea: interlocuções oriente-ocidente".

A deusa (devi) Lakshmi, com dois elefantes

As diversas divindades indianas masculinas e femininas possuem distintas características iconográficas. São descritas em diferentes posturas corporais, vestimentas, adornos, gesticulando mudras ou portando várias armas em suas mãos. Os ícones destas deidades falam com o adorador, através da linguagem simbólica de gestos realizados com o corpo e com as mãos - tratando-se de uma linguagem iconográfica altamente expressiva e simbólica por meio do qual se transmite significados específicos para os que o veem. As representações dos ícones das deidades assumem um importante papel, tanto na religiosidade quanto na cultura em geral, influenciando o modo como o sagrado é concebido e transmitido nas diversas artes: a imagem de uma deidade é uma manifestação direta da divindade ali representada, por meio da qual é possível captar sua essência.

Lakshmi é uma devi associada à riqueza e à prosperidade, tanto material quanto espiritual; e sua iconografia apresenta, em cada detalhe, um dos aspectos desse poder divino.

Deusa Lakshmi

Este artigo faz uma análise, no contexto da iconografia e da dança, dos principais atributos associados à deusa Lakṣmī, enumerando seus gestos de mãos (mudrās), seus diversos símbolos, armas e adornos, desvelando seus significados e sua representação. Aborda também alguns aspectos relativos à sua mitologia. 

Esse texto pode ser baixado de nossa biblioteca virtual de textos, ou através do site Academia.edu, onde é possível também encontrar outros trabalhos de Flávia Bianchini:

https://independent.academia.edu/FlaviaBianchini

Referência bibliográfica:

BIANCHINI, Flávia. Os atributos iconográficos da deusa Lakṣmī, seu simbolismo e sua representação na dança indiana. Pp. 291-318, in: SOARES, Marília Vieira; ANDRAUS, Mariana Baruco Machado; WILDHAGEN, Joana (orgs.). Mitos e símbolos na cena contemporânea: interlocuções oriente-ocidente. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. ISBN: 978-85-8148-642-0

Livro: Mitos Simbolos Cena Contemporanea

separador


Equipe de yoga Shri Yoga Devi
São Carlos, SP
Campina Grande, PB
http://www.shri-yoga-devi.org/

...
FaceBook link
.