Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 2º semestre
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Agenda
Novembro de 2013

Curso de formação em Yoga em Campina Grande, em 2014 

Como já divulgamos recentemente, nossa equipe Shri Yoga Devi (Flávia Bianchini e Roberto Martins) ministrará um Curso de Formação em Yoga, durante o ano de 2014, em Campina Grande, a partir do mês de Março, com duração de 10 meses (210 horas). 

O curso é destinado a dois tipos de público: 
(1) pessoas que querem trabalhar profissionalmente como professoras ou professores de Yoga; 
(2) pessoas que desejam se aprofundar no Yoga por interesse pessoal. 

Veja informações detalhadas sobre o curso nesta página.

Tradição do Yoga, Campina Grande, PB

O Curso de Formação em Yoga proporcionará uma base sólida, tanto sob o ponto de vista físico do Yoga (posturas, respirações, contrações, etc.) quanto sob o ponto de vista espiritual (meditação, práticas devocionais, etc.), sendo baseado na antiga tradição indiana. 

Curso de Formação em Yoga 2014, Campina Grande, PB

Realizamos uma palestra sobre o curso, no dia 09 de novembro, que contou com muitos interessados (fotografia abaixo). Já estamos com as 20 vagas quase preenchidas! Agradecemos a todos pelo interesse no nosso curso!

Veja novas informações sobre o Curso de Formação em Yoga nesta página, incluindo algumas opções de hospedagem para as pessoas que não moram em Campina Grande.

Curso de Formação em Yoga 2014 na Lapidare, Campina Grande, PB
Palestra sobre o Curso de Formação em Yoga

separador

Brahman é Ānanda - "A Realidade Última é Bem-Aventurança"

Algumas das Upanishads afirmam que Brahman (o Absoluto ou Realidade Última) é Sat-Cit-Ānanda (realidade, consciência e bem-aventurança). Flávia Bianchini (Satyananda Svarupini) publicou um trabalho sobre esse aspecto da filosofia indiana, tratando especificamente do aspecto de bem-aventurança (Ānanda) do Absoluto, conforme se apresenta no contexto das Upanishads.

Anandamayi Ma, em samadhi
Ana
ndamayi Ma

Além do seu interesse filosófico, esse trabalho tem importância para as pessoas que se interessam pela base teórica do Yoga. O Yoga-Sutra de Patañjali descreve vários tipos de samadhi (um estado alterado de consciência), incluindo o sananda-samadhi. Trata-se de um estado em que a pessoa mergulha na beatitude (Ānanda) e se funde com ela, perdendo seus limites comuns.

Sadhu

Veja mais informações a respeito desse estudo de Flávia Bianchini sobre "Brahman é Ānanda" nesta página.

separador

Novo texto no site:
"Rig Veda" (em português)
Primeira parte (Mandala 1)

Todos os meses colocamos à disposição de nossos leitores novos textos, na biblioteca virtual de textos de nosso site. Neste mês, apresentamos a tradução para o português da primeira parte (Mandala 1) do Rig Veda, por Eleonora Meier.

Manuscrito do Rig Veda

O Rig Veda é considerado o texto mais sagrado da tradição indiana. Contém hinos que são recitados e transmitidos oralmente desde uma época muito remota - cerca de 4.000 anos atrás. Até hoje, em algumas regiões da Índia (como em Kerala), os antigos rituais do período dos Vedas ainda são conservados e repetidos.  

Athiratram - ritual vêdico, celebrado em Kerala

Veja mais informações sobre o Rig Veda e sobre a tradução de Eleonora Meier, que pode ser copiada na íntegra, nesta página.

separador

Sankhya e Yoga 

Sankhya é uma abordagem filosófica indiana que apresenta conceitos fundamentais para a compreensão do Yoga clássico de Patañjali. Alguns tipos de Yoga (como o Hatha-Yoga e o Bhakti-Yoga) possuem pouca relação com o Sankhya; mas o Raja-Yoga apresentado por Patañjali nos Yoga-Sutra pressupõe que o leitor já conhece vários conceitos do Sankhya, como os de Purusha (consciência) e Prakriti (natureza). O conceito dos três gunas (sattva, rajas e tamas) também foi desenvolvido pelo Sankhya, sendo depois utilizado em diversas outras abordagens do pensamento da Índia. 

Sankhya e Yoga

Sankhya é uma dos seis sistemas filosóficos clássicos da Índia, que se desenvolveram aproximadamente cinco séculos antes da era cristã. Essas seis visões (darshana) ortodoxas, que aceitam a tradição dos Vedas, são: Samkhya e Yoga; Nyaya e Vaisheshika; Mimamsa e Vedanta. São normalmente apresentados aos pares, porque apresentam forte relação entre si. Assim, ao contrário do que muitos pensam, não é o Vendanta que constitui a base teórica do Yoga de Patañjali, e sim o Sankhya.

O Bhagavad-Gita, por exemplo, afirma: “Os ignorantes falam sobre Sankhya e Yoga como diferentes, mas o sábio não. Aquele que se aplica de forma adequada a um deles, obtém os resultados de ambos. O estado que é obtido pelos Sankhyans é também atingido pelos Yogins. Os que vêem corretamente percebem que o Sankhya e o Yoga são um.” (Bhagavad-Gita 5.4-5).

O sábio Kapila, fundador do Sankhya
O sábio Kapila, fundador do Sankhya

No dia 14 de novembro, Roberto Martins (Shivananda Yaksha) apresentou uma palestra sobre esse assunto no Instituto Naradeva Shala, em São Paulo (foto abaixo).

Palestra de Roberto Martins (Shivananda Yaksha) no Instituto Naradeva Shala

Veja mais informações sobre Sankhya e Yoga nesta página.

separador

O Evangelho de Ramakrishna 

Um ano atrás, divulgamos no nosso site a tradução para o português do "Evangelho de Ramakrishna" (veja informações nesta página). No entanto, a tradução estava incompleta (ia apenas até o capítulo 47). Agora, graças à gentileza do Centro Ramakrishna Vedanta BH (Belo Horizonte), estamos disponibilizando o texto completo, com 52 capítulos e também com a tradução de apêndices existentes na versão em inglês. 

Evangelho de Ramakrishna, em português

Você pode copiar o texto completo, em PDF, na biblioteca virtual de textos de nosso site.

separador

MEDITAÇÃO DA LUA CHEIA

A Lua Cheia de Novembro de 2013 ocorre no dia 17/11, domingo. 

Calendário lunar - novembro de 2013 

A Lua Cheia de Dezembro de 2013 ocorre no dia 17/12, terça feira. 

   Calendário lunar - dezembro de 2013

Este dia é um tempo de conexão e expansão da Luz interna. Veja a Lua, sinta sua energia, conecte-se com a Luz do Sol que nos ilumina e alimenta. Veja mais sobre a Meditação da Lua Cheia na Agenda do nosso site: 

www.shri-yoga-devi.org/agenda.html   

separador


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/

...
FaceBook link
.