Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 2º semestre
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Novo texto no site:
Rig Veda, em português
Primeira parte (Mandala 1)

Todos os meses colocamos à disposição de nossos leitores novos textos, na biblioteca virtual de textos de nosso site. Neste mês, apresentamos a tradução para o português da primeira parte (Mandala 1) do Rig Veda, por Eleonora Meier.

Brahma segurando os Vedas

O Rig Veda é considerado o texto mais sagrado da tradição indiana. Contém hinos que são recitados e transmitidos oralmente desde uma época muito remota - cerca de 4.000 anos atrás. O processo de recitação e memorização dos Vedas é considerado atualmente um patrimônio imaterial da humanidade. Já divulgamos algum tempo atrás algumas informações e um vídeo sobre isso: 
2012-03-Video-Vedas.html

Até hoje, em algumas regiões da Índia (como em Kerala), os antigos rituais do período dos Vedas ainda são conservados e repetidos. Trata-se da mais antiga tradição religiosa viva que conhecemos.  

Athiratram, ritual vêdico do fogo

Por causa de sua antiguidade e por terem sido compostos em um contexto muito diferente do nosso, os Vedas são muito difíceis de compreender e de traduzir. Desde o século XIX diversos pesquisadores ocidentais se dedicaram a estudar e a interpretar esses textos. Há um artigo de Roberto Martins que analisa as grandes dificuldades de compreensão dos Vedas:

MARTINS, Roberto de Andrade. As dificuldades de estudo do pensamento dos Vedas. Pp. 113-183, in: FERREIRA, Mário; GNERRE, Maria Lucia Abaurre; POSSEBON, Fabricio (orgs.). Antologia Védica. Edição bilíngue: sânscrito e português. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2011.

Este trabalho pode ser baixado a partir deste link.

Manuscrito medieval do Rig Veda

Existem algumas traduções completas do Rig Veda para idiomas ocidentais (inglês, francês, etc.), mas nenhuma para o português, até o momento. Alguns estudiosos brasileiros, vinculados à Universidade de São Paulo, produziram traduções cuidadosas de diversos hinos dos Vedas, do sânscrito antigo (vêdico) para o português; mas a tradução diretados 1.028 hinos do Rig Veda nunca foi tentanda em nosso país. 

Para ajudar a suprir essa carência, Eleonora Meier iniciou a tradução do Rig Veda, não a partir do sânscrito, mas partindo de diversas traduções para o inglês. A vastidão do trabalho a ser realizado não a assusta. Eleonora Meier, que mora em Joinville (SC), tem se dedicado à tradução de diversos textos indianos de enorme importância, incluindo dois Puranas (Vishnu Purana e Vayu Purana) e o Mahabharatacompleto. Este último é a mais vasta obra da humanidade. Essas traduções já se encontram disponíveis na biblioteca virtual de textos de nosso site. 

Eleonora Meier
Eleonora Meier

Eleonora utilizou várias importantes traduções do Rig Veda para o inglês, todas do século XIX. Duas delas, completas, foram realizadas por Horace Hayman Wilson e por Ralph Thomas Hotchkin Griffith. Empregou também a tradução de alguns hinos feita por Hermann Oldenberg e Friedrich Max Müller. 

Horace Hayman WilsonHorace Hayman Wilson

Eleonora não tentou criar uma versão em português a partir da comparação dessas diferentes traduções, que possuem muitas diferenças entre si. Ela resolveu traduzir todas elas. Assim, para cada hino do Rig Veda, ela apresenta a tradução para o português das diversas versões em inglês, bem como de suas notas explicativas.

O Rig Veda é constituído por dez partes, denominadas "mandalas" (círculos). Estamos colocando à disposição de nossos leitores a tradução da primeira dessas partes, na biblioteca virtual de textos de nosso site. Logo que as outras estejam traduzidas, elas serão também anunciadas e disponibilizadas.

Agrademos, em nome de todos, o generoso trabalho de Eleonora Meier, que está dando uma grande contribuição para a divulgação da sabedoria indiana, através de suas traduções. As pessoas interessadas em entrar em contato com ela podem acessar o seu facebook, através deste link.

Rig Veda, traduzido para o inglês por Ralph Griffith

separador


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/

...
FaceBook link
.