Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 2º semestre
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Brahman é Ānanda - "A Realidade Última é Bem-Aventurança"

Algumas das Upanishads afirmam que Brahman (o Absoluto ou Realidade Última) é Sat-Cit-Ānanda (realidade, consciência e bem-aventurança). Flávia Bianchini (Satyananda Svarupini) publicou um trabalho sobre esse aspecto da filosofia indiana, tratando especificamente do aspecto de bem-aventurança (Ānanda) do Absoluto, conforme se apresenta no contexto das Upanishads.

Yogue em Samadhi

Brahman (a Realidade Absoluta) não é uma divindade, no sentido comum da palavra. Não é um deus que seja cultuado e a quem se pede alguma coisa. Brahman não tem qualidades nem forma, por isso não existem imagens indianas que tentem representar Brahman. No entanto, Brahman não é uma realidade abstrata, e sim algo que podemos atingir através de vivências avançadas do Yoga, em estados alterados de consciência (em samadhi). Através dessas vivências pode-se captar a existência de Brahman dentro de nós mesmos, e também em todas as coisas do universo. 

Os sábios indianos antigos que atingiram essas vivências registraram aquilo que perceberam em muitas obras, como as Upanishads. Um dos aspectos desse encontro com Brahman que eles descreveram foium tipo de felicidade que ultrapassa todas as felicidades humanas comuns, e que tem o nome de Ānanda, em sânscrito. É um estado de plenitude, em que nada mais pode ser desejado, pois tudo o que se poderia querer foi atingido.

O Yoga-Sutra de Patañjali descreve vários tipos de samadhi (um estado alterado de consciência), incluindo o Sananda-Samadhi. Trata-se de um estado em que a pessoa mergulha na beatitude (Ānanda) e se funde com ela, perdendo seus limites comuns.

Anandamayi Ma, em samadhi
Ana
ndamayi Ma

Este trabalho de Flávia Bianchini, publicado em 2012, analisa cuidadosamente o conceito de Ānanda, a partir da tradição das Upanishads. A referência bibliográfica do texto é esta: 

BIANCHINI, Flávia. Brahman é Ānanda. Pp. 101-125, in: GNERRE, Maria Lúcia Abaurre; POSSEBON, Fabrício (orgs.). Cultura oriental: língua, filosofia e crença. Vol. 2. João Pessoa: Editora da UFPB, 2012.

Você pode copiar o texto completo desse trabalho, em PDF, na biblioteca virtual de textos de nosso site.

Samadhi

separador


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/

...
FaceBook link
.