Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 2º semestre
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Georg Feuerstein (1947-2012)

Um ano atrás, no dia 25 de agosto de 2012, faleceu Georg Feuerstein, um dos mais importantes autores ocidentais que se dedicou à tradição do Yoga. Seu maior interesse sempre foi o aspecto espiritual do Yoga indiano, e não as práticas físicas. Caracterizou-se pelo estudo profundo das obras originais indianas e pela seriedade de seus livros, nos quais sempre adotou um estilo cuidadoso e erudito.

Georg Feuerstein

Por ser de origem alemã, o seu nome é pronunciado como se fosse "gueorg fóierxtain".

Feuerstein é bem conhecido no Brasil através da tradução de muitos de seus livros, como o Manual de Yoga (Cultrix, 1977) e vários outros, publicados mais recentemente, alguns dos quais já foram noticiados neste site.

Manual de Yoga, de Georg Feuerstein

Georg Feuerstein nasceu em Würtzburg, na Alemanha, no dia 27 de maio de 1947 e faleceu no Canadá, no dia 25 de agosto de 2012. Durante sua adolescência começou a se interessar pelo pensamento indiano ao ler o livro de Paul Brunton, "A Índia Secreta". Começou a estudar e a praticar Yoga em 1965, com um Swami indiano, em Schwarzwald, e resolveu dedicar sua vida à tradição espiritual da Índia. 

Em 1967, aos 20 anos de idade, mudou-se para a Inglaterra, onde estudou sânscrito e estudos indianos na Universidade de Durham. Com apenas 22 anos de idade publicou seu primeiro livro, em alemão: "Yoga: Sein Wesen und Werden" (1969), que pode ser traduzido por "Yoga: sua essência e desenvolvimento". 

Georg Feuerstein - Yoga: sein Wesen und Werden, 1969

Obteve seu mestrado em literatura pela Universidade de Durham em 1976, e doutorado pela Universidade de Greenwich em 1993. Durante sua estada na Inglaterra, tornou-se o diretor do Yoga Research Centre de Durham (1975 a 1980).

Em 1981, Georg Feuerstein emigrou para os Estados Unidos, passando a viver na Califórnia. Foi diretor editorial da Dawn Horse Press (1981-1986) e da Integral Publishing. Interessou-se também por outras tradições espirituais, como o Budismo Tibetano, mas seu principal interesse permaneceu sendo o Yoga indiano. Casou-se em 1985 com sua primeira esposa, Patricia Lamb. 

Publicou, durante sua vida, mais de 30 livros sobre Yoga e espiritualidade indiana. Suas primeiras obras em inglês foram:

* A Reappraisal of Yoga: Essays in Indian Philosophy, em co-autoria com Jeanine Miller (1969), depois reeditado com o título Yoga and Beyond: Essays in Indian Philosophy (1972). Uma edição revista posterior desta obra apareceu com o título: The Essence of Yoga: Essays on the Development of Yogic Philosophy from the Vedas to Modern Times (1998).

* The Essence of Yoga: A Contribution to the Psychohistory of Indian Civilisation (1973 e 1976); edição revista publicada com o título Wholeness or Transcendence? Ancient Lessons for the Emerging Global Civilization (1992).

Georg Feuerstein - Yoga Sutra of Patanjali

* Introduction to the Bhagavad-Gita: Its Philosophy and Cultural Setting (1973), edição revista publicada com o título: The Bhagavad Gita: Its Philosophy and Cultural Setting (1983).

* Textbook of Yoga: A Comprehensive Survey for the Western Student of the Schools, Literature, History, Philosophy and Practice of Yoga (1975).

* Yoga-Sutra of Patanjali: A New Translation and Commentary (1979).

* The Philosophy of Classical Yoga (1980).

Depois de publicar muitas obras, fundou em 1996 na cidade de Lower Lake, na Califórnia, o Yoga Research and Education Center.

Georg Feuerstein 2004
Georg Feuerstein, em 2004

Em 2004, como protesto contra a política norte-americana, Georg Feuerstein e sua segunda esposa, Brenda, se mudaram para o Canadá, onde passaram a viver na região rural, perto do Rio Frenchman. Durante o período em que viveu no Canadá, continuou a escrever muitas obras, algumas delas em co-autoria com sua esposa Brenda. Lá, ele desenvolveu vários cursos à distância sobre Yoga e sua tradição, divulgados através do site:
http://www.traditionalyogastudies.com 

livros de Georg Feuerstein

As principais obras de Feuerstein que foram traduzidas para o português são:

* Manual de Yoga
* Uma visão profunda do Yoga - teoria e prática
* A sexualidade sagrada
* Enciclopédia de Yoga
* A tradição do Yoga
* Yoga para leigos (com Larry Payne)
* Tantra - sexualidade e espiritualidade
* As virtudes do Yoga
* Yoga verde (com Brenda Feuerstein)
* Dharma verde - Budismo ecológico para transformar a prática da sua vida (com Brenda Feuerstein)

Além de muitos livros, produziu um filme (documentário sobre a tradição do Yoga) e CDs de áudio sobre Yoga.

Georg Feuerstein, 2012
Georg Feuerstein, em 2012

Georg Feuerstein faleceu no dia 25 de agosto de 2012 por causa de complicações de uma doença (diabete). Sua esposa, Brenda Feuerstein, está dando continuidade ao seu trabalho, publicando obras que ainda não haviam sido concluídas e prosseguindo as atividades de ensino à distância. Para mais informações, ver:
http://www.traditionalyogastudies.com
https://www.facebook.com/Georg.Feuerstein

Feuerstein, Georg e Brenda, 2012

separador


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/

...
FaceBook link
.