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EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

A deusa Gayatri

Na tradição indiana mais antiga, "gāyatrī" é o nome de uma métrica utilizada nos hinos vêdicos; depois, esse passou a ser o nome de um mantra específico, tirado do Rig-Veda [veja mais informações nesta página]; e esse mantra se tornou tão importante, que passou a ser considerado como a essência de todos os ensinamentos vêdicos - a "mãe dos Vedas". Assim, Gāyatrī passou a ser considerada como uma grande Deusa.

A deusa (devi) Gayatri

    ya sandhyamandalagata ya trimurti-svarupini |
    sarasvati ya Savitri tam vande veda-mataram
||
    ya visva-janani devi ya trimurti-svarupini |
    gayatri-rupini ya hi tam vande sapta-matrkam ||

Aquela que está presente no círculo do Sol nascente, cuja essência é a trindade, | que é tanto Sarasvati quanto Savitri, eu louvo essa que é a mãe dos Vedas.
Aquela que é a deusa de tudo o que existe, cuja essência é a trindade, | aquela que tem a forma de Gayatri, eu louvo essa forma das Sete Mães.

A deusa (devī) Gāyatrī é uma personificação do Gāyatrī Mantra. O nome Gāyatrī é pronunciado com o primeiro "a" longo, e também com o último "i" longo, como se fosse Gaayatrii. 

Gāyatrī é uma deusa considerada uma representação de Parabrahman, a realidade imutável que está por trás de todos os fenômenos. É também considerada Veda Mata, a mãe de todos os Vedas. Mitologicamente, é a cônjuge do deus Brahmā, o deva criador e a quem são atribuídos os Vedas; por isso, às vezes é identificada a Sarasvatī. Ela também é considerada a culminação da trindade das deusas Lakshmī, Parvatī e SarasvatīGāyatrī é, enfim, identificada como a Grande Deusa, o Grande Poder (Shakti), a Deusa Primordial, da qual tudo se originou. 

Lakshmi, Parvati, Sarasvati

ICONOGRAFIA DA DEUSA GĀYATRĪ DEVĪ

A deusa Gāyatrī é geralmente retratada sentada em um lótus vermelho, significando riqueza. Ela aparece em diversas formas:

* Como tendo cinco cabeças, com dez olhos olhando nas oito direções, para o céu e a terra; com dez braços segurando todas as armas do deva Vishnu, simbolizando todas as suas reencarnações; Ela segura um padma (lótus), o mudra tarjani (indicando aviso), uma gada (clava), o mudra varada (concedendo bênçãos), o mudra abhaya (concedendo destemor), um cakra (roda), uma sankha (concha), um kalasha (vaso), um parashu (machado), um pasha (laço).

A deusa Gayatri

* Acompanhada por um cisne, segurando um pustaka (livro) em uma mão, significando sabedoria e como uma referência às escrituras vêdicas, como a Deusa do conhecimento e aprendizagem; e na outra mão segura uma kalasha (vaso), símbolo da abundância, sabedoria e imortalidade. Ele contém o néctar da imortalidade (amrita).

Deusa Gayatri 

* Gayatri retratada sentada em um lótus, com cinco faces que representam os pancha pranas ou pancha vayus (cinco forças vitais ou ventos): prana, apana, vyana, udana, samana; dos cinco princípios/elementos (pancha tattvas): terra, água, ar, fogo, céu (prithvi, jala, vayu, teja, akasha). Ela tem 10 mãos carregando os cinco ayudhas e fazendo gestos: shankha, chakra, kamala, varada, abhaya, kasha, ankusha, ujjvala (utensílio), rudrakshi (mala).

Deusa Gayatri

UMA DESCRIÇÃO MITOLÓGICA DE GĀYATRĪ DEVĪ

Uma das histórias no qual a deusa Gāyatrī aparece, assim é contada por Sadguru Sant Keshavadas:

A Suprema, pura consciência é Parabrahman, a divindade impessoal. Esta consciência transcendental é o poder (Shakti) como mãe. Ela é conhecida como Gāyatrī. Ela é a causa primária de tudo o que foi, é e que será. Quando ela se manifesta, os Trigunas ou três qualidades, conhecidos como sattva (equilíbrio), rajas (paixão) e tamas (trevas), essas três qualidades, acompanhadas pela consciência pura que é Parabrahman, levaram à criação de três formas conhecidas como Brahmā, Vishnu e Shiva. Brahmā estava possuído por rajas, Vishnu por sattva, e Shiva por tamas. 

Trimurti - Brahma, Vishnu, Shiva

Gāyatrī foi adorada pela Trindade (trimurti) como a mãe. Quando Brahmā, Shiva e Vishnu eram apenas crianças, Gāyatrī Devī os colocava no berço do espaço vazio (akasha), que foi pendurado pelas correntes dos quatro Vedas (sabedoria) e com o Om como canção de ninar. Ela assim os colocava para dormir. Vendo que seus filhos possuídos pelos gunas estavam dormindo, Devī desapareceu.

Trimurti

Depois de um longo tempo, a Trimurti acordou e começou a chorar. Eles cresceram e foram vagando no vazio pelo poder dos gunas e pensando ter encontrado sua mãe. Eles se sentaram em meditação por um longo tempo. Como o fogo de sua austeridade estava queimando o Universo, a Mãe Universal, sendo compassiva, decidiu aparecer diante deles. Embora ela fosse onipresente, mesmo assim, para a sua Divina Lila (brincadeira), Ela manifestou Sua forma divina.

Ela era a mais bela mãe, vestia um sári vermelho, guirlandas em torno de seu pescoço e seu rosto era como a Lua cheia. Tinha três olhos e em sua testa uma marca redonda de pó vermelho (kunkum). Ela tinha oito braços segurando em suas mãos um lótus, maça, concha, e anéis de dedos, pulseiras e muitos anéis de brilhantes, jóias e ornamentos, todos os quais eram suprafísicos (aprakrta).

Devi Gayatri com a trimurti

Ela veio correndo para seus filhos e o suor caindo de seu rosto era como uma chuva de pérolas. Então, ela correu para seus filhos e os chamou pelos seus nomes como Brahmā, Shiva e Vishnu. A Trimurti correu para sua mãe, que os beijou e os acariciou de novo e de novo. Mantendo-os em seus braços, ela disse:

"Ó filhos divinos, eu fiz vocês passarem por esta grande agonia da separação. Eu deveria ter vindo até vocês muito antes. Eu só queria que vocês ganhassem os poderes de criação, preservação e dissolução, através de austeridade, de modo que as almas que partilham o seu papel nesta brincadeira (lila) cósmica vissem como deve ser o ideal de austeridade e penitência mostrado por vocês três. Eu sempre estive com vocês; dentro de si próprios, por Minha graça; então eu tomei uma forma transcendental e assim também me tornei a alma (atman); depois disso, podem adorar Minha forma divina como a Divina Mãe Gāyatrī. Vou ficar satisfeita com o seu culto e irei lhes conferir toda a prosperidade e devoção (bhakti). Deixe Brahmā, pelo rajas (paixão e atividade), criar; e Vishnu, pela qualidade de sattva (luz, equilíbrio), manter e preservar; e deixe Shiva, por tamas (trevas, destruição) trazer dissolução no final dos ciclos. Rezem para mim durante os tempos de confusão e dificuldade, para orientação."

Dizendo assim, a abençoada Mãe desapareceu. Isso mostra que Gāyatrī é Veda Mata ou Mãe dos Vedas, ou seja, fontes da sabedoria divina. Ela é o poder inseparável de Parabrahman, a Pura Consciência Suprema.

Sarasvati (Gayatri) e Brahma

Em outra versão mitológica, Gāyatrī Devī é uma encarnação de Sarasvatī Devī, esposa do Senhor Brahmā, simbolizando a "Shakti" (força) e "dev" (qualidade divina) de Pureza, Conhecimento e Virtude. Sarasvatī Devī é considerada a Padroeira das Artes, sendo poeta e musicista, bem como hábil compositora, sob a forma de Gāyatrī Devī, com as bênçãos do Senhor Brahmā, acredita-se que ela tenha dado os quatro Vedas para a humanidade.

A ADORAÇÃO DE GĀYATRĪ DEVĪ

A adoração de Gāyatrī Devī pode ser realizada por meio de um puja, mantras, visualização com meditação (Dhyanam), Yantra, recitação do seu Sahasranama (hino de Mil nomes de Gāyatrī Devi), e recitação do Gāyatrī Mantra (que apresentamos em detalhes nesta página). 

Apresentamos a seguir alguns dos elementos de adoração desta deusa. 

Deusa Gayatri

GĀYATRĪ PRANAM MANTRA

O Mantra de saudação da Deusa Gāyatrī:

mantra para Gayatri

mantra para Gayatri

Vem, concedendo bênçãos, ó Deusa, e situe-se em mim, enquanto eu continuo a meditar e orar.
As três formas da sabedoria são recordados em você, Gāyatrī.
Vem, concedendo bênçãos, ó Deusa, as três letras da palavra da Suprema divindade.
Ó Mãe, o ritmo do Gāyatrī [três versos com 8 sílabas], nos curvamos a você como o ventre da criação.

DHYANAM

No Devi Baghavata Purana, Livro XII, Capítulo 3, verso 10, encontramos a seguinte Dhyanam (meditação) sobre Gāyatrī Devī:

muktā-vidruma hema dhavalac-chāyair mukhais-tryakṣaṇair,

yuktām indu-nibaddha-mukuṭām tatvārthavaṛṇātmikām/

gāyatrīm varadābhayāṅkuśakaśāḥ śubhram kapālam guṇam

śaṅkham cakram athāravindayugalam hastair vahantīm bhaje//

Medito sobre as cinco faces da Deusa Gāyatrī, cujos rostos são da matiz da pérola, do coral, de ouro, preto e branco, com três olhos (em cada face), com uma coroa em sua cabeça, com conjuntos de jóias, com a Lua crescente, seu corpo é composto por 24 tattvas (elementos); ela segura em suas dez mãos, os mudrás de concessão de refúgio, oferecimento e bênçãos; um aguilhão, um crânio branco, um laço, concha, disco e dois de lótus.

Gayatri devi - dhyanam

GĀYATRĪ YANTRA

O Yantra (diagrama mistico) de Gāyatrī é usado para obter energia e força de vida do Sol. Ele abençoa o usuário com o forte poder de determinação, sucesso e crescimento espiritual.

Assim como o Sol destrói as trevas, o Gāyatrī Yantra dizima a ignorância. Ele invoca o brilho do Sol para energizar a vida na terra, para destruir as nossas negatividades e para revelar o Supremo Ser para nós. Ele absorve o esplendor desta fonte onipresente de luz e poder do Sol, e ilumina e inspira a inteligência, permitindo-nos possuir qualidades eternas.

yantra de Gayatri

yantra de Gayatri

O Yantra é energizado pelo Gāyatrī Mantra, e contém as sílabas deste mantra. Ao utilizar este Yantra, encontramos o crescimento dos elementos em nossa consciência, que conduzem os seres humanos para a divindade. Ele dá uma grande quantidade de energia, entusiasmo, inspirando qualidades justas, bem como aumento do poder espiritual.

GĀYATRĪ SAHASRANAMA - INTRODUÇÃO

O hino Gayatri Sahasranama (os mil nomes da deusa Gayatri) está contido no sexto capítulo do livro 12 do Devi Bhagavata Purana – um importante texto em louvor da Grande Deusa. O Sahasranama propriamente dito é precedido por um diálogo entre o sábio Narada e a divindade Narayana (Vishnu):

1. Narada falou:  Ó Senhor Supremo, Conhecedor de todo Dharma, tendo o conhecimento de todas as escrituras, Conhecedor dos Vedas, dos comentários, dos Puranas, deixe-me ouvir o supremo segredo de sua boca.  

2. Ó Senhor que leva para longe todo o pecado, qual o conhecimento que faz todas as coisas se alterarem ou mudarem? Qual é a sabedoria da Divindade Suprema? Qual é a disciplina eficiente para alcançar a liberação, também conhecida como auto realização?

3. Por qual conhecimento atuam os conhecedores da Divindade Suprema? E por qual conhecimento a morte é destruída? Ó Senhor dos Olhos de Lótus, que conhecimento único confere a liberação? 

Narada e Vishnu

4. Tais foram as questões que os Grandes Videntes fizeram, e ouvindo-as, Narayana disse:
Ó Pessoa Eficiente! Ó Grande Sábio! Você é abençoado por fazer tais grandes perguntas!  

5. Ouça com cuidadosa atenção enquanto eu explico os mil e oito nomes de Gayatri. Estes nomes são puros, divinos e destroem todo o pecado.

6. Desde o início da criação, mesmo antes do Bhagavat, eles foram falados a mim. O próprio criador supremo, Brahma, foi o Rshi que elucidou esses mil e oito nomes.  

7. Eles foram falados em anustup chanda (32 sílabas no verso) e Gayatri é saudada como a Deidade. HA, o Eu Divino é a semente e a música é a energia.  

8. Realize o estabelecimento das letras do mantra nas mãos, no corpo, o matrika nyasas e o estabelecimento dos alfabetos. E agora eu explicarei a meditação mais benéfica aos sadhus, que realizam disciplinas espirituais.  

9. Vermelha, branca, ouro, azul e cheia de esplendor ou de um belo e ofuscante branco, são Suas cores, e Seus três olhos estão brilhando em Sua face. Seu corpo é de nuance vermelha. Ela usa uma guirlanda de lótus vermelhos. Ela está sentada sobre um assento de lótus vermelho. Suas mãos seguram um lótus e um pote de água, fazendo o mudra concedendo dádivas, e um rosário. Eu adoro a Pessoa Sempre Pura com olhos de lótus que está sentada sobre um cisne.  

Gayatri Devi

[Aqui se inicia a série de 1008 nomes da Deusa Gayatri, que ocupa as estrofes 10 até 155 deste capítulo. Após a apresentação do Sahasranama, o Devi Bhagavata Purana prossegue:]

156. Ó Narada assim termina o hino com os mil nomes de Gayatri. Ele dá mérito, leva para longe todo pecado, e concede grande riqueza.  

157. Esses nomes de Gayatri são a causa do progresso e benefício, especialmente se eles forem recitados com os duas vezes nascidos conhecedores da divindade no oitavo dia da quinzena.  

158. Execute japa (recitação de mantras), homa (cerimônia de fogo sagrado), puja ( adoração), e dê sua riqueza aos necessitados, e especialmente qualquer coisa que você faça, faça para Gayatri.  

159. E especialmente faça Sua imagem ser vista e Suas palavras serem ouvidas pelos excelentes devotos, crianças, Brahmins, casais, parentes, e sadhus.  

160. Em qualquer casa que é mantida esta escritura, nenhum medo virá. Toda ansiedade irá tornar-se quieta e a Deusa Laksmi irá sempre morar lá.  

161. Este é o segredo supremo, o mais secreto e bem guardado. Ele concede mérito a todos os homens e destroem toda aflição.  

162. Ele concede liberação aos buscadores de liberação, e realiza os desejos daqueles que têm desejos. Destrói as doenças dos enfermos e o cativeiro dos que estão atados

163. Ele destrói os pecados dos homens que cometeram os piores pecados como matar um conhecedor da divindade, buscar intoxicação, roubar a riqueza de outros, ou desrespeitar o Guru. 

164. Sua recitação remove os maus efeitos até de se obter dinheiro desonestamente, comer comida proibida, ser fraudulento ou levar outros a meios fraudulentos.

165. Este divino segredo foi falado a mim pela Pessoa Nascida do Lótus (Brahma). Ele confere à humanidade toda e completa união com a Suprema Divindade. Isso é a verdade! Isso é a Verdade! Disso não há dúvidas.  

166. Assim termina o sexto capítulo do Décimo Segundo Livro do Sri Devi Bhagavatam Mahapurana, chamado os Mil Nomes da Deusa Gayatri.

Brahma, Sarasvati e os Vedas

OS MIL NOMES DA DEUSA GĀYATRĪ

Os mil nomes (ou, mais exatamente, 1008 nomes) da deusa Gāyatrī são apresentados como uma sequência simples, em ordem alfabética (seguindo a sequência tradicional indiana das letras), sem nenhum intervalo ou explicação. Cada verso tem sempre exatamente o mesmo número de sílabas, e por isso a composição do hino deve ter exigido um grande esforço do seu autor, para adaptar os nomes à métrica utilizada.

Este é o início da sequência, em sânscrito transliterado:

acintyalakṣaṇāvyaktāpyarthamātṛmaheśvarī |
amṛtārṇavamadhyasthāpyajitā cāparājitā || 10||
aṇimādiguṇādhārāpyarkamaṇḍalasaṁsthitā |
ajarājāparādharmā akṣasūtradharādharā || 11||
akārādikṣakārāntāpyariṣaḍvargabhedinī |
añjanādripratīkāśāpyañjanādrinivāsinī || 12||

Essas três estrofes contêm os primeiros 18 nomes da deusa, que podem ser separados da seguinte forma:

1 acintyalakṣaṇā
2 avyaktā
3 arthamātṛmaheśvarī
4 amṛtārṇavamadhyasthā
5 ajitā
6 aparājitā
7 aṇimādiguṇādharā
8 arkamaṇḍalasaṁsthitā
9 ajarā
10 ajā
11 aparā
12 adharmā
13 akṣasūtradharā
14 adharā
15 akārādikṣakārāntā
16 ariśadvargabhedinī
17 añjanādripratikāśā
18 añjanādrinivāsinī

Devi Gayatri

A tradução dos 50 primeiros nomes da Deusa Gāyatrī é esta:

1. Aquela que tem características incompreensíveis
2. A indefinida
3. A Senhora suprema, mãe da prosperidade
4. Aquela que reside no meio do Oceano da Imortalidade
5. A invencível
6. A que não pode ser derrotada
7. Aquela que possui todos os poderes [o de se tornar minúscula e os outros siddhis]
8. Aquela que está no lado direito do círculo solar
9. A que nunca envelhece
10. Aquela que não nasceu
11. A incomparável
12. Aquela que está além dos deveres
13. Aquela que une em um colar o A ao KSHA
14. A sustentadora
15. A completa, do som A ao som KSHA
16. Aquela que destrói os seis inimigos [desejo, raiva, visão curta, possessividade, arrogância, ciúme]
17. A que brilha como a montanha que atinge o céu
18. A que reside na montanha que atinge o céu
19. A ilimitada
20. A que não pode ser recitada
21. A que está além da sabedoria
22. A que tem uma face como o lótus
23. Aquela que está dentro e está fora
24. A destruidora da ignorância
25. O eu mais interno
26. Aquela que não nasceu
27. Aquela que gerou seu próprio rosto
28. A que tem uma face brilhante como o lótus
29. A que dura meio tempo
30. Aquela que concede as riquezas
31. A que destrói todos os inimigos
32. A que mata os Asuras [demônios]
33. A que é uma noite escura
34. A que mata tudo que não é auspicioso
35. A que é louvada eternamente
36. A prosperidade [Lakṣmī] primordial
37. Aquela que é o poder supremo
38. Aquela que se manifesta nas ações
39. A que produz um forte riso
40. A que segue os passos do Sol
41. A que é cultuada pelo Sol e pelos outros Devas
42. Aquela que é a mestra
43. A que controla todos os movimentos
44. A que conduz as ações
45. A que reside na imagem primordial
46. Aquela que é o fogo (Agni)
47. A imanifesta
48. A primordial
49. A que é sempre adorada
50. A que está sempre assentada [em um asana]

O hino dos mil nomes é cantado separando-se cada um desses nomes, e colocando antes dele a sílaba sagrada OM, e depois dele a palavra namaḥ, que significa adoração:

1. OM acintyalakṣaṇāya namaḥ
2.
OM avyaktāya namaḥ

e assim por diante. 

VÍDEOS

Veja alguns vídeos relacionados à deusa Gāyatrī nesta página. Eles apresentam o ritual de oferecimento do fogo (Aarti) dedicado à deusa Gāyatrī, indicando também o texto do cântico utilizado; a recitação do hino Gayatri Ashtottara Sata Nama (os 108 nomes da deusa Gāyatrī);  um vídeo com uma coreografia em estilo Kuchipudi acompanhando o Gāyatrī Mantra; e dois outros vídeos mostrando a recitação do Gāyatrī Mantra no estilo tradicional do Sama Veda e práticas de recitação no estilo do Rig Veda.

Devi Gayatri - escultura e devoto

separador


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