Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Agenda

Janeiro de 2013

Neste início de ano, apresentamos a análise numerológica (Karam Kriya) de Shiv Charan Singh, com interessantes indicações espirituais; bem como uma meditação para o início do ano, baseada nessa análise, e a sugestão de um hino dedicado a Shiva (Rudra) compatível com as indicações deste ano.

Shiv Charan Singh 

Alteramos um pouco a ordem de apresentação das instruções de Shiv, para facilitar sua utilização pelos leitores. A análise e as indicações estão também disponíveis, em inglês, neste arquivo:
www.karamkriya.com.pt/articles/2013_scs.pdf

separador

O ano de 2013: análise pelo Karam Kriya

A transição de 2012 para 2013

De 4 (13) poeta/santo para 6 guerreiro

2013 é um ano para testar a base interna do coração; o santo e o poeta. Esta força interna é necessária para sustentar a consciência do guerreiro. É um tempo para desafiar, confrontar e transformar medo em fé. O poder dentro do medo pode ser o poder do guerreiro. Aquele guerreiro que luta por justiça, liberdade e paz.

Durga - a deusa guerreira

O único inimigo que temos está em nossas próprias projeções mentais que são mantidas por nosso medo. Separe o sentimento de medo da imagem mental que ele cria. Faça um corte na tela de cinema das projeções de sua mente.

Pare de esconder, ou de se esconder da luz de sua divindade interna. Não tenha medo de nada, em nome de Deus. Transforme o poder da corrupção dos medos religiosos no poder do sentimento de ser divino. Deixe que o medo seja um vento nas suas costas, não uma parede bloqueando seu caminho.

Luz em 2013

Esta é uma oportunidade que não ocorre com frequência. O sentido de "Agora é o momento" é o mais forte agora do que nunca. É o ano para se perder completamente, ou se encontrar plenamente. Você não pode permitir a hesitação do "mas..." em 2013. Tome o comando de sua alma. Assuma essa responsabilidade.

Observe: O temor a Deus é o modo de não ter outros medos. Depois, fundir-se à divindade traz a ausência de medo. Temor a Deus significa lembrar-se da presença de Deus em todas as circunstâncias.

De 2012 para 2013

O que há de novo em 2013? O aparecimento do 3 em uma posição primordial (unidades). Sugerindo alegria ou raiva primordial, e ação proveniente de um impulso da alma ou animal.

O ano 2013 oferecerá dois movimentos principais:
(1) Uma mudança do 4 (13) para o 6 (2013): do poeta/santo para o guerreiro; da sensibilidade interna para o impacto externo.
(2) O desenvolvimento ao longo da sequência 2 - 4 - 1 - 3.
Essas são situações gerais e coletivas. Portanto, cada indivíduo as experimentará em diferentes níveis de intensidade.

O número total do primeiro dia do ano é 8 (1+1+2013=8). Isso lembra os últimos passos no treinamento de Karam Kriya e a sequência 6 (7) 8 9.

Meditação do mês: 

Meditações para despertar as qualidades do número 6

Uma meditação para o ano, ou pelo menos para os primeiros 40 dias, poderia ser esta: escolha uma das qualidades do 6 (ver abaixo) e puxe-a para o seu eu através de uma inspiração de fé; uma inspiração que simula construi-la, inspirando como se você fosse isso.

Traga para dentro essa qualidade quando você inala, e espalhe-a por todo o seu corpo quando você exala, assim você sentirá que ela sai através dos seus poros.

Inspirar força, destemor, justiça

O número 6 está relacionado a: justiça, resolução de conflito, destemor, enfrentar a luta. 

Outras qualidades do 6 incluem: responsividade, responsabilidade, intuição, pre-sentimento, presença, o presente, agora, imediato, rapidez, choque, surpresa. Este número está também relacionado ao elemento ar, pulmões, metal, espada, conflito, confronto, flor aberta, arte, beleza, graça, música, silêncio, segredo, suspense, temor, fé, futuro, liberdade.

Que aquilo dentro de você, que você tem estado protegendo, ou protegendo-se de, durante toda a sua vida, que isso agora cuide de você. Esta é uma atitude que pode ser cultivada:

Cortar através da escuridão
Espedaçar a ignorância
Esmagar os demônios da distração da mente

Dar à luz canções de glória adormecidas
Um milhão de sóis nascentes
Desperte! Desperte! Desperte!

Luz interna

---------------------------------------

Quando todas as virtudes são reunidas
Todos os valores são avaliados
Todas as variedades são examinadas
Todas as diferenças são explicadas
E quando o vigor e o valor se tornam o arquiteto
Da inteligência e da consciência
E a devoção e a dedicação guiam os objetivos
Então a vitória está assegurada.

Yogi Bhajan

 

Invocação a Shiva (Rudra): 

Deh Shiva

O número 6 está relacionado a: justiça, resolução de conflito, destemor, enfrentar a luta. Portanto, uma boa escolha para cantar durante este novo ano seria cantar, do Shabd de Guru Gobind Singh: Deh Shiva...

Rudra 

Deh Shiva bar mohi iehai savaiyaa ||
deh shivaa bar mohi iehai shubh karaman te kabhoo(n) n ttaro(n) ||
na ddaro(n) ar so jab jaae laro(n) nischai kar aapnee jeet karo(n) ||
ar sikh ho aapnae hee man ko eih laalach ho gun tou oucharo(n) ||
jab aav kee aoudhh nidhaan banai at hee ran mai tab joojh maro(n) ||231||

Este hino é de Guru Gobind Singh. Faz parte do Chandi Charitar Ukti Bilas, uma seção do Dasam Granth. Estrofe 231.

Tradução:
Ó divino Shiva, me conceda esta bênção
de que eu não hesite em realizar ações nobres.
Sem temor do inimigo, eu irei confiante para o combate da vida
e com determinação certamente serei vitorioso.
Eu próprio instruirei e iluminarei minha mente
e assim desenvolverei uma forte paixão amorosa para sempre cantar seus louvores.
Quando o fim de minha vida se aproximar,
então eu pularei corajosamente para o meio da batalha e morrerei. (231)

O autor desse poema, Guru Gobind Singh, afirmou: "Eu narrei este Chandi Charitra sob forma poética, cheio de Rudra Rasa". Rudra Rasa significa a essência (suco) de Rudra. Rudra é o sentimento da fúria bruta correta e reverente [o hino pode ser pensado sob o ponto de vista masculino ou feminino]. Pense em uma guerreira mulher, completamente imersa em uma batalha por justiça.

Leão ou leoa

Aqui estão algumas opções do YouTube:

   Sant Anoop Singh:
http://www.youtube.com/watch?v=XlPv_Zj74Ro
   Bhai Narinder Singh:
http://www.youtube.com/watch?v=oZArCWJr4BM
   Bibi Gurdev Kaur:
http://www.youtube.com/watch?v=VFQFzlwRV4o
   

Sobre o autor:
Shiv Charan Singh

Shiv Charan Singh é membro do Quadro Consultivo do KRI (Kundalini Research Institute), o Órgão que regulamenta a nível internacional o ensino e a expansão do Kundalini Yoga. É ainda director fundador da Karam Kriya School, cuja sede está na Quinta do Rajo - Portugal - e é Administrador do Projecto Guru Ram Das, uma organização sem fins lucrativos.
http://www.quinta-do-rajo.pt/

Escocês de nascimento, hoje com 54 anos, Shiv Charan está profundamente empenhado em orientar os seus alunos no crescimento espiritual, para que possam trazer consciência espiritual ao seu próprio quotidiano e desenvolver o seu potencial como seres humanos. É consultor especializado, autor de vários livros sobre a comunicação humana, o mistério dos números e poesia. Dirige programas de formação em diversos países da Europa, América (norte e sul) e Ásia.

Shiv Charan

Quando jovem, Shiv Charan teve um número de incidentes quase fatais e essas experiências de quase morte deram-lhe um conhecimento profundo do processo de viver e morrer, que todos buscamos compreender. Quando adolescente experimentou uma ascenção completa da kundaliní (termo usado para descrever o despertar espiritual profundo). Com vinte e poucos anos estudou Sikh Dharma com Yogui Bhajan, o líder religioso e fundador do Sikh Dharma no Ocidente.

Shiv é um mestre de Karam Kriya tendo sido pioneiro no seu ensino e divulgação. Dá ainda Cursos e Workshops de temáticas como o perdão, morte e morrer, relações, comunicação, prosperidade, dinheiro e sucesso, dor emocional, biometria sagrada, entre outros.

separador

Evento: 

I Encontro de Yoga da Paraíba

A Associação de Yoga da Paraíba está promovendo, durante o Carnaval deste ano (dias 9, 10, 11 e 12 de fevereiro de 2013) o I Encontro de Yoga da Paraíba, que será realizado em Campina Grande.

Nossa equipe está participando desse evento, cujas informações estão nas seguintes páginas:

http://www.shri-yoga-devi.org/encontro/
  - esta é uma página introdutória, com informações gerais
http://www.shri-yoga-devi.org/encontro/programa.html
 - a programação detalhada, dia por dia
http://www.shri-yoga-devi.org/encontro/atividades.html
 - a descrição mais detalhada dos participantes e das atividades 

I Encontro de Yoga da Paraíba

Durante o Encontro, Flávia Bianchini (Satyananda Svarupini) vai ministrar uma vivência: Meditação com o Gongo (Gong Yoga); e Roberto Martins (Shivananda Yaksha) vai apresentar uma palestra e uma oficina sobre Meditação.

separador

Mitologia: 

A deusa indiana Mariyammam

Existe uma enorme variedade de divindades na Índia - tanto masculinos (Devas) quanto femininos (Devis). Apresentamos neste mês informações sobre uma deusa hindu pouco conhecida no ocidente: Mariyammam, que é muito popular no Sul da ìndia. 

A deusa hindu Mariyammam

Apresentamos informações sobre esta deusa, sua mitologia e seu culto, nesta página especial de nosso Blog: A deusa Mariyammam.

separador

Novo texto no site: 

"Sita Upanishad"


Todo mês estamos adicionando novos textos para leitura na biblioteca virtual do nosso site
Shri Yoga Devi. Nesta edição estamos disponibilizando para os nossos leitores uma tradução para o espanhol da Sita Upanishad, uma escritura indiana sobre a Grande Deusa, em sua manifestação como Sita (lê-se Sítá).

Sita, na prova do fogo

Sita é uma das encarnações (avatares) da deusa Lakshmi. É um dos personagens principais do Ramayana, a epopéia que fala sobre Rama (um avatar de Vishnu). No entanto, a Sita Upanishad só se refere indiretamente a esse personagem. Seu tema principal é a grandiosidade da Deusa Suprema (Maha Devi, ou Shakti), sob todas as suas formas e manifestações.

Em uma página especial do nosso Blog apresentamos informações sobre Sita e sobre essa obra Shakta: Sita Upanishad.

separador

Vídeo do mês:
Raga: Ravi Shankar e a alma da Índia

O famoso músico indiano Ravi Shankar faleceu no mês passado (no dia 11 de Dezembro de 2012). Em homenagem a esse importante artista, que ajudou a tornar a música indiana conhecida no ocidente, divulgamos neste mês o vídeo "Raga - a film journey into the soul of India", um documentário sobre Ravi Shankar abordando a década de 1960 e início do década de 1971.

Vídeo sobre Ravi Shankar - Raga

Veja informações sobre o vídeo e sobre Ravi Shankar nesta página.

separador

MEDITAÇÃO DA LUA CHEIA

A Lua Cheia de Janeiro ocorre no dia 26/01, sábado. 

Calendário lunar - Janeiro de

A Lua Cheia de Fevereiro de 2013 ocorre no dia 25/02, segunda feira. 

   Calendário lunar -

Este dia é um tempo de conexão e expansão da Luz interna. Veja a Lua, sinta sua energia, conecte-se com a Luz do Sol que nos ilumina e alimenta. Veja mais sobre a Meditação da Lua Cheia na Agenda do nosso site: 

www.shri-yoga-devi.org/agenda.html   

separador


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/

...
FaceBook link
.