Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Vídeo do mês:
Raga: Ravi Shankar e a alma da Índia

O famoso músico indiano Ravi Shankar faleceu no mês passado (no dia 11 de Dezembro de 2012). Em homenagem a esse importante artista, que ajudou a tornar a música indiana conhecida no ocidente, divulgamos neste mês o vídeo "Raga - a film journey into the soul of India", um documentário sobre Ravi Shankar abordando a década de 1960 e início do década de 1971.

Vídeo sobre Ravi Shankar - Raga

"Raga" é um documentário, mas muito mais do que isso ele é um retrato intimo, uma verdadeira jornada nas raízes culturais da música de Ravi Shankar. Este filme foi realizado em 1971 e relata a sua vida no final de 1960 e início de 1970. Tem a duração de uma hora e 35 minutos.

Dirigido por Howard Worth, o documentário mostra a vida de Ravi Shankar, seguindo-o em seu retorno à Índia para visitar seu mestre e guru, Allauddin Khan. Além disso, explora a vida de Shankar, como músico e como professor nos Estados Unidos e na Europa, iniciando os ocidentais no excepcional mundo que é a música clássica indiana e a cultura milenar da Índia. 

Através de imagens raras e espontâneas filmadas na Índia e nos Estados Unidos, "Raga" lança luz sobre influências e  colaborações de Shankar, de Allauddin Khan, sobre seu famoso irmão dançarino Uday Shankar, sobre suas associações com os músicos ocidentais Yehudi Menuhin e George Harrison. Totalmente narrado pelo próprio Shankar, o filme revela a música como a alma da Índia e da vida de Shankar. 

Ravi Shankar e George Harrison

O documentário foi financiado pela The Beatles Apple Corps. A maior parte do filme foi rodada em Bombaim durante os anos 1960, refletindo assim o espírito daquela década de alguma forma.

O documentário que inicialmente deveria ser intitulado “Mensageiro Fora do Oriente”, foi remasterizado e lançado em DVD em outubro de 2010, como parte das comemorações do nonagésimo aniversário de Ravi Shankar. 

Ravi Shankar

O músico Ravi Shankar ajudou a divulgar o instrumento indiano sitar no Ocidente, aproximando a música Oriental da Ocidental, e influenciou músicos como os Beatles e Philip Glass. Ele inspirou George Harrison, um dos Beatles, a aprender a tocar sitar, levando a banda inglesa a gravar Norwegian Wood (1965) e Within

Tudo começou, porém, na dança. Natural de Varanasi, a cidade santa da Índia, Robindra Shankar, seu nome original, viveu na pobreza até aos cinco anos, quando se mudou para Paris com o irmão mais velho, que levou a família para França. Durante oito anos dançou na companhia fundada pelo irmão, e que se dedicava ao folclore e danças populares indianas.

Uday Shankar
A companhia de dança de Uday Shankar, em 1937

Na década de 1930 mudou de rumo dentro das artes. Em 1936 começou a estudar sitar sob a direcção de Ustad Allauddin Khan, e pouco depois começou a fazer apresentações pela Europa e Estados Unidos. Em 1966 conheceu George Harrison, de quem foi professor, um encontro que mudou a sua carreira e, pela visibilidade que alcançou, também a relação entre música oriental e ocidental. O crescente interesse do Ocidente pelas "músicas não ocidentais" acabaria por originar a polêmica designação "world music".

Ravi Shankar

Em 1967 realizou o seu primeiro dueto com o violinista Yehudi Menuhin, com o qual viria a colaborar posteriormente por diversas vezes. Em 1969 acabou por viajar para os Estados Unidos, com a intenção de aprofundar o conhecimento da música ocidental e, ao mesmo tempo, de popularizar a música hindu. Dois anos mais tarde, a pedido da London Symphony, fez uma compôsição para um espetáculo e estreou no Royal Festival Hall

Também se destacou como compositor, sendo autor de concertos para sitar e orquestra, além de música para dança e faixas sonoras de filmes. Além de protagonizar o filme "Raga" centrado na sua vida, em 1978 publicou o livro autobiográfico My Life, My Music. Ao longo da vida foi agraciado pelo Estado Britânico, pela França e pela Índia.

Ravi Shankar

Você pode assistir ao filme Raga: A Film Journey into the Soul of India neste link do YouTube:
http://youtu.be/U_Y91TqDwM4

separador


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/

...
FaceBook link
.