Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Novo texto no site: 

"Sita Upanishad"


Todo mês estamos adicionando novos textos para leitura na biblioteca virtual do nosso site
Shri Yoga Devi. Nesta edição estamos disponibilizando para os nossos leitores uma tradução para o espanhol da Sita Upanishad, uma escritura indiana sobre a Grande Deusa, em sua manifestação como Sita (lê-se Sítá).

Esta é a Upanishad de número 45, de acordo com a listagem apresentada na Muktika Upanishad. É considerada uma Upanishad Shakta (ou seja, cujo assunto principal é a Shakti, a Grande Deusa indiana), e pertence ao grupo do Atharva Veda. Parece ser um texto relativamente recente (escrito entre os século 13 e 15).

Maha Shakti ou Maha Devi, a Grande Deusa indiana
Maha Shakti ou Maha Devi, a Grande Deusa indiana

A Sita Upanishad apresenta a deusa Sita como a divindade suprema. Nesta Upanishad, Brahma ensina aos outros devas a respeito da identidade de Sita. Ele lhes conta que ela é a Natureza (Prakriti), a Magia (Maya) e o Poder Fundamental (Adhara Shakti) do universo, sob forma feminina. Brahma também fala sobre suas diferentes formas, geralmente em triplicidades. Ela se manifesta como a companheira de Brahma, de Vishnu e de Shiva. Ela própria cria, sustenta e dissolve o universo. Ela é um poder triplo: poder de desejo, poder de ação, poder de conhecimento. Ela é ao mesmo tempo Sita, a fiel companheira de Rama, mas é também Shri (a Beleza) e Lakshmi (a Abundância). Nela se concentram todos os poderes: o poder do Yoga, das alegrias, do heroísmo. Ela se manifesta sob várias formas, como Shri, Bhumi e Nila.

Lakshmi
A deusa Lakshmi

O nome da Upanishad remete a um personagem bem conhecido da mitología indiana. Sita (pronuncia-se Sítá) é o nome de uma heroína do épico hindu Ramayana. Ela é uma encarnação ou avatar de Lakshmi, deusa indiana na riqueza. As características principais de Sita são sua dedicação, auto-sacrifício, coragem e pureza. No Ramayana, Sita é esposa de Rama, que por sua vez é um avatar de Vishnu.

Na mitologia, Sita é descrita como filha da deusa da Terra, Bhumi, tendo sido adotada pelo rei Janaka de Mithila e sua esposa, a rainha Sunayana. A palavra Sita, em sânscrito, significa "sulco do arado", e há uma relação direta entre Sita e a Terra, assim como uma associação com a agricultura, riquezas, a fertilidade, a vida. 

Rama, Sita e  Lakshmana

No Ramayana, Sita se casa com Rama, o príncipe de Ayodhya. Pouco depois do casamento, Rama é forçado a se exilar, e Sati o acompanha, juntamente com o irmão de Rama, Lakshmana. Eles vão para a floresta de Dandaka, onde Sita é raptada pelo demônio Ravana, rei de Lanka. Ravana a engana, fingindo ser um asceta brahmana, e depois a leva à força para Lanka. 

Sita raptada por Ravana

Ela fica aprisionada durante um longo tempo, e finalmente é resgatada por Rama, com a ajuda de Hanuman. Embora tenha ficado prisioneira de Ravana, Sita manteve sua pureza, e prova isso submetendo-se a um teste, em uma fogueira. O fogo não a queima, provando sua fidelidade. 

Sita, na prova do fogo

Depois, Rama e Sita retornam a Ayodhya, onde ele é coroado rei e ela se torna a rainha. Quando ela engravida, é denunciada a Rama como sendo impura; ele então a abandona. Ela vai pra a floresta, onde tem seus filhos Lava e Kusha no ashram do sábio Valmiki. Depois que seus filhos crescem e vão viver com o pai, Sita retorna à Terra (Bhumi), sua mãe, libertando-se do mundo. 

A tradução mais conhecida desta Upanishad, para o inglês, foi feita por A. G. Krishna Warrier. Essa tradução foi vertida para o espanhol, e divulgada por Haripada Acarya, no seguinte endereço:
sricaitanyadas.multiply.com/journal/item/
3149/Sita_Upanishad

Você pode fazer um download da tradução da Sita Upanishad, em espanhol, com introdução em português, nesta página: biblioteca virtual do site Shri Yoga Devi.

separador


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/

...
FaceBook link
.