Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Vídeo do mês:
Missão de Ramakrishna
"Belur Math: The heart of Ramakrishna Movement"

Após a morte de Ramakrishna, Swami Vivekananda (cujo nome de nascimento era Narendranath Dutta) se tornou o seu sucessor, encarregado de levar adiante sua missão espiritual e de continuar o trabalho com os discípulos do grande mestre. Este documentário mostra a criação da instituição fundada por Vivekananda para dar continuidade à obra de Ramakrishna, focalizando Belur Math – a sede dessa instituição, na Índia. Descreve a história de Ramakrishna Math & Mission, descreve a beleza arquitetônica da construção, as tradições e a cultura, isto é tudo sobre Belur Math. Além disso, nele há um relato sobre o encontro entre Narendranath Dutta (o famoso Swami Vivekananda) e seu mestre espiritual Ramakrishna Paramahamsa.

Vídeo sobre Belur Math

O documentário foi produzido pelo Advaita Ashrama. Possui 54 minutos de duração. Foi dirigido por Sri Sourav Mondal de Softoons Animation Studio, tendo sido concebido por Swami Hararupananda. O roteiro foi elaborado conjuntamente por Swami Dhritirupananda e Sourav Sri Mondal. O DVD, que é o primeiro de seu tipo, foi produzido por Swami Divyananda. Nele se apresentam muitos arquivos antigos, como raras fotografias e filmagens de vídeo relacionadas com a organização.

O filme leva o público por uma jornada de como um pequeno grupo de jovens discípulos desenvolveu uma organização monástica em todo o mundo, sob a liderança dinâmica de Swami Vivekananda. Além de ser dinamizado pela permanência da maioria dos 16 discípulos de Sri Ramakrishna Paramahansa, foi em Belur Math que Vivekananda viveu os últimos anos de sua vida.

Vivekananda e outros discípulos de
                          Ramakrishna, em Belur Math, 1899
Vivekananda e outros discípulos diretos e indiretos de Ramakrishna, em Belur Math, 1899

Belur Math é a sede da Ramakrishna Math e Ramakrishna Mission, ocupando uma área de 40 hectares de terra na margem ocidental do Hooghly (Ganga), no distrito de Howrah, a uma hora de carro de Calcutá. O documentário mostra como o majestoso templo, concebido por Vivekananda, foi concebido para celebrar a diversidade das religiões, ao trazer em sua construção elementos de diversos templos, com características de templos hindus, mesquitas e igrejas, quando visto de diferentes ângulos.

Belur Math

Conta-se que Swami Vivekananda viajou como Parivrajaka (monge errante)  através de muitas partes da Índia, visitando vários monumentos arquitetônicos como o Taj Mahal, os palácios Fatehpur Sikri e Diwan-i-Khas, os palácios do Rajastão, antigos templos de Maharashtra, Gujarat, Karnataka, Tamil Nadu e outros lugares e, durante sua turnê na América e na Europa devido à sua visita ao Parlamento das Religiões, ele se deparou com edificações de importância arquitetônica de estilos moderno, medieval, gótico e renascentista. Então, Vivekananda incorporou essas idéias no planejamento do templo Belur Math.

Swami Vijñanananda, um monge irmão de Swami Vivekananda e um dos discípulos monásticos de Ramakrishna, que era engenheiro civil em sua vida pré-monástica, foi quem projetou o templo de acordo com as idéias de Vivekananda e de Swami Shivananda, o Presidente de Belur Math, sendo lançada a pedra fundamental em 16 de maio de 1935.

Swami Vivekananda quando jovem
Swami Vivekananda quando jovem

Foi em Belur Math que Swami Vivekananda (1863-1902), o principal discípulo de Sri Ramakrishna (1836-1886), viveu os últimos anos de sua breve vida. Ele consagrou a propriedade em 1898 adorando a urna contendo as relíquias sagradas de Sri Ramakrishna, que ele mesmo transportou em seus ombros para o lugar de consagração. Naquela ocasião, ele proferiu estas palavras sobre Belur Math: "A luz resplandecente da harmonia universal que irá emanar daqui vai inundar o mundo inteiro". Em outra ocasião, ele disse que "O poder que tem a sua origem a partir daqui [Belur Math] vai inundar o mundo inteiro e transformar o curso da vida dos homens em diferentes níveis. A partir deste lugar brotarão ideais que serão a harmonia do Conhecimento, Devoção, Trabalho, Yoga. Todos os verdadeiros buscadores da espiritualidade vão no curso do tempo se reunir aqui”. Belur Math se tornou o centro de um movimento espiritual presente no mundo inteiro, conhecido como Movimento Ramakrishna.

Estátua de Ramakrishna em Belur MathEstátua de Ramakrishna em Belur Math

A área que Belur Math ocupa no Ganges inclui templos dedicados a Sri Ramakrishna, Sri Sarada Devi e Swami Vivekananda, em que suas relíquias estão consagradas, bem como o mosteiro principal da Ordem Ramakrishna. Uma estátua em tamanho normal de Sri Ramakrishna sentado em um lótus com cem pétalas está sobre um pedestal de mármore, dentro do templo dedicado a Ramakrishna.

Sarada DeviSarada Devi

Swami Vivekananda e a maioria dos discípulos monásticos de Sri Ramakrishna passaram muitos anos aqui. A esposa de Ramakrishna, Sri Sarada Devi, também visitou este lugar em várias ocasiões. A sala em que Swami Vivekananda atingiu seu Mahasamadhi foi preservada. A sede das organizações espalhadas pelo mundo conhecidas como Ramakrishna Math e Ramakrishna Mission também estão localizados aqui. Uma atração adicional é o museu, que contém artigos relacionados com a história da Ramakrishna Math e Mission. Os gramados verdes e crescimento exuberante de árvores e arbustos em todos os lugares adiciona serenidade e beleza ao lugar. Tudo isso tem contribuído para um ambiente de elevação espiritual que fez de Belur Math um importante local de peregrinação para pessoas de todo o mundo.

Vivekananda - comemoração de 150 anos do
                        nascimento

Em 2013 haverá em Belur Math comemorações pelos 150 anos do nascimento de Swami Vivekananda. Para comemorar esta data, Belur Math implantou vários projetos com a ajuda financeira do Governo da Índia. A data será celebrada pela Ramakrishna Mission em todas as sedes do mundo e pelo próprio governo da Índia.

O vídeo sobre Belur Math pode ser assistido no YouTube, através deste link:
http://youtu.be/m0LVciwbj4o

Infelizmente, só está disponível em inglês.

separador


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/

...
FaceBook link
.