Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Texto do mês

O Evangelho de Sri Ramakrishna

Escrito em bengali por Mahendranath Gupta, traduzido para o inglês por Swami Nikhilananda e do inglês para o português por Leda  Marina  Bevilacqua  Leal

Todos os meses colocamos à disposição dos nossos leitores novos textos. Neste mês, apresentamos uma tradução completa do "Evangelho de Sri Ramakrishna" para o português. 

The gospel of
                            Sri Ramakrishna

Ramakrishna, cujo nome original era Gadadhar Chattopadhyay (18 de Fevereiro, 1836 - 16 de Agosto, 1886), foi um dos mais importantes líderes religiosos da Índia no século XIX, e foi profundamente reverenciado por milhões de Hindus e não-Hindus como um mensageiro divino. 

No caso de muitos personagens religiosos importantes do passado remoto, não dispomos de informações biográficas confiáveis, pois a história se confunde com lendas. No caso de Ramakrishna, no entanto, dispomos de registros bastante confiáveis sobre sua vida e seu pensamento, que foram conservados por seus discípulos diretos e por outras pessoas que o conheceram. Uma importante obra intitulada originalmente "Sri Ramakrishna Kathamrita", foi escrita em bengali por Sri Mahendranath Gupta (que preferia chamar a si próprio de "M."). Essa obra, traduzida para o inglês por Swami Nikhilananda como "The gospel of Sri Ramakrishna" e, em português, como "O evangelho de Sri Ramakrishna", é uma das mais importantes descrições dos ensinamentos e da vida de Ramakrishna.

Mahendranath
                            GuptaMahendranath Gupta, ou "M" 

Gadadhar (Ramakrishna) nasceu em uma família de brâmanes, devotos de Vishnu, na região rural de Bengala. Desde a infância mostrou grande devoção religiosa e teve vivências espirituais espontâneas. Posteriormente, aos 20 anos de idade, tornou-se sacerdote do templo de Dakshineshvar dedicado à deusa Kali. Gradualmente, foi atingindo vivências profundas de contato com essa divindade. 

Templo de
                              Dakshineshvar
Templo de Dakshineshvar

Diversas pessoas tiveram grande influência em sua caminhada espiritual, como uma asceta chamada Bhairavi Brahmani, que tinha grande conhecimento sobre o Tantra, além de seguir a tradição devocional Vaishnava. Além de instruí-lo em muitas práticas, ela teve um importante papel por ser a primeira pessoa a reconhecer que ele havia atingido as experiências espirituais mais profundas descritas na tradição indiana. 

Kali Ma Bhavatarini, no templo de
                              Dakshineshvar
Estátua de Kali Ma Bhavatarini, no templo de Dakshineshvar

Kali
                                    Bhavatarini pisando sobre o peito de
                                    Shiva
Kali Bhavatarini pisando sobre o peito de Shiva

Em vez de se limitar a uma única linha espiritual, Gadadhar (Ramakrishna) se interessou e procurou vivenciar todas as tradições a que teve acesso, como a linha devocional Vaishnava (dedicada a Vishnu), o Vedanta (no qual foi iniciado por Totapuri), e até mesmo religiões não hindus, como o Islamismo e o Cristianismo. A conclusão que tirou de suas práticas pessoais foi a de que todas as religiões levam ao mesmo Deus. Ramakrishna não escreveu nenhum texto para difundir suas ideias e vivências, mas não era analfabeto como se costuma dizer, tendo frequentado a escola até a adolescência. 

Ramakrishna em
                              samadhi, apoiado por seu sobrinho Hriday
Ramakrishna em samadhi, apoiado por seu sobrinho Hriday, em 1879

Ramakrishna tinha frequentes vivências de samadhi, como uma visão da deusa Kali que ele assim descreveu: "As casas, as portas, os templos e todas as outras coisas desapareceram completamente, como se não houvesse nada em nenhum lugar! E o que eu vi foi um mar de luz infinito, sem margens; um mar que era consciência.  Em qualquer direção que eu olhasse,  por mais distante que fosse, eu via ondas brilhantes, uma após outra, vindo até mim."

Os parentes de Ramakrishna e outras pessoas próximas a ele interpretavam seus estados alterados de consciência como sinais de um desequilíbrio mental. A família decidiu que ele deveria se casar, para assumir responsabilidades e ficar mais conectado ao dia-a-dia. Ele concordou, indicando onde sua futura esposa deveria ser procurada. Aos 23 anos, Ramakrishna se casou com uma menina que tinha cinco anos de idade, chamada Saradamani Mukhopadyaya (que depois foi chamada de Sarada Devi). Esse tipo de casamento era comum, na época. Saradamani permaneceu com sua família até os 18 anos de idade, quando foi viver em Dakshineshvar, perto de Ramakrishna. Nunca tiveram uma vida conjugal comum, no entanto, pois ele já havia se tornado um renunciante (sannyasin). Ramakrishna via nela e em todas as mulheres a personificação da Grande Mãe divina. 

Sarada Devi,
                              fotografia de 1898
Sarada Devi, fotografia de 1898

A partir da década de 1870, Ramakrishna começou a ser conhecido e a atrair visitantes e seguidores. As pessoas se reuniam à sua volta, e ele falava sobre o conhecimento espiritual indiano, descrevendo suas próprias vivências e experiências e ilustrando as ideias mais profundas através de comparações e pequenas estórias que inventava. Gostava também de cantar hinos religiosos, e entrava frequentemente em samadhi. Sua principal mensagem era que o objetivo supremo de todos os seres vivos é a realização direta da divindade, por experiência pessoal. Os principais obstáculos para isso, segundo ele, seriam a busca de riquezas e de prazeres. Instruía diretamente muitas pessoas que o procuravam e que desejavam se dedicar à busca espiritual. Entre seus discípulos, podem ser citados:
(1) Grihasthas, ou chefes de família (pessoas que não abandoram a vida social): Mahendranath Gupta, Girish Chandra Ghosh, Akshay Kumar Sen e outros.
(2) Discípulos que abandonaram suas famílias e atividades mundanas, assumindo as obrigações de um renunciante (sannyasin):  Narendranath Dutta (Swami Vivekananda), Rakhal Chandra Ghosh (Swami Brahmananda), Kaliprasad Chandra (Swami Abhedananda), Taraknath Ghoshal (Swami Shivananda), Sashibhushan Chakravarty (Swami Ramakrishnananda), Saratchandra Chakravarty (Swami Saradananda), Tulasi Charan Dutta (Swami Nirmalananda), Gangadhar Ghatak (Swami Akhandananda), Hari Prasana (Swami Vijnanananda) e outros.
(3) Um pequeno grupo de mulheres, incluindo Gauri Ma (que depois fundou o Saradesvari Ashram) e Yogin Ma.

Alguns
                              discípulos de Ramakrishna, durante seu
                              funeral em 1886
Alguns dos discípulos de Ramakrishna, durante seu funeral em 1886

No início de 1885 Ramakrishna começou a ter problemas na garganta, que foram diagnosticados como câncer. Apesar dos tratamentos médicos, não melhorou, e recusou-se a parar de conversar, como lhe havia sido recomendado. Faleceu no dia 16 de agosto de 1886, aos 50 anos de idade. Antes de sua morte, Ramakrishna indicou Vivekananda como seu sucessor, com o encargo de cuidar de seus discípulos. Pouco depois, Vivekananda fundou o primeiro mosteiro da Ordem de Ramakrishna, em Baranagar. 

Ramakrishna,
                              em 1885
Ramakrishna, em 1885

Várias organizações diferentes acabaram sendo estabelecidas utilizando o nome de Ramakrisha. A mais antiga foi a fundada por Vivekananda em 1897 e que se chama Ramakrishna Math and Mission. Há também a Ramakrishna Vedanta Society fundada por Swami Abhedananda em 1923, e a Ramakrishna Sarada Math fundada por dissidentes em 1929, além de outras instituições mais recentes.

Esta obra completa está disponível para download na nossa Biblioteca Virtual de textos do site Shri Yoga Devi.

separador


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/

...
FaceBook link
.