Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Ano Novo na Índia

Estamos chegando ao final do ano de 2012... mas apenas de acordo com o calendário utilizado na Europa e em muitos outros países. Nosso calendário é chamado Gregoriano, por ter sido estabelecido em 1582 pelo papa Gregório XIII. No entanto, existem muitos outros calendários. De acordo com o calendário assírio, este é o ano de 6762, em vez de 2012;  segundo o calendário budista, é 2556; no calendário hebraico, estamos no ano de 5773; pelo calendário islâmico estamos em 1434; e pelo calendário chinês, em 4709.

anos de 2012 e 2013

O início da contagem dos anos varia de cultura para cultura, porque está associado a algum fato notável; no caso do calendário Gregoriano, ao nascimento de Cristo. O calendário hebraico se inicia na data de criação do mundo, de acordo com a Bíblia. Segundo a tradição indiana, estamos no ano de 5114, que é contado desde o início da Kali Yuga, a era negra da humanidade. Essa era teria começado, de acordo com os Puranas, quando Krishna morreu - uma data que corresponde, de acordo com a tradição, ao ano 3102 antes da era cristã. Mas existem também na Índia outros modos de contar os anos. De acordo com o Shaka Samvat (calendário oficial indiano moderno, baseado no início da dinastia Shakra ou Shalivahana), estamos no ano 1935.

Kali Yuga
Kali Yuga

Não é apenas a numeração dos anos (ou seja, o ponto de partida da contagem) que muda, conforme o calendário: o dia comemorado como início do ano também varia, conforme a tradição. Em muitas culturas, o início do ano coincide com fenômenos astronômicos importantes, como os solstícios e os equinócios, que são determinados pelo movimento aparente do Sol. Em algumas civilizações, como na indiana, o início do ano depende não apenas da posição do Sol mas também da fase da Lua. O calendário hebraico é luni-solar (ou seja, depende da Lua e do Sol), e o início do ano não cai sempre no mesmo dia do calendário Gregoriano. O ano 5773 hebraico, que é o atual, começou ao por do Sol (e não às zero horas) do dia que corresponde a 16 de setembro de 2012; e vai terminar em 4 de setembro de 2013.

Lua Nova

O calendário oficial indiano (Shaka Samvat) adota um dia fixo para o início do ano: o equinócio de primavera do hemisfério norte, que cai no dia que corresponde a 19, 20 ou 21 de março do calendário Gregoriano. Porém, o calendário tradicional hindu, que estabelece as datas das festas religiosas, é luni-solar (como o hebraico), e nele o dia do início do ano não corresponde a um dia fixo do calendário Gregoriano, sendo variável - mas nunca antes do equinócio de primavera do hemisfério norte (que corresponde ao equinócio de outono do Brasil).

Mês indiano de Chaitra, primeiro mês do
                        ano
Mês indiano de Chaitra, primeiro mês do ano, associado à primavera, ao amor e a Krishna

O ano hindu tradicional tem doze meses, sendo o primeiro deles chamado Chaitra. No ano Gregoriano de 2013, o ano hindu começará no dia que corresponde a 28 de março. O início de cada mês é determinado por dois fatores: (1) fase da Lua; (2) posição aparente do Sol no zodíaco. O início do mês está associado com a Lua Nova; se a Lua Nova ocorre antes do amanhecer, então esse é o primeiro dia do mês; se ocorrer depois do amanhecer, então o dia seguinte é o primeiro dia do mês. O nome do mês está associado à posição aparente do Sol (signo).

Zodíaco hindu
Zodíaco hindu

O nome do primeiro dia do ano e o modo de comemorá-lo varia em diferentes regiões da Índia. Há também calendários regionais, que fazem com que o primeiro dia do ano caia em datas diferentes. Mas geralmente se considera que o início do ano é o primeiro dia do mês hindu de Chaitra.

Detalhe de um calendário hindu

O mês Chaitra se inicia com a Lua Nova quando o Sol está na constelação de Aries (que se chama Mesha, em sânscrito). O segundo mês, chamado Vaishakha, se inicia com a Lua Nova quando o Sol está na constelação de Taurus (Vrishabha, em sânscrito), e assim por diante. A tabela abaixo indica os meses hindus e sua correlação com os signos do zodíaco: 

Horóscopo hindu

1. Chaitra, constelação Meṣa (Aries)
2. Vaiśākha, constelação Vṛṣabha (Taurus)
3. Jyaiṣṭha, constelação Mithuna (Gemini)
4. Āṣāḍha, constelação Karka (Cancer)
5. Śrāvaṇa, constelação Siṃha (Leo)
6. Bhādrapada ou Bhādra ou Proṣṭhapada, constelação Kanyā (Virgo)
7. Āśvina in,sometimes Aśvayuja, constelação Tula (Libra)
8. Kārtika, constelação Vṛścika (Scorpio)
9. Agrahāyaṇa ou Mārgaśīrṣa, constelação Dhanus (Sagittarius)
10. Pauṣa, constelação Makara (Capricornius)
11. Māgha, constelação Kumbha (Aquarius)
12. Phālguna, constelação Mīna (Pisces)

Celebração de fim de ano indiano (Holi)
Celebração de fim de ano (Holi ou Dhuli)

A festa de fim de ano, na tradição indiana, é chamada Holi em Hindi e Dhuli em sânscrito, e será comemorada no dia 27 de março de 2013 - o último dia do mês Phalguna. É o festival de primavera, também conhecido como "festival das cores". Na tradição religiosa, é uma festa em homenagem a Vishnu e Krishna. Durante essa festa, as pessoas acendem fogueiras, jogam pós ou líquidos coloridos uns nos outros (para comemorar o fim do inverno e a volta das cores da natureza) e dançam. A festa é bastante informal, cheia de brincadeiras, eliminando as barreiras de idade, gênero, status e casta. As cores utilizadas tradicionalmente eram extraídas de plantas e tinham efeitos medicinais; atualmente são utilizados corantes sintéticos e que contêm metais pesados, que podem produzir problemas de saúde nos participantes.

Festival das cores - Holi - na Índia

No dia seguinte (o primeiro dia do ano), a tradição indica que as pessoas devem decorar suas casas com coisas auspiciosas: folhas de manga, flores de jasmim, desenhos no chão (rangolis, feitos com pó de arroz colorido). Costumam ser colocadas lamparinas no centro dos rangolis, para simbolizar a luz que deve iluminar o lar durante o ano.

Mulher indiana desenhando um Rangoli no
                        dia de Ano Novo

Dá boa sorte ver, ao nascer do dia, coisas auspiciosas como jóias de ouro e prata, frutos, vegetais, flores, arroz cru e cocos. Deve-se tomar o banho ritual para se purificar e colocar uma roupa nova. São feitas orações nos templos, onde as pessoas ouvem predições para o ano que se inicia (Panchanga Sravanam).

Um alimento tradicional para o primeiro dia do ano é o Ugadi Pachadi, que é mais conhecido no ocidente como Mango Chutney. Ele contém ingredientes com todos os sabores básicos (doce, azedo, salgado, ácido, pungente, amargo) e acredita-se que essa combinação proporciona um ano equilibrado para a pessoa que o consome.

Mango Pachadi, ou Ugadi Pachadi

Qualquer que seja a tradição que você segue, nós lhe desejamos um feliz Ano Novo, agora ou na época em que o novo ano se iniciar para você!

Ano novo hindu
separador

Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/

...
FaceBook link
.