Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Agenda

Novembro de 2012

Dedicamos o Blog e a Newsletter deste mês de Novembro à divindade indiana Vishnu (Viṣṇu), um dos Devas (deuses) mais importantes e populares do Hinduísmo. 

 .

Você encontrará aqui muitas informações a respeito desta divindade da Índia, incluindo sua mitologia, um importante hino ("Mil nomes de Vishnu", ou Viṣṇusahasranāma), a tradução completa do Vishnu Purana para o português e muitas outras informações. 

...

Vishnu

Se você não tem nenhum conhecimento sobre Vishnu, comece nesta página.

separador

Meditação do mês: 

Mantra, Yantra e Mudrā de Vishnu 

..

Viṣṇu Gāyatrī Mantra 

Vamos apresentar primeiramente um mantra dedicado a Viṣṇu (o Viṣṇu Gāyatrī Mantra). Seu texto é este:

Vishnu Gayatri mantra, em devanagari

oṁ nārāyaṇāya vidmahe
vāsudevāya dhīmahi
tanno viṣṇuḥ pracodayāt

Aqui está uma boa gravação deste mantra:
Vishnu-Gayatri-mantra.mp3

Seu significado é este:

Om. Nós reconhecemos Nārāyaṇa [aquele que paira sobre as águas] e contemplamos Vāsudeva [a divindade que está em tudo]. Que Viṣṇu nos ilumine!

Benefícios: O mantra Viṣṇu Gāyatrī aumenta as bênçãos de Viṣṇu. Ajuda a desenvolver e sustentar o poder divino. Gera harmonia, paz e remove obstáculos. 

Melhor dia para recitar o mantra: o décimo-segundo dia lunar (dvādaśī tithi), ou seja, o décimo-segundo período lunar (tithi) contado a partir da Lua Nova; ou às quartas-feiras, dia da semana dedicado a Vishnu. 

Número de repetições: 11, 108 ou 1008 vezes.

Vishnu

Viṣṇu Yantra 

O diagrama sagrado (Yantra) dedicado a Viṣṇu está representado abaixo. 

Na sua parte central ele contém dois triângulos vermelhos entrelaçados, um com a ponta para baixo e o outro com a ponta para cima, representando a união dos opostos. O ponto central (bindu) representa o OM e o Absoluto (Brahman). Os dois triângulos, sobre um fundo de ouro, são cercados por dois lótus, um com 8 pétalas e o outro com 12 pétalas vermelhas, dentro de um campo (bhupur) azul. 

Yantra (diagrama sagrado) de Vishnu

Mahā Viṣṇu é o protetor dos mundos, é o aspecto do Divino que preserva o Universo. Shri Vishnu Yantra é usado para adorar o Senhor Vishnu, e pode ser usado para alcançar bênçãos, sucesso, realização e preservação da saúde, família, riqueza. Ele protege todos os seres vivos sobre este plano da terra. A meditação em seu yantra traz vida longa, prosperidade, paz, felicidade, sucesso, remoção dos impedimentos ou obstáculos. 

Viṣṇu Mudrā 

O gesto com as mãos dedicado a Vishnu (Viṣṇu Mudrā) é realizado com a mão direita. Os dedos polegar, anular e mínimo ficam estendidos, e os dedos indicador e médio são dobrados sobre a mão. Não é muito fácil colocar os dedos nessa posição, inicialmente. Para treinar, ajude com a outra mão a colocar os dedos na posição.

Vishnu Mudra - o gesto de Vishnu

Os dedos polegar, anular e mínimo – associados com os elementos Terra, Ar e Fogo – permanecem estendidos, trazendo uma sensação de estabilidade e foco. 

Vishnu Mudrá é uma excelente prática destinada a levar os três corpos (espiritual, mental e físico) ao alinhamento. Embora este mudrá esteja mais comumente associado com o Anuloma Viloma, pranayama que equilibra as nadis ida e pingala, o Vishnu Mudrá pode ser usado a qualquer momento por aqueles que procuram concentrar-se.

Meditação 

Pode-se fazer uma prática de meditação utilizando qualquer combinação do gesto com as mãos dedicado a Vishnu (Viṣṇu Mudrā), a concentração sobre o diagrama místico de Vishnu (Viṣṇu Yantra) e a repetição do Viṣṇu Gāyatrī Mantra. Se conseguir, combine os três; se tiver dificuldades, pode praticar cada um deles separadamente, ou combinados dois a dois. Sua mente deve estar voltada para Viṣṇu, a divindade que concede a luz (sattva).

O dia do mês lunar dedicado a Vishnu é Dvādaśī Tithi (décimo-segundo período, depois da Lua Nova). Em dezembro de 2012, esse período começa, no Brasil, às 20:16 do dia 09/12 e termina às 17:22 do dia 10/12. Há um site através do qual é possível calcular os tithis de cada mês, dando as coordenadas geográficas (por exemplo: Brasília, 15 graus e 47 minutos Sul, 47 graus e 52 minutos oeste):  

www.astroica.com/vedic-astrology/tithi-calculator.php

separador

Novo texto no site: 

"Vishnu Purana"

Todo mês estamos adicionando novos textos para leitura na biblioteca virtual do nosso site Shri Yoga Devi. Nesta edição estamos disponibilizando para os nossos leitores uma nova tradução completa para o português do Vishnu Purana, um dos textos fundamentais da tradição hindu sobre Vishnu, que ainda não havia sido traduzido para nosso idioma. A tradução foi feita por Eleonora Meier, a partir da versão em inglês de Horace Hayman Wilson. 

Vishnu Purana

Em uma página separada do nosso Blog, apresentamos informações sobre esse importante texto Vaishnava: Vishnu Purana, que é uma importante contribuição para o conhecimento da tradição indiana sobre essa divindade. 

Vídeo do mês: 

Vishnu Sahasranama, "Os mil nomes de Vishnu" 

Apresentamos neste mês um vídeo que mostra a recitação do hino Vishnu Sahasranama (Viṣṇusahasranāma), "Os mil nomes de Vishnu", que descreve os principais epítetos e qualificações dessa divindade.

Vishnu é uma divindade popular e é adorado amplamente por toda a Índia. Ele tem 1.000 nomes, e os devotos que se dedicam à recitação e repetição de seus nomes acumulam grandes bênçãos por esta prática.

Vishnu Sahasranama

Na página em que apresentamos o vídeo, há uma explicação geral sobre esse hino, bem como links para versões em PDF que contêm o texto em sânscrito (em devanagari e transliterado) para acompanhar a recitação, bem como uma versão em inglês. 

Veja as informações e o vídeo sobre o Vishnu Sahasranama nesta página.

Mitologia: 

Vishnu e seus dez Avatares principais (Dashavatara)

O nome de Vishnu vem da raiz sânscrita "vish", que significa permear ou penetrar. Esse Deva (divindade) é considerado por seus devotos como uma representação do Ser divino eterno, o Absoluto (Brahman), que permeia todo o universo. 

Outro nome para Vishnu é Narayana, cujo significado é "aquele que se move nas águas”. Essa denominação o associa com as águas primordiais que representam o mundo antes da criação. As informações principais a respeito de Vishnu podem ser encontradas nesta página de nosso Blog.

Vishnu no mar primordial

Vishnu é uma divindade luminosa (associada a Sattva, o poder purificador do universo). Ele se manifesta no mundo sob diferentes formas, chamadas Avatares. Há um grande número dessas formas, mas dez são as principais (Dashavataras), que incluem Krishna e Rama .

Dashavatara - os dez Avatares principais de Vishnu

Veja a descrição dessas dez formas divinas de Vishnu nesta página.

Vídeo de nossa equipe: 

Yoga e Meditação (Dhyana)

Produzimos o nosso primeiro vídeo, que está disponível no YouTube. É uma entrevista com Roberto de A. Martins (Shivananda Yaksha) a respeito de meditação (Dhyana), de acordo com o sistema tradicional indiano ensinado por Patañjali nos Yoga-Sutras (Raja-Yoga). Você pode assistir ao vídeo utilizando o link abaixo.

Vídeo sobre Yoga e Meditação, no YouTube, com Roberto de A. Martins

Eventos realizados: 

Workshop sobre Yoga e Meditação em São Luís, MA (2-4 de novembro)

No início de novembro tivemos uma oficina sobre Yoga e Meditação em São Luís, com duração de três dias (2 até 4 de novembro).  O workshop, ministrado por Roberto de A. Martins (Shivananda Yaksha) ocorreu no Alchimia Espaço Holístico.  

Meditação e yoga - São Luís, novembro de 2012

O curso foi teórico e prático. Apresentou desde as técnicas mais básicas de relaxamento e controle mental, para acalmar o fluxo de pensamentos e emoções, até práticas de concentração e meditação para fins espirituais. Foram também explicadas as bases conceituais do Yoga clássico de Patañjali (exposto no Yoga-Sutra). 

Meditação e yoga - oficina realizada em São Luís, novembro de 2012

Os exercícios básicos foram introduzidos nos dois primeiros dias, e no terceiro dia houve práticas intensivas de meditação, para fixar e aprofundar as técnicas aprendidas.

A parte teórica do Workshop de Meditação está apresentada no livro de Roberto de A. Martins, "O Yoga Tradicional de Patañjali: o Rāja-Yoga segundo o Yoga-Sūtra e outros textos indianos clássicos". Mais informações sobre o livro podem ser encontradas nesta página.

Meditação e Yoga - workshop realizado em São Luís, MA, novembro de 2012

Eventos realizados: 

I Encontro Nordestino de Pesquisas sobre Religiões e Filosofias da Índia (ENPERFI)

Entre os dias 19 e 21 de Novembro, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, sediou o primeiro ENPERFI – Encontro de Pesquisas em Religiões e Filosofias da Índia. O evento foi organizado pelos professores Maria Lucia Abaurre Gnerre (coordenadora), Deyve Redysson, Fabrício Possebon e Roberto de A. Martins.  

ENPERFI - banner do Primeiro Encontro Nordestino de Pesquisas sobre Religiões e Filosofias da Índia

O ENPERFI foi promovido pelo Programa de Mestrado em Ciências das Religiões da UFPB e pelo Grupo Padma, contando com apoio da CAPES. 

Encerramento do I ENPERFI

A foto acima, tirada durante o encerramento do evento, tem no centro o sr. Raj Kumar Srivastava, vice-embaixador da Índia no Brasil, que participou do ENPERFI. Algumas das fotos tiradas durante o encontro estão disponíveis neste Álbum do Picasa do ENPERFI

MEDITAÇÃO DA LUA CHEIA

A Lua Cheia de Novembro ocorre no dia 28/11, quarta feira. 

Calendário lunar - Novembro de 2012

A Lua Cheia de Dezembro ocorre no dia 28/12, sexta feira. 

   Calendário lunar - Dezembro de 2012

Este dia é um tempo de conexão e expansão da Luz interna. Veja a Lua, sinta sua energia, conecte-se com a Luz do Sol que nos ilumina e alimenta. Veja mais sobre a Meditação da Lua Cheia na Agenda do nosso site: 

www.shri-yoga-devi.org/agenda.html   

separador


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/

...
FaceBook link
.