Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

"Os mil nomes de Vishnu" Viṣṇusahasranāma

Há um importante hino que louva as qualidades de Vishnu (Viṣṇu) chamado Viṣṇusahasranāma

Em sânscrito, sahasra significa "mil" e nāma significa "nome". O título Viṣṇusahasranāma pode ser traduzindo literalmente como "os mil nomes de Vishnu", pois contém aproximadamente mil nomes ou epítetos da divindade Vishnu, um dos Devas que compõem a trimurti hindu com os devas da criação (Brahma), preservação (Vishnu) e destruição (Shiva).

Narayana

Existem hinos semelhantes, também chamados sahasranāma, dedicados a muitos outros Devas e Devis (Shiva, Ganesha, Lalita, Shakti, e outros). 

Viṣṇusahasranāma é encontrado no épico hindu Mahābhārata, na seção CXLIX do Shanti Parva, ou Anushāsana Parva (capítulo relativo às ordens ou regras para os reis). Essa é a versão mais popular dos 1.000 nomes de Vishnu. De acordo com o capítulo 149 de Anushāsana Parva (versículos 14 a 120), esses nomes foram transmitidos a Yudhisthira pelo famoso guerreiro Bhishma, que estava em seu leito de morte no campo de batalha de Kurukshetra.

Existem, no entanto, outras versões que aparecem no Padma Purana e no Matsya Purana. 

Vishnu Sahasranama

Cada nome do Sahasranāma elogia um dos inúmeros grandes atributos de Vishnu. Acredita-se que a recitação de um Sahasranāma, de qualquer um dos Devas, gera grandes méritos. Alega-se que a recitação traz calma inabalável de espírito, liberdade e traz conhecimento eterno. 

Embora seja chamado Sahasranāma, na verdade, contém apenas 901 diferentes nomes de Vishnu, em vez de mil diferentes. Oitocentos e quinze nomes aparecem apenas uma vez; setenta e cinco nomes são repetidos duas vezes; nove nomes aparecem três vezes e dois nomes, quatro vezes. Os intérpretes tentaram dar significados diferentes para a mesma palavra em lugares diferentes, para justificar essas repetições. 

Vishnu Sahasranama em sânscrito

O hino é cantado em sânscrito, e além da parte que contém os "mil nomes", há uma parte introdutória que aparece em algumas versões. Esse hino, completo, pode ser acompanhado através do seguinte link do YouTube: http://youtu.be/O8tJCTgkwQQ

Além de uma boa gravação de áudio, o vídeo acima vai mostrando o texto, parte por parte, em sânscrito e em inglês. Alertamos, no entanto, quea versão em inglês não é, exatamente, uma tradução e sim uma interpretação sectária do hino, muitas vezes questionável.

Vishnu Sahasranama - vídeo do YouTube

Disponibilizamos aqui, para nossos leitores, duas versões do Viṣṇusahasranāma, em formato PDF. Uma delas contém o texto em sânscrito, apenas, e serve para acompanhar o áudio e aprendê-lo.
Vishnu-Sahasranama-Sanskrit.pdf

O segundo PDF contém, além do texto em sânscrito, uma tradução para o inglês, melhor do que a do vídeo acima indicado.
Vishnu-Sahasranama-Sanskrit-English.pdf

Vishnu e uma visão de Vaikuntha

separador


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/

...
FaceBook link
.