Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Agenda

Outubro de 2012

Dedicamos o Blog e a Newsletter deste mês de Outubro ao Festival Indiano do Navaratri (Nove Noites) dedicado à Deusa Durgā. Em 2012, o Navaratri começa na terça-feira, dia 16 de outubro, e continua até quarta-feira, dia 24 de outubro. 

 

Você encontrará aqui muitas informações a respeito do significado e dos rituais associados a essa grande festa religiosa hindu. 


Durga Puja

As diversas páginas deste Blog de Outubro de 2012 esclarecem vários aspectos do significado do Navaratri. 

Nos anos anteriores já colocamos informações sobre essa grande festa religiosa indiana:

http://www.shri-yoga-devi.org/Blog/2011-09-Durga-Puja.html
http://www.shri-yoga-devi.org/Blog/2010-10-Navaratri.html

Apresentamos aqui novas informações sobre o Navaratri, que complementam as que já foram divulgadas antes. Se você não tem nenhum conhecimento sobre o assunto, comece nesta página.

separador

Meditação do mês: 

Navarna Mantra   

Um mantra curto e simples, que é dedicado à deusa Durgā e que é muito utilizado durante o Navaratri, é o Navarna Mantra (o mantra de nove sílabas). O mantra é este:

    aim hrīm klīm camuṇḍayai vicce

Ele é dividido em nove sílabas, desta forma:

    aim hrīm klīm ca-mu-ṇḍa-yai vi-cce

Ao ser recitado, adiciona-se no início mais uma sílaba, o mantra OM. Portanto, o mantra completo é este:

    OM aim hrīm klīm camuṇḍayai vicce

Navarna mantra - Om Aim Hrim Klim Camundayai Vicce

O mantra OM é o símbolo de Brahman, ou do Absoluto, que na tradição Shakta (da Grande Deusa) é a própria Shakti. O mantra Aim é a semente (bija) da sabedoria, do passado, do guna rajas e da criação, está associado à deusa Maha Sarasvati. O mantra Hrim é a semente (bija) que representa o presente, o guna sattva, a iluminação, está associado à deusa Maha Lakshmi. O mantra Klim é a semente (bija) que representa o futuro, a destruição, o guna tamas, a libertação de todos os apegos, está associado á deusa Maha Kali. A palavra Camunda é um dos nomes da deusa Durgā, aquela que destroi os demônios Canda e Munda. Sob o ponto de vista psicológico, Canda representa a violência, e Munda representa o apego, o desejo. A palavra Vicce significa: "desprenda". 

A deusa Chamunda (Camunda Devi) Chamunda Devi

O significado deste mantra é um pedido a Camunda, a deusa que unifica os três poderes (gunas) de Sarasvati, Lakshmi e Kali, para que solte ou desprenda a pessoa todos os apegos, de todas as limitações.É um mantra destinado à purificação espiritual. 

Abaixo estão os links para duas gravações desse mantra, em MP3. Em um deles o mantra é cantado lentamente; no outro, é recitado mais rapidamente. 

Navarna mantra recitado (rápido)  
Navarna mantra cantado (lento)

Esse mantra costuma ser repetido muito mais rapidamente do que nessas gravações. Elas podem ser utilizadas para aprender o mantra, mas depois deve-se praticar aumentando a velocidade. Quando ele é recitado de forma correta, não se respira no meio do mantra, apenas entre duas repetições do mantra. 

Prática utilizando o Navarna Mantra   

Há práticas bastante complexas utilizando o Navarna Mantra. Vamos apresentar apenas o modo mais simples de utilizar esse mantra.

A deusa Chamunda (Camunda Devi)

Primeiramente, entre no espírito adequado para a prática, pensando a respeito do significado espiritual da batalha de Durgā contra os dois demônios Canda e Munda. Dentro de nós, esses dois demônios representam a violência e o apego, dois enormes obstáculos no nosso caminho de desenvolvimento espiritual. Mesmo quando tentamos superar obstáculos como esses com todo nosso esforço pessoal, continuamos presos a eles. É necessário contar com ajuda externa (de Durgā) para superar esses obstáculos e podermos dar um salto para a nossa próxima etapa. 

Se você não quiser se desprender de seus desejos, apegos e impulsos violentos, não faça essa prática. Se você está satisfeito consigo mesmo, com sua vida e com tudo o que já conseguiu, não faça essa prática. Se você não quiser se transformar, não faça essa prática. 

Se você tiver vontade de superar seus limites atuais e se transformar, peça ajuda à Grande Deusa e entregue-se a ela. Não peça nada de específico, pois você ignora aquilo de que realmente precisa, para se desenvolver espiritualmente. Confie nela totalmente. Se você tiver confiança, ela será uma mãe bondosa. 

Japa mala, com 108 contas de sândalo

Depois de aprender a recitação do Navarna Mantra, assente-se em uma posição firme e confortável, em um local puro e tranquilo. A melhor posição é ficar com o rosto voltado para Leste ou para o Norte. Recite o Navarna Mantra, de modo rápido, 108 vezes. Você pode utilizar um rosário indiano (japa mala) para contar as repetições. Ou então, simplesmente repita um grande número de vezes, sem contar. O importante é estar consciente do significado do mantra, e entregar-se ao poder de Durgā. 

Segundo a tradição indiana, o efeito deste mantra é muito maior durante o Navaratri.

separador

Novo texto no site: 

"Devi Kavacham"

Todo mês estamos adicionando novos textos para leitura na biblioteca virtual do nosso site Shri Yoga Devi. Nesta edição estamos disponibilizando para os nossos leitores uma nova tradução para o português do Devi Kavacham ("A Armadura da Deusa"), que faz parte do Chandi Patha - recitação ritual do Devi Mahatmya, que é um dos textos fundamentais do Navaratri. A tradução foi feita por feita por Phulla Kalika, que gentilmente nos ofereceu esse trabalho par divulgação.

Deusa Durga matando demônios

Em uma página separada do nosso Blog, apresentamos o texto desse hino, em sânscrito transliterado e em português, bem como uma gravação desse hino em MP3. Clique neste link para acessar o Devi Kavacham.

Vídeo do mês: 

Durgā Āratī 

Apresentamos neste mês um vídeo que mostra um ritual especial (Āratī) para a deusa Durgā, com explicações sobre esse ritual e o texto do cântico que o acompanha.

arati para a deusa durga

Ārāttika em sânscrito, e Āratī, Arathi, Ārthi ou Ārti em hindi, é um ritual religioso de adoração hindu, uma parte do Puja, em que uma chama (normalmente oriunda de pavios de algodão embebidos em ghī - manteiga clarificada, líquida) ou cânfora, é oferecida a uma ou mais deidades. A palavra também pode se referir à canção tradicional devocional hindu que é cantada durante o ritual. 

Veja as informações e o vídeo sobre o Durgā Āratī nesta página.

A página principal onde apresentamos informações sobre o Navaratri (Durgā Puja) também contém alguns vídeos de rituais realizados durante este festival, neste link.

Mitologia: 

As nove Durgās

Os nove dias do Navaratri estão associados, na tradição Shakta, a nove manifestações ou aspectos da Deusa Durgā. 

NavaDurga - as nove Durgas

Veja a descrição dessas nove formas divinas de Durgā nesta página.

Livros do mês: 

Coleção Cultura Oriental: língua, filosofia e crença

Maria Lúcia Abaurre Gnerre e Fabricio Possebon (organizadores)
Editora da UFPB, 2012.

Neste mês apresentamos para os nossos leitores a "Coleção Cultura Oriental: língua, filosofia e crença", que aborda aspectos do pensamento religioso e filosófico oriental - principalmente da Índia. Os três primeiros volumes serão lançados em Novembro, durante o ENPERFI - Encontro de Pesquisas em Religiões e Filosofias da Índia.

Cultura oriental, volume 1

Estamos participando desta coleção com a autoria de três capítulos e estaremos participando do ENPERFI com a apresentação de novos trabalhos (Flávia Bianchini e Roberto de A. Martins). 

Veja mais informações sobre essa coleção de livros neste link.

separador

Novos eventos: 

Workshop sobre Yoga e Meditação em São Luís, MA (2-4 de novembro)

No início de novembro teremos uma oficina de Yoga e Meditação em São Luís, com duração de três dias (2 até 4 de novembro).  O workshop, ministrado por Roberto de A. Martins (Shivananda Yaksha) ocorrerá no Alchimia Espaço Holístico. Haverá uma palestra aberta na quinta feira, dia 01/11, às 19 horas. 

Meditação

O curso será teórico e prático. Apresentará desde as técnicas mais básicas de relaxamento e controle mental, para acalmar o fluxo de pensamentos e emoções, até práticas de concentração e meditação para fins espirituais. Serão também explicadas as bases conceituais do Yoga clássico de Patañjali (exposto no Yoga-Sutra). 

Meditação

Todos os exercícios básicos serão introduzidos nos dois primeiros dias, e no terceiro dia haverá práticas intensivas de meditação, para fixar e aprofundar as técnicas aprendidas.

A parte teórica do Workshop de Meditação está apresentada no livro de Roberto de A. Martins, "O Yoga Tradicional de Patañjali: o Rāja-Yoga segundo o Yoga-Sūtra e outros textos indianos clássicos". Mais informações sobre o livro podem ser encontradas nesta página.

Veja mais informações sobre o Workshop de Meditação que será realizado em São Luís, neste link.

Meditação e Yoga

I Encontro Nordestino de Pesquisas sobre Religiões e Filosofias da Índia (ENPERFI)

Entre os dias 19 e 21 de Novembro, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, irá sediar o primeiro ENPERFI – Encontro de Pesquisas em Religiões e Filosofias da Índia. O evento está sendo organizado pelos professores Maria Lucia Abaurre Gnerre (coordenadora), Deyve Redysson, Fabrício Possebon e Roberto de A. Martins.  

ENPERFI

O ENPERFI é promovido pelo Programa de Mestrado em Ciências das Religiões da UFPB e pelo Grupo Padma, contando com apoio da CAPES.

Veja mais informações sobre o evento neste link.

MEDITAÇÃO DA LUA CHEIA

A Lua Cheia de Outubro ocorre no dia 29/10, segunda feira

Calendário lunar - Outubro de 2012

A Lua Cheia de Novembro ocorre no dia 28/11, quarta feira. 

   Calendário lunar - Novembro de 2012

Este dia é um tempo de conexão e expansão da Luz interna. Veja a Lua, sinta sua energia, conecte-se com a Luz do Sol que nos ilumina e alimenta. Veja mais sobre a Meditação da Lua Cheia na Agenda do nosso site: 

www.shri-yoga-devi.org/agenda.html   

separador


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/

...
FaceBook link
.