Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad
Agenda
Setembro de 2012

Dedicamos o Blog e a Newsletter deste mês de Setembro ao Lingam de Shiva (Shivalinga) - um símbolo muito importante na espiritualidade indiana. 

Você encontrará aqui práticas associadas ao Lingam, bem como textos e vídeos relacionados com esse símbolo hindu. 


homenagem ao Lingam

A palavra "linga", que vem do radical sânscrito lag, significa uma marca, um signo, uma indicação, um emblema, um sinal. Na interpretação espiritual indiana, o Lingam (ou Linga) é uma representação simbólica do Absoluto (Brahman). As várias divindades indianas (Devas) possuem representações antropomórficas sob a forma de pinturas e esculturas. Brahman, no entanto, não se assemelha a uma pessoa, não tem corpo, não tem aparência física. Não existem estátuas ou pinturas de Brahman. Mas ele pode ser representado por esse sinal especial. 

As diversas páginas deste Blog de Setembro de 2012 esclarecem vários aspectos do significado do Lingam. Se você não tem nenhum conhecimento sobre o assunto, comece nesta página.

Meditação do mês: 

Meditação utilizando o Shivalinga   

Existem diferentes mantras para cada divindade. Há muitos mantras dedicados a Shiva, por exemplo. Porém, como o Lingam representa o Absoluto, ou Brahman, existe um único mantra associado a ele: o OM. Esse será o mantra utilizado na meditação sobre o Lingam.

Shivalinga mudrá

Há um gesto feito com as mãos (mudrá) específico associado ao Shiva Lingam, que é chamado Shivalinga Mudrá. No corpo humano, o Lingam é representado pelo polegar: “Algumas autoridades recomendaram o culto do lingam sobre o polegar, etc. Nesses rituais de culto ao lingam não existe nenhum tipo de proibição.” (Shiva Purana I.11.34)

Shiva Linga Mudrá

No Shivalinga mudrá, a mão esquerda, aberta, é colocada em posição horizontal, na altura do diafragma. A mão direita, fechada, com o polegar para cima, é colocada sobre a mão esquerda.  (Observação: há um outro mudrá, chamado Lingam mudrá, que é diferente deste.)

O gesto feito com a mão esquerda se chama Ardhachandra mudrá, e o da mão direita se chama Shikhara mudrá. 

Ardhachandra Mudra

Ardhachandra mudrá representa a Lua no quarto minguante. Todos os dedos, exceto o polegar, ficam esticados e unidos. O polegar fica separado dos demais dedos. Não se deve confundir com outro gesto, no qual todos os  cinco dedos ficam unidos e que se chama Pataka mudrá.

 Shikhara Mudra

Shikhara mudrá representa o pico de uma montanha ou o topo de uma árvore, uma coluna, um bastão. Todos os dedos, exceto o polegar, ficam dobrados com suas pontas encostadas na palma da mão. O polegar fica esticado, separado dos demais dedos.

Meditação utilizando o Shiva Lingam

Assente-se em uma posição confortável e coloque as mãos em Shivalinga mudrá, na altura do diafragma. As mãos podem ficar encostadas ao peito, para facilitar o gesto. 

Primeiramente, repita um mantra para Shiva, em voz alta ou mentalmente. Você pode utilizar o "Om namah Shivaya" ou o "Om Shivaya namah". Há uma boa gravação do segundo deles neste link:

Mantra "Om Shivaya Namah" repetido 24 vezes

Depois de algum tempo, passe a repetir (mentalmente) apenas o "OM", concentrando sua atenção em Brahman - o Absoluto, aquele que não tem forma nem limites. Esvazie sua mente de pensamentos e associações. 

OM

separador
O que significa o Lingam

Se você fizer algumas buscas simples na Internet com a palavra "lingam", poderá ficar com a impressão de que essa palavra significa simplesmente "pênis" e que todas as práticas associadas ao lingam têm alguma conotação sexual. Isso não é verdade, na tradição indiana. É verdade que, em certos contextos, a palavra "lingam" pode indicar o órgão sexual masculino; mas tem outros significados muito mais profundos, na religião e na filosofia indiana. 

Lingam oferendas

Veja mais informações sobre os significados do Lingam nesta página.

Novo texto no site: 

O Lingam no "Shiva Purana"

Todo mês estamos adicionando novos textos para leitura na biblioteca virtual do nosso site Shri Yoga Devi. 

Neste mês, colocamos à disposição dos nossos leitores a tradução para o português de uma parte do Shiva Purana que trata sobre o Lingam. 

Lingam, Shiva, Brahma, Vishnu

O Shiva Purana apresenta o principal mito descrevendo a origem do Shiva Linga, bem como expõe o seu significado religioso e filosófico, apresentando também diversas práticas associadas ao Lingam. É um texto fundamental para a compreensão do Shiva Linga. 

Veja mais informações nesta página: O Lingam no Shiva Purana

Vídeos do mês: 

Lingam Puja - rituais para o Lingam

Nos templos, nas ruas e nas residências da Índia é comum que as pessoas façam rituais (Puja) associados ao Shiva Linga.

Lingam puja

Selecionamos neste mês vários vídeos do YouTube que mostram alguns aspectos do Lingam Puja. Apresentamos também diversas explicações a respeito desse tipo de ritual, que podem ser vistas neste link.

Hino devocional: Lingam Ashtakam (oito estrofes sobre o Lingam) 

Um dos cânticos mais populares associados ao Lingam é o Lingashtakam (que significa "oito estrofes sobre o Lingam"). Trata-se de um hino devocional (stotra) que elogia o Shivalinga, sob vários aspectos. 

Em uma página separada do nosso Blog, apresentamos o texto desse hino, em sânscrito transliterado e em português, bem como duas gravações desse hino. Clique neste link para acessar o Lingashtakam.

Shiva Lingam puja

separador

Livro do Mês: 

"O Yoga Tradicional de Patañjali: o Rāja-Yoga segundo o Yoga-Sūtra e outros textos indianos clássicos"

Por Roberto de A. Martins

Acaba de ser lançado nosso novo livro: "O Yoga Tradicional de Patañjali: o Rāja-Yoga segundo o Yoga-Sūtra e outros textos indianos clássicos", de Roberto de A. Martins, com a colaboração de Flávia Bianchini.

livro "O yoga tradicional de Patañjali"

Este livro fornece a base teórica para a compreensão do Yoga tradicional indiano, exposto por Patañjali no Yoga-Sūtra. Tal fundamentação conceitual é muito importante para quem quer se dedicar à prática dos membros internos do Yoga, como a meditação (dhyāna).

Mais informações sobre o livro podem ser encontradas nesta página.

separador

Novos eventos: 

Workshop sobre Yoga e Meditação em São Luís, MA (2-4 de novembro)

No início de novembro teremos uma oficina de Yoga e Meditação em São Luís, com duração de três dias (2 até 4 de novembro).  O workshop, ministrado por Roberto de A. Martins (Shivananda Yaksha) ocorrerá no Alchimia Espaço Holístico. Haverá uma palestra aberta na quinta feira, dia 01/11, às 19 horas. 

Workshop sobre Yoga e Meditação, em São Luís, MA

O curso será teórico e prático. Apresentará desde as técnicas mais básicas de relaxamento e controle mental, para acalmar o fluxo de pensamentos e emoções, até práticas de concentração e meditação para fins espirituais. Serão também explicadas as bases conceituais do Yoga clássico de Patañjali (exposto no Yoga-Sutra). 

Todos os exercícios básicos serão introduzidos nos dois primeiros dias, e no terceiro dia haverá práticas intensivas de meditação, para fixar e aprofundar as técnicas aprendidas.

Veja mais informações sobre o workshop de meditação neste link.

I Encontro Nordestino de Pesquisas sobre Religiões e Filosofias da Índia (ENPERFI)

Entre os dias 19 e 21 de Novembro, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, irá sediar o primeiro ENPERFI – Encontro de Pesquisas em Religiões e Filosofias da Índia. O evento está sendo organizado pelos professores Maria Lucia Abaurre Gnerre (coordenadora), Deyve Redysson, Fabrício Possebon e Roberto de A. Martins.  

ENPERFI

O ENPERFI é promovido pelo Programa de Mestrado em Ciências das Religiões da UFPB e pelo Grupo Padma, contando com apoio da CAPES.

Veja mais informações sobre o evento neste link.

MEDITAÇÃO DA LUA CHEIA

A Lua Cheia de Setembro ocorreu no dia 30/09, domingo. 

   Calendário lunar - Setembro de 2012

A Lua Cheia de Outubro ocorre no dia 29/10, segunda feira. 

   Calendário lunar - Outubro de 2012

Este dia é um tempo de conexão e expansão da Luz interna. Veja a Lua, sinta sua energia, conecte-se com a Luz do Sol que nos ilumina e alimenta. Veja mais sobre a Meditação da Lua Cheia na Agenda do nosso site: 

www.shri-yoga-devi.org/agenda.html   

separador


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/

...
FaceBook link
.