Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Vídeos do mês: 

Lingam Puja - rituais para o Lingam

Nos templos, nas ruas e nas residências da Índia é comum que as pessoas façam rituais (Puja) associados ao Shiva Linga. Apresentamos primeiramente uma descrição geral a respeito desses rituais e, depois, indicamos os links de diversos vídeos interessantes sobre esse tema.

Lingam instalado em um templo

Na Índia existem imagens do Shivalinga em todos os templos dedicados a Shiva, e também em muitos outros lugares (nas ruas das cidades e perto dos rios). Além disso, muitas pessoas têm um Shivalinga em casa. O Shivalinga pode ser feito de pedra, argila e vários outros materiais. Há alguns, pequenos, que são feitos de cristal. 

Lingam de cristal

O ritual dedicado ao Lingam (Lingam Puja) ajuda os devotos a entrarem em contato com o aspecto supremo e não-antromórfico de Shiva, ou seja, com seu aspecto que representa o Absoluto ou Brahman. É muito mais fácil entrar em contato com Shiva sob o aspecto corpóreo, antropomórfico, mas o Lingam tem um objetivo mais profundo.  Mais importante do que rituais externos é a atitude interna, de procurar estabelecer uma conexão pessoal, uma vivência direta, de união com Brahman através do Lingam.

Meditando sobre o significado do Lingam

Há muitos modos de fazer o culto ao Lingam. Descrevemos abaixo uma sequência simples.

Antes de começar o Puja, o devoto deve tomar um banho e colocar roupas limpas. No início do culto podem ser cantados vários mantras associados a Shiva, como "Om namah Shivaya", mas que apenas servem como preparo inicial, pois as escrituras (como o Shiva Purana) explicam que esses mantras estão associados ao aspecto antropomórfico de Shiva, e não ao Lingam. O mantra específico do Lingam é o OM.

Lingam com OM e oferecimento de frutas

Ao iniciar o culto do Lingam, propriamente dito, o devoto se assenta diante da representação do Lingam e toca um sino ou sopra uma concha. 

Então, se realiza a ablução ou banho religioso (abhisheka), derramando líquidos sobre o Lingam. Os líquidos que podem ser utilizados são muitos: água do rio Ganges, mel, melado, caldo de cana, leite, iogurte, manteiga líquida (ghi), água do mar, água de côco, leite de côco, óleos perfumados e água de rosas. Tradicionalmente, são utilizados cinco líquidos diferentes. Mas pode-se utilizar apenas leite. 

Lingam puja

Podem ser cantados certos mantras específicos, enquanto se faz o oferecimento dos líquidos. Considera-se que é essencial aderramar líquidos sobre o Lingam, porque ele representa uma coluna de fogo que precisa ser resfriada, para evitar a destruição do universo. Em alguns templos dedicados a Shiva, há um recipiente sobre o Lingam de onde pinga água (ou outro líquido) constantemente sobre ele.

Lingam em um templo, com água pingando

Depois da libação, limpa-se o Lingam com água do Ganges (ou com água pura de outra origem). Então se passa pasta de sândalo sobre ele, enfeitando-o em seguida com flores. Depois, são oferecidos alimentos ao Lingam: doces, côco, frutas. Em seguida, acende-se incenso, lamparinas ou cânfora e é feito o oferecimento da luz (arati). Alguns devotos também utilizam leques e abanadores para resfriar o Lingam. 

Shivalinga Puja, em Varanasi

O final do Puja é indicado tocando sinos ou soprando a concha. Passa-se cinza sagrada, sob a forma de três linhas horizontais, na testa (em homenagem a Shiva) com um ponto vermelho no centro (em homenagem à Shakti). Os alimentos (doces, frutas, côco, etc.) são distribuídos aos presentes, como "prasada". 

Mulher fazendo oferecimentos ao Lingam, perto do rio

No YouTube há vários vídeos interessantes mostrando diversos aspectos do Shiva Linga Puja:

http://youtu.be/Zuyi6hTFkWQ

http://youtu.be/PodEautFbgQ

http://youtu.be/_V6uigq4MiQ

http://youtu.be/fPYR3lPtRL0
http://youtu.be/NCrJv04u0Ps

Com explicações em inglês:
http://youtu.be/_VK_LQOJgmk
http://youtu.be/hR91xCTm2sc

Puja genérico, com explicações em inglês:
http://youtu.be/Pbxlh8oRNWU

Lingam Puja em Varanasi

separador


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/

...
FaceBook link
.