Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Vídeos do mês: Danças de Shiva

Selecionamos neste mês vários vídeos do YouTube que mostram danças clássicas indianas dedicadas a Shiva. 

Shiva é o Rei da Dança (Nataraja). É bem conhecida sua representação em postura de dança, dentro de um círculo de fogo, símbolo da renovação. Através de sua dança, Nataraja cria, conserva e destrói o universo. Ela representa o eterno movimento do universo que foi impulsionado pelo ritmo do tambor e da dança. 

]Shiva Nataraja, o rei da dança, detalhe

Apesar de seus movimentos serem dinâmicos, como mostram seus cabelos esvoaçantes, Shiva Nataraja permanece com seus olhos parados, olhando internamente, em atitude meditativa. Ele não se envolve com a dança do universo pois sabe que ela não é permanente. Como um yogue, ele se fixa em sua própria natureza, seu ser interior, que é perene. 

Na dança clássica indiana, Shiva é um dos personagens mais populares. 

A história nos conta que a origem da dança indiana se deu juntamente com o teatro. Essas duas artes foram sistematizadas através de uma escritura chamada Natya Shastra. Natya é a junção de drama (atuação), música e dança; Shastra quer dizer escritura. 

Diz-se que o Natya Shastra foi composto pelo próprio Deus Brahma, o senhor da criação, e que para sua composição foram extraídos textos dos quatro Vedas. Por tal motivo, o Natya Shastra também é chamado de Natya Veda já que Brahma incorporou todas as artes e ciências que havia nos Vedas. Do Sama Veda ele retirou a música, do Rig Veda a poesia, do Yajur Veda o gestual e a maquiagem e finalmente do Atharva Veda a representação dramática.

Dançarina indiana do estilo Odissi, em um tempo

Originalmente a dança era apresentada dentro dos templos religiosos indianos em uma sala especialmente construída e chamada de Natyamandapa. Era executada por mulheres chamadas de “Devadasis”. Deva significa divindade e dasi, serva, portanto a dança era considerada como uma oferenda aos Deuses assim como a comida, as flores, etc.

Nos templos, a arte da dança se desenvolveu em sua glória primordial, oferecida como era, aos Deuses. Os reis eram patronos de várias formas de arte e, assim, as Cortes também tiveram um papel importante na promoção e propagação da dança. 

Atualmente existem sete estilos considerados clássicos na Índia: Bharathanatyam, Kuchipudi, Mohiniyattam, Kathakali, Odissi, Manipuri, Kathak. 

Apresentamos abaixo os links para quatro vídeos que selecionamos do YouTube, mostrando danças dedicadas a Shiva.

Dança de Shiva no estilo Bharatanatyam
http://www.youtube.com/watch?v=iDidNcTEjt

Nikolina Nikoleski: Bho Shambo
http://www.youtube.com/watch?v=d4DmP94-Epk

Shiva Dance
http://www.youtube.com/watch?v=RaULwNuBaTI

Bharath Ram: Bho Shambho
http://www.youtube.com/watch?v=tQNu91FVMRo

Dança de Shiva

separador


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/

...
FaceBook link
.