Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad
Agenda
Julho de 2012

Em junho de 2012 não conseguimos preparar a atualização do Blog e a Newsletter do mês. Pedimos desculpas aos nossos visitantes pela falta de notícias.


Dedicamos o Blog e a Newsletter deste mês de julho a Ganesha - aquele que remove os obstáculos - uma das divindades indianas mais populares. Você encontrará aqui práticas associadas a Ganesha, bem como textos, vídeos e rituais relacionados com essa divindade.  


Shiva, Parvati e Ganesha

Meditação do mês: 

Meditação utilizando o Ganesha Mudrá   

Esta é uma prática simples de Tantra Yoga, associada ao Deva Ganesha, que é invocado para proteger o praticante e destruir todos os obstáculos. Trabalha para a ativação de forças associadas ao chakra do coração e ao fogo. 

Ganesha Mudra

Prática:
Assente-se em uma postura firme e confortável, com a coluna e a cabeça eretas. Coloque as duas mãos enganchadas uma na outra, na altura do coração, conforme mostrado na figura acima, formando o Ganesha Mudrá. 

Para prender as mãos dessa fora, primeiramente coloque a mão esquerda diante do peito, com a palma para a frente e o polegar para baixo. Dobre um pouco os dedos. Prenda nesses dedos os da mão direita, que ficará com o polegar para cima.  As duas mãos devem ficar bem presas, de modo que você possa puxá-las sem que elas se soltem uma da outra. 

Expire com força, puxando os braços como se quisesse separar as mãos. Isso vai tensionar os músculos dos braços e do peito.

Inspire suavemente, relaxando os braços, mas mantendo as mãos presas na altura do coração.

Ganesha mudra

Visualize a cor vermelha (pode imaginar um objeto vermelho, como uma roupa, ou fogo vermelho); ou então pode olhar ou visualizar o yantra de Ganesha (ver mais abaixo). 

Ao mesmo tempo (na expiração), concentrar-se em sentimentos de coragem, força, confiança, poder. Ninguém pode vencer ou atrapalhar aquele que é protegido e guiado por Ganesha e que despertou dentro de si o poder do Senhor que remove os obstáculos. 

Repita 6 vezes (6 expirações e 6 inspirações). 

Troque a posição das mãos (a direita mais perto do peito, com o polegar para baixo; a esquerda com o polegar para cima) e repita o exercício (6 expirações e 6 inspirações).

Depois, realize uma retenção, que não precisa ser longa, com as mãos encostadas no peito. Solte o ar e fique respirando suavemente. Concentre-se durante algum tempo em sentimentos de amor e confiança. Permaneça depois um pouco com a mente em silêncio.

Efeitos
Esta prática liberta a pessoa de sentimentos negativos de tristeza, fraqueza, depressão, raiva, frustração; e ativa sentimentos positivos como auto-confiança, coragem, força, bem como as conexões amorosas positivas. Sob o ponto de vista fisiológico, estimula e fortalece o coração e dilata os brônquios.

separador

O yantra de Ganesha

O diagrama místico (yantra) de Ganesha, representado abaixo, pode ser utilizado em práticas de meditação. Se você quiser imprimir esse yantra com grande nitidez, baixe a versão com alta definição neste link. 

Yantra de Ganesha

O diagrama dedicado a Ganesha tem uma based (bhupur) verde, que é uma cor de equilíbrio. Sua cor complementar (o vermelho) predomina no resto do yantra. 

O lótus de oito pétalas, vermelho, representa a dinâmina da natureza (Prakriti): as pétalas representam os cinco elementos (éter, ar, fogo, água, terra) e os três poderes (gunas) da natureza: sattva, rajas, tamas. 

Os dois triângulos amarelos entrelaçados centrais representam a união e o equilíbrio dos poderes masculino (triângulo com a ponta para cima) e feminino (ponta voltada para baixo). Estão dentro de um triângulo vermelho (fogo) com a ponta para cima, que representa a consciência e a imortalidade. 

O ponto dourado (bindu) no meio do yantra representa o próprio Ganesha. Ele é o centro de tudo, todas as coisas do universo se movem em torno dele. Este é o ponto central no qual a pessoa deve se concentral para meditar sobre este yantra.

Pode-se utilizar este Yantra na prática de meditação utilizando o Ganesha Mudrá; ele também pode ser utilizado em uma prática utilizando o principal mantra de Ganesha, descrito a seguir.

separador

Ganesha Maha Mantra

Há diversos mantras (e  hinos) dedicados a Ganesha. Apresentamos aqui o seu principal mantra, que é descrito e elogiado na Ganapati Upanishad.

Ganesha, o senhor que remove os obstáculos

O texto do mantra é este: 
Om Gam Ganapataye Namah
cujo significado literal é "Om. Eu saúdo o Senhor das Tropas, Gam". 

Om gam Ganapataye namaha - Ganesha maha mantra

"Om" é a invocação primordial, que busca estabelecer o contato entre o praticante e a divindade, sendo colocada no início de quase todos os mantras.

"Gam" é um verbo sânscrito, que significa ir, mover-se, afastar-se, vir, aproximar-se, unir-se; mas neste mantra é a sílaba sagrada (bija mantra) que representa o próprio Ganesha.

"Ganapati" é um dos nomes de Ganesha. A palavra Ganapati pode ser decomposta em duas: gana+pati, onde gana = tropa, multidão, tribo, grupo, corpo de auxiliares, e pati = senhor, dirigente, marido, soberano. 

A palavra namas significa adoração, reverência, saudação, homenagem. Aparece sob a forma namah, que deve ser pronunciada como se fosse namaha, com o último "a" muito curto. 

Utilizando o link abaixo você pode ouvir uma gravação deste mantra de Ganesha, repetido 9 vezes.

Om Gam Ganapataye Namah

Você pode também utilizar o link acima para fazer o download da gravação para o seu computador. Utilizando os recursos dos programas de reprodução de música, você pode fazer com que essa gravação fique repetindo sem parar, e poderá utilizar esse recurso para memorizar o mantra, ou para repeti-lo 108 vezes (12 x 9), por exemplo. 

O número 108 é considerado sagrado, na tradição indiana. Um japa-mala, como o da figura abaixo, com 108 contas, ajuda a contar o número de repetições do mantra.

Japa mala, com 108 contas de sândalo

Há diversas gravações diferentes deste mantra. A que apresentamos aqui é a forma tradicional. Você poderá também ver uma apresentação de Deva Premal, que está disponível no YouTube, onde ela canta o mantra principal de Ganesha 108 vezes, nesta página.

Novos textos no site: 

"Ganapati Upanishad" e "Ganesha Puja"

Todo mês estamos adicionando novos textos para leitura na biblioteca virtual do nosso site Shri Yoga Devi. 

Neste mês, colocamos à disposição dos nossos leitores a tradução para o português da Ganapati Upanishad. "Ganapati" (Senhor das Tropas) é um dos nomes de Ganesha.  

Ganapati - o Senhor das Tropas

Também disponibilizamos uma tradução para o português de um ritual dedicado a Ganesha, por Swami Satyananda Sarasvati (Ganesha Puja).

Veja mais informações nestas páginas: Ganapati Upanishad; Ganesha Puja.

Vídeos do Mês: 

"Ganesha Puja" e apresentação de Deva Premal cantando o mantra de Ganesha

Este vídeo curto, com duração de 6 minutos, mostra um devoto indiano realizado um ritual para Ganesha. O vídeo mostra os gestos, apresenta os mantras utilizados e indica detalhes do ritual.

Ganesha puja - vídeo

Apresentamos também, na mesma página, um vídeo da cantora Deva Premal repetindo o mantra principal de Ganesha 108 vezes.

Para assistir aos filmes e mais informações siga este link.

Mitologia de Ganesha

Quem é Ganesha? Em uma página separada do nosso Blog, apresentamos uma visão geral sobre a mitologia dessa importante divindade indiana. Clique neste link para acessar a mitologia de Ganesha.

Ganesha (Ganapati) e sua mãe Parvati (Shakti)

separador

MEDITAÇÃO DA LUA CHEIA

A Lua Cheia de Julho ocorreu no dia 03/07, terça feira.

   Calendário lunar - Julho de 2012

A Lua Cheia de Agosto ocorre no dia 02/08, quinta feira. 

   Calendário lunar - Agosto de 2012

Este dia é um tempo de conexão e expansão da Luz interna. Veja a Lua, sinta sua energia, conecte-se com a Luz do Sol que nos ilumina e alimenta. Veja mais sobre a Meditação da Lua Cheia na Agenda do nosso site: 

www.shri-yoga-devi.org/agenda.html   

separador


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/

...
FaceBook link
.