Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Ganapati Upanishad   

Apresentamos aos nossos leitores a Ganapati Atharvashirsa Upanishad, também chamada Ganapati Upanishad - um texto fundamental a respeito de Ganesha. 

Não se sabe com certeza a época em que Ganesha apareceu, na cultura indiana. Embora nos Vedas apareça uma menção a Ganapati, a divindade com esse nome não parece ter as características atribuídas posteriormente a Ganesha. 

O Senhor Ganesha

As menções mais claras e antigas a Ganesha, com suas características atuais, aparecem na literatura indiana aproximadamente nos séculos IV e V da era cristã. Sua popularidade aumentou rapidamente, e no século IX (época em que viveu Shankara) ele já era considerado uma das cinco principais divindades, juntamente com Shiva, Vishnu, Devi (a Grande Deusa) e Surya (o Sol). 

Durante esse período surgiu a seita dos Ganapatya, devotos que consideram Ganesha como a divindade suprema, uma representação do Absoluto (Brahman) revestido de características (Saguna Brahman), a divindade imanente, presente no universo. Na tradição Hindu, mesmo os devotos de outras divindades costumam respeitar Ganesha e invocá-lo no início de qualquer ritual, pedindo a remoção dos obstáculos. 

As principais escrituras dedicadas a Ganesha são o Ganesha Purana, o Mudgala Purana, e a Ganapati Atharvashirsha Upanishad (também chamado de Ganapati Upanishad). Este último texto, da tradição Ganapatya, apresenta claramente Ganesha como sendo a divindade suprema, o Absoluto, presente no universo que nos cerca e também dentro de nós, sob a forma do Eu supremo (Atman). É um texto muito respeitado, embora pareça relativamente recente. Pode ter sido composto aproximadamente no século XVI d.C.

Ganesha montado sobre seu camundongo

Apresentamos aqui uma tradução da Ganapati Atharvashirsha Upanishad, acompanhada pelo texto em sânscrito, tanto com caracteres Devanagari quanto em transliteração. A tradução foi realizada por Roberto de Andrade Martins.

Você pode fazer download deste texto na biblioteca virtual de nosso site Shri Yoga Devi.

Há uma tradução feita por Glória Arieira disponivel neste site de Portugal:
http://www.yogavaidika.blogspot.pt/2009/07/
ganapatyatharvapanishad-gloria-arieira.html

Na mesma página há um link através do qual se pode escutar a recitação desta Upanishad por Glória Arieira. Se o link da página não funcionar, você poderá utilizar este outro link fornecido abaixo para escutar a gravação:
Gloria-Arieira-Ganapati.mp3

separador


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/

...
FaceBook link
.