Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Culto a Ganesha: "Ganesha Puja"

Ganesha é uma das mais populares divindades da Índia. O deva com cabeça de elefante é considerado o Senhor dos Obstáculos, capaz de abrir os caminhos para os seus devotos. É também o patrono dos estudos e da sabedoria. 

No Hinduísmo, quase todos os rituais começam invocando a proteção de Ganesha. Além disso, existem diversos rituais específicos para esta divindade. 

Ganesha

"Ganesha Puja", 
de Swami Satyananda Saraswati

Apresentamos aqui uma tradução para o português, por Kalacandra DD, de um ritual (Puja) dedicado a Ganesha. Essa tradução corresponde a uma parte da obra original em inglês, de Swami Satyananda Saraswati, intitulada “Cosmic Puja”, publicada em 1991. Não existe a tradução completa do livro. A parte aqui apresentada foi copiada do site de Shree Maa, no seguinte endereço eletrônico:
www.shreemaa.org/drupal/files/docs/ganeshapuja-portugese.pdf

Mais recentemente, Swami Satyananda Saraswati publicou uma outra obra em inglês, denominada “Ganesha Puja”, com um conteúdo bem diferente do que está aqui apresentado. Este novo livro tem instruções detalhadas sobre como realizar o ritual, e os mantras utilizados são diferentes. Portanto, não se deve confundir o “Ganesha Puja” aqui apresentado (retirado do “Cosmic Puja”) com a obra mais recente do mesmo autor.

Swami Satyananda SaraswatiSwami Satyananda Saraswati

A tradução aqui reproduzida tem alguns problemas. Nas primeiras páginas encontramos o texto com caracteres Devanagari, seguido do texto transliterado (letras romanas com caracteres especiais) e por fim a tradução (significado). Mais adiante, não é mais reproduzido o texto original em Devanagari, e a transliteração utiliza apenas caracteres normais do alfabeto romano, sem sinais diacríticos. Isso dificulta (ou impede) conhecer exatamente a grafia e a pronúncia dos mantras apresentados. Apesar disso, consideramos que este texto é muito útil para os que se interessam pela tradição religiosa indiana, já que é muito difícil encontrar outras descrições de rituais dedicados às divindades hindus. 

Você pode baixar o Ganesha Puja na biblioteca virtual do nosso site Shri Yoga Devi.

Ganesha Puja - culto a Ganesha



Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/

...
FaceBook link
.