Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Vídeo do mês: 

Índia: de Varanasi a Alahabad  

    Apresentamos neste mês, aos nossos visitantes, um documentário sobre duas cidades da Índia: Varanasi e Alahabad, ambas nas margens do rio Ganges. 

Art Wolfe - video - India

Este documentário faz parte da série "Viajando aos Extremos" (Travels to the edge), de Art Wolfe. É um conjunto de filmes produzidos em língua inglesa (dublado em português) no qual o fotógrafo Art Wolfe viaja para diferentes lugares do mundo para fotografar belas paisagens naturais, aspectos da vida animal e também povos que mantêm modo de vida tradicional, sem grande influência da cultura ocidental. Destacam-se as belas imagens de lugares de difícil acesso e pouco visitados.

Travels to the edge - Art Wolfe - India

Índia: de Varanasi a Alahabad é um documentário com duração de 23 minutos sobre parte importante de rituais hindus que se manifestam ao longo do rio Ganges, na Índia. São retratadas milhares de pessoas em atos de purificação, banhando-se e orando dentro do rio ao lado de outras que dele tiram seu sustento, como lavadoras de roupa. São retratados muitos sadhus - homens santos, que abandoram as atividades comuns da sociedade e se dedicam apenas à busca espiritual.

India - Varanasi

Uma das cidades focalizadas no filme é Varanasi ou Kashi (antigamente chamada de Benares pelos ocidentais), considerada  uma das mais sagradas (ou talvez a mais sagrada de todas) na tradição religiosa hindu.

Varanasi (Benares)

O documentário exibe típicas paisagens indianas, repletas de pessoas e edificações formadas por barracos muito simples e também construções de belas formas arquitetônicas. Também estão presentes fatos e figuras recorrentes à cultura indiana, como o deus Shiva, a prática de ioga, a cítara e a presença das vagas em meio às cidades. Um dos pontos que mais impressionou Art Wolfe foi presenciar parte do Kumbha Mela - a maior reunião religiosa de todo o planeta, quando milhões de devotos se dirigem para uma das cidades sagradas do Ganges.

India- Art Wolfe

O documentário tem aspectos interessantes, mas possui limitações. Em primeiro lugar, o realizador (Art Wolfe) é um fotógrafo, cuja competência está apenas em procurar colher belas imagens, mas que não tem grande conhecimento sobre a cultura indiana (ou dos outros países que visitou). Em segundo lugar, a equipe de Wolfe dispunha de exatamente dez dias (sim, dez dias apenas) para filmar cada episódio, por causa da programação de exibição em TV. É um tempo curtíssimo para a equipe se deslocar para o país e para as cidades que vão ser filmadas, escolher os lugares a serem registrados, etc. Apesar dessas limitações, o filme merece ser visto. 

Art Wolfe

Você pode assistir a este vídeo no YouTube utilizando este link, ou então assistir diretamente daqui, no final desta página.

separador




Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/