Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Texto do mês: 

Upanishads do Krishna Yajur Veda  

Todo mês estamos adicionando novos textos para leitura na biblioteca virtual do nosso site Shri Yoga Devi

Neste mês, colocamos à disposição dos nossos leitores a tradução completa, para o  português, de um conjunto de 32 Upanishads associadas ao Krishna Yajur Veda. São obras de grande importância, sendo várias delas essenciais para a compreensão do Yoga tradicional indiano.

ascetas da floresta (vanaprasthas)

É comum classificar as Upanishads em vários tipos: as mais antigas (Mukhya), as de caráter geral (Samanya), as que tratam sobre os renunciantes (Sannyasa), as que se referem à Grande Deusa (Shakta), as dedicadas a Vishnu (Vaishnava), as que tratam sobre Shiva (Shaiva) e as que tratam sobre Yoga. O presente grupo de 32 upanishads contém todos esses tipos, incluindo várias que são classificadas como Upanishads do Yoga:

Amrita-Bindhu Upanishad
Amrita-Nada Upanishad
Brahma-Vidya Upanishad
Dhyana-Bindu Upanishad
Kshurika Upanishad
Yoga-Kundalini Upanishad
Yoga-Sikha Upanishad
Yoga-Tattva Upanishad

Apresentamos, na introdução do texto traduzido, a classificação de todas as Upanisads, para facilitar a seleção pelos interessados. Porém, para as pessoas interessadas em Yoga há várias Upanishads antigas (como Taittiriya, Shvetashvatara, Katha – pertencentes ao Krishna Yajur Veda) que são também muito importantes.

Upanishads

A tradução foi feita a partir de uma versão em inglês, por uma pessoa do Rio de Janeiro, que prefere permanecer anônima, e que se identifica como “uma Yogini em seva a Sri Shiva Mahadeva”. Trata-se de um trabalho muito útil, colocando à disposição dos leitores de língua portuguesa uma importante coleção de textos indianos. Os leitores devem, no entanto, levar em conta que se trata de uma tradução indireta, do inglês para o português, e que portanto possuem dois tipos de limitação: equívocos que poderiam estar presentes na própria versão em inglês; e imprecisões na tradução do inglês para o português. De qualquer forma, independentemente de qualquer limitação da presente versão, a tradutora fez um grande favor aos leitores que têm dificuldade em ler outros idiomas.

A tradução completa das Upanishads do Krishna Yajur Veda, contendo também uma introdução, está disponível na .biblioteca de textos do site Shri Yoga Devi.

separador


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/