Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Texto do mês:

"Panchadashi" 

(Descrição do Vedanta em quinze capítulos)

Swami Vidyaranya (século XIV)

A obra Panchadashi é um manual da filosofia Advaita Vedanta, escrito por um grande mestre indiano do século XIV: Swami Vidyaranya. Trata sobre os conceitos principais do Vedanta e sobre os métodos que levam à realização da verdade suprema. 

Não é uma obra simples, para pessoas que não possuem ainda familiaridade com o Vedanta. Seu estilo é o de um livro de definições (prakarana grantha), esclarecendo os pontos principais do Vedanta, explorando temas importantes das Upanishads. O texto procura esclarecer dúvidas sobre a doutrina, sendo uma obra citada como referência pelos seguidores do Vedanta. Considera-se que seu estudo pode encaminhar os adeptos ao conhecimento mais elevado.

Vedanta

É uma obra relativamente longa, com 1.565 estâncias divididas em 15 capítulos. Seu nome, Panchadashi, que significa “constituído por quinze [partes]”, é simplesmente uma descrição desta sua estrutura. Costuma-se dividir esses quinze capítulos em três grupos de cinco, associados às três caracterizações do Absoluto: sat, cit, ananda, ou seja, realidade, consciência e beatitude. O primeiro grupo, viveka prakaranas, fala principalmente sobre sat-vidya, a sabedoria que permite a discriminação entre a realidade e aquilo que não é real. O segundo grupo de cinco capítulos (dipa prakraranas) trata principalmente da realidade suprema como constituída de consciência (cit-vidya). O último grupo de cinco capítulos (ananda prakaranas) trata da beatitude (ananda vidya) como um dos aspectos do absoluto. No entanto, essa divisão é apenas um esquema simplificado, que não reflete a enorme riqueza da obra.

Templo de SringeriTemplo de Sringeri

Swami Vidyaranya foi um mestre pertencente à tradição do Advaita Vedanta de Shankaracharya. Shankara criou quatro linhagens, uma das quais está vinculada ao Sringeri Sharada Matha. Swami Vidyaranya, que viveu cinco séculos depois de Shankara, foi o 12º Jagadguru dessa linhagem, sendo o superior do Sringeri Sharada Matha entre 1380 e 1386 d.C. destacando-se tanto por seu dinamismo prático quanto por sua erudição e sabedoria. 

Swami Vidyaranya 

Swami Vidyaranya

As obras de Swami Vidyaranya são consideradas as mais importantes do Advaita Vedanta, depois das do próprio Shankaracharya. Entre elas, as mais populares são a que apresentamos aqui (Panchadashi) e o Jivanmukti Viveka, que trata das pessoas que atingiram a libertação espiritual, mas que permanecem vivas e ativas, no universo. Os textos de Vidyaranya são conhecidos por sua clareza e pela abundância de citações de obras tradicionais. 

A tradução completa do Panchadashi, contendo também esta introdução, está disponível na .biblioteca de textos do site Shri Yoga Devi

A presente tradução para o espanhol foi feita por Hugo Labate, e pode ser encontrada na Internet no site do tradutor: https://sites.google.com/site/vedantaenespanol/Home


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/