Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad
Quem foi
Yogi Ramacharaka?

Se procurarmos livros sobre Yoga nas livrarias ou na Internet, provavelmente encontraremos algumas obras de Yogi Ramacharaka. Essas obras, publicadas em inglês no início do século XX e traduzidas para o português dez anos depois, continuam a circular e a ser lidas por muitas pessoas até hoje, em todo o mundo.  São obras sobre respiração, Hatha Yoga, Raja Yoga, Gnana Yoga, filosofia indiana, etc. 

Ramacharaka - Filosofia Yogi

Quem será esse Yogi Ramacharaka que escreveu tantos livros? As obras, em si, não traziam nenhuma informação sobre o autor, além do nome e de uma figura de um homem com turbante, em posição meditativa, na capa de algumas das edições.O nome, Yogi Ramacharaka, sugere um grande mestre indiano que transmitiu seus ensinamentos ao mundo ocidental. 

Ramacharaka - Hatha Yoga          Ramacharaka - Raja Yoga

No entanto, se algum leitor mais curioso pesquisar um pouco na Internet, poderá com certa facilidade descobrir que o autor desses livros se chamava William Walker Atkinson; e que essa pessoa nunca foi à Índia, tendo passado toda a sua vida nos Estados Unidos. 

William Walker Atkinson (1862-1932) foi um norte-americano que trabalhou como comerciante, advogado, editor e autor, ministrando também cursos sobre ocultismo. Publicou mais de cem livros, alguns deles com seu nome real e outros com diversos pseudônimos, como Yogi Ramacharaka e Theron Q. Dumont. Muitos de seus livros são reeditados até hoje, em diversos países (incluindo o Brasil). 

William Walker Atkinson - "Yogi Ramacharaka"

William Walker Atkinson nasceu em Baltimore, Maryland, Estados Unidos, no dia 5 de dezembro de 1862. Começou a trabalhar aos 15 anos em uma mercearia, provavelmente ajudando seu pai. Parece ter tido pouca educação formal.  Em 1882 abriu seu próprio negócio, e a partir de 1894 foi admitido como advogado na Pennsylvania, embora não tivesse título universitário na área. 

Parece ter sido bem sucedido financeiramente, até que teve uma crise física e mental, provavelmente devida a um esforço excessivo. Procurando auxílio para seus problemas, encontrou a corrente do "Novo Pensamento" (New Thought) e da "Ciência Mental" (Mental Thought) que ensinava que todas as doenças são produzidas pela mente, e que com uma mente sadia a pessoa se cura dos males físicos. Afirmou ter se curado seguindo os ensinamentos dessa escola, obtendo também novamente prosperidade financeira. Passou então a se dedicar a esse movimento, começando a escrever artigos sobre o assunto a partir de 1889. 

Emma Curtis Hopkins

Envolveu-se cada vez mais com o grupo do "Novo Pensamento", e no início da década de 1890 mudou-se para Chicago, onde Emma Curtis Hopkins abriu um novo centro do movimento. Lá ele se tornou o responsável pela publicação de três revistas: Suggestion (1900-1901), New Thought (1901-1905) e Advanced Thought (1906-1916). Publicou muitos artigos nessas revistas, e em 1900 lançou o seu primeiro livro, intitulado "A força do pensamento nos negócios e na vida cotidiana" (Though-Force in Business and Everyday Life), tratando sobre magnetismo pessoal, influências psíquicas, força do pensamento, concentração, poder da vontade e outros aspectos práticos da "ciência mental".  Fundou seu próprio Clube Psíquico, e a "Escola Atkinson de Ciência Mental", que funcionavam no mesmo prédio do editora New Thought e do Centro de Pesquisas Psíquicas de Sydney Flower, o proprietário da revista New Thought.

Atkinson - Thought vibrations

Atkinson tinha grande facilidade de escrever sobre vários assuntos, e começou a publicar artigos assinados com pseudônimos, nas revistas que dirigia. Depois, começou a lançar livros com os mesmos pseudônimos. 

No final da década de 1890 Atkinson começou a se interessar pelo pensamento indiano, e depois de 1900 começou a publicar trabalhos sobre o assunto. Os livros de "Yogi Ramacharaka" começaram a ser publicados, nos Estados Unidos, em 1903, por uma nova editora chamada The Yogi Publishing Society, cujo endereço era o mesmo onde funcionavam as outras atividades de Atkinson.  O primeiro livro se chamava The Hindu-Yogi Science of Breath ("A ciência hindu-yogue da respiração").

Ramacharaka - Science of breath

Nos livros de "Yogi Ramacharaka" nunca apareceu qualquer informação biográfica sobre o autor. No entanto,  no final do século XX, muito depois da morte de Atkinson, a editora The Yogi Publishing Society (que existe até hoje) divulgou uma notícia bastante duvidosa. Segundo essa informação, os livros de "Yogi Ramacharaka" foram escritos por Atkinson em colaboração com um sábio indiano chamado Baba Bharata. Esse indiano teria ido para os Estados Unidos no início da década de 1890, teria conhecido os livros de Atkinson e proposto uma colaboração. Baba Bharata, por sua vez, teria sido discípulo de um grande mestre indiano chamado Yogi Ramacharaka, que teria vivido aproximadamente entre 1799 e 1893. Em homenagem ao mestre de Baba Bharata, ele e Atkinson colocaram o nome de Yogi Ramacharaka nos seus livros.

Ramacharaka - Respiração

Tal informação parece não ter, no entanto, qualquer fundamento. Diversos pesquisadores já tentaram encontrar informações sobre Baba Bharata (na Índia e nos Estados Unidos) e sobre Yogi Ramacharaka (na Índia), sem sucesso. Não há registro de entrada de nenhuma pessoa chamada Baba Bharata no serviço de imigração norte-americano. Se a história divulgada pela editora fosse verdadeira, seria surpreendente que Atkinson e Baba Bharata (um nome que significa "Papai Índia") nunca tivessem escrito uma só linha sobre o grande mestre indiano Yogi Ramacharaka, que inspirou seus livros. Também se torna inexplicável por qual motivo "Baba Bharata" nunca criou um centro de práticas de Yoga nos Estados Unidos, durante os muitos anos em que teria vivido lá, escrevendo com Atkinson. 

O mais provável é que Atkinson tenha escrito sozinho os livros atribuídos a Yogi Ramacharaka , obtendo o conhecimento que apresenta a partir de leituras sobre o pensamento indiano que estavam se popularizando durante o  século XIX, especialmente através da Sociedade Teosófica fundada em 1875 por Helena Petrovna Blavatsky. Além disso, em 1893 Vivekananda, discípulo de Ramakrishna, havia chegado aos Estados Unidos e produzido uma grande repercussão com seus ensinamentos. 

Vivekananda Swami Vivekananda

Foram lançados mais de doze títulos atribuídos a Yogi Ramacharaka, durante a vida de Atkinson. Ele utilizou dois outros pseudônimos indianos: Swami Bhakta Vishita e Swami Panchadasi. Ao contrário de "Yogi Ramacharaka", esses dois outros "mestres hindus" publicaram livros sobre ocultismo, clarividência, adivinhação, mediunidade e outros temas sem relação direta com o pensamento filosófico indiano. "Swami Bhakta Vishita" fez grande sucesso, publicando mais de 30 obras, tendo vendido na época mais livros do que "Yogi Ramacharaka". 

Swami Bhakta Vishita

Além de pseudônimos indianos, Atkinson publicou livros com vários outros pseudônimos, como Magus Incognito, Theodore Sheldon, Theron Q. Dumont. Este último era supostamente francês, mas só escrevia e publicava em inglês. As obras de "Theron Q. Dumont" combinavam idéias do New Thought com técnicas de treinamento de força de vontade, aumento da memória e magnetismo pessoal.  

Atkinson - Telepatia

Atkinson - A lei da atração

William Atkinson publicou vários livros com seu próprio nome, a respeito de temas como o mundo mental, ocultismo, telepatia, adivinhação, treinamento mental, dentro da linha do New Thought. Alguns de seus livros poderiam ser considerados, hoje em dia, como pertencendo ao ramo de auto-ajuda. Entre suas obras mais populares estão "A vibração do pensamento ou a lei da atração no mundo do pensamento", "Psicomancia prática e visão através do cristal" e "A ciência para ficar rico". 

Atkinson - Ciência para ficar rico

Atkinson morreu no dia 22 de novembro de 1932, em Los Angeles, Califórnia, com 69 anos de idade, após uma carreira muito bem sucedida como escritor e editor. 

Abaixo apresentamos a listagem das obras de William Atkinson, de acordo com a página da Wikipedia (em inglês) a respeito deste autor.

Obras de William Walker Atkinson publicadas com seu nome (ou W. W. Atkinson)

  • The Art of Logical Thinking. 1909.
  • "Attainment with Honor", an article in "The Nautilus" magazine. June 1914.
  • Dynamic Thought or the Law of Vibrant Energy. 1906.
  • How to Read Human Nature. c.1918
  • The Inner Consciousness: A Course of Lessons on the Inner Planes of the Mind, Intuition, Instinct, Automatic Mentation, and Other Wonderful Phases of Mental Phenomena. 1908.
  • Law of the New Thought: A Study of Fundamental Principles & Their Application. 1902.
  • Mastery of Being: A Study of the Ultimate Principle of Reality & the Practical Application Thereof. 1911
  • Memory Culture: The Science of Observing, Remembering and Recalling. 1903.
  • Memory: How to Develop, Train, and Use It. c. 1911.
  • Mental Fascination. 1907.
  • "Mental Pictures", an article in "The Nautilus" magazine. November 1912.
  • Mind and Body or Mental States and Physical Conditions. 1910.
  • Mind Power: The Secret of Mental Magic. 1912.
  • New Psychology Its Message, Principles and Practice. 1909.
  • Practical Mental Influence. 1908.
  • Practical Mind-Reading
  • Practical New Thought: Several Things that Have Helped People. 1911.
  • Practical Psychomancy and Crystal Gazing, a course of lessons on the Psychic Phenomena of Distant Sensing, Clairvoyance, Psychometry, Crystal Gazing, etc. 1907.
  • The Psychology of Salesmanship. 1912.
  • Reincarnation and the Law of Karma. 1908.
  • The Secret of Success: Self-Healing by Thought Force. 1907.
  • Subconscious and the Superconscious Planes of Mind. 1909.
  • Suggestion and Auto-Suggestion. 1915.
  • Telepathy: Its Theory, Facts, and Proof. 1910.
  • Thought-Force in Business and Everyday Life. Chicago. 1900.
  • Thought Vibration or the Law of Attraction in the Thought World. Chicago. 1906.
  • Your Mind and How to Use It: A Manual of Practical Psychology. 1911.
  • "How To Develop Perception," an article in "The Nautilus" magazine. July 1929.
  • The Seven Cosmic Laws. March 1931. (Published posthumously in 2011)

Obras de Atkinson com o pseudônimo de Yogi Ramacharaka

  • The Hindu-Yogi Science Of Breath (A Complete Manual of the Oriental Breathing Philosophy of Physical, Mental, Psychic and Spiritual Development
  • Fourteen Lessons in Yogi Philosophy and Oriental Occultism
  • Advanced Course in Yogi Philosophy and Oriental Occultism
  • Hatha Yoga or the Yogi Philosophy of Physical Well-Being (With Numerous Exercises, Etc.)
  • The Science of Psychic Healing
  • Raja Yoga or Mental Development (A Series of Lessons in Raja Yoga)
  • Gnani Yoga (A Series of Lessons in Gnani Yoga)
  • The Inner Teachings of the Philosophies and Religions of India
  • Mystic Christianity or The Teachings of the Master
  • The Life Beyond Death
  • The Practical Water Cure (As Practiced in India and Other Oriental Countries)
  • The Spirit of the Upanishads or the Aphorisms of the Wise
  • Bhagavad Gita or The Message of the Master

Obras de  Atkinson com o pseudônimo de Swami Bhakta Vishita

  • Can We Talk to Spirit Friends?
  • Clairvoyance and Kindred Phenomena.
  • Clairvoyance: Past, Present and Future.
  • Crystal Seering by Seers of All Ages. (Pamphlet)
  • The Development of Seership: The Science of Knowing the Future; Hindoo and Oriental Methods". 1915)
  • The Difference Between a Seer and a Medium. (Pamphlet)
  • The Future Evolution of Humanity.
  • Genuine Mediumship or The Invisible Powers. 1910
  • Ghosts of the Living, End of the Dead.
  • The Great Universe Beyond and Immortality.
  • The Higher Being Developed by Seership.
  • Higher Spirit Manifestations.
  • How Is It Possible to Foretell the Future? (Pamphlet)
  • How Seership Develops a Constructive Life.
  • How to Attain Knowledge of the Higher Worlds.
  • How to Cross the Threshold of the Super World.
  • How to Develop Mediumship.
  • How to Develop Psychic Telepathy.
  • How to Distinguish Real Seership from Unreal. (Pamphlet)
  • How to Gain Personal Knowledge of the Higher Truths of Seership.
  • How to Go Into the Silence: The Key of All Life. (Pamphlet)
  • How to Interpret the Present and Future Exactly as They Are Designed to Be.
  • Mediumship.
  • Mental Vibrations and Transmission.
  • The Mystic Sixth Sense.
  • Nature's Finer Forces.
  • Seership and the Spiritual Evolution of Man.
  • Seership, a Practical Guide to Those Who Aspire to Develop the Higher Senses.
  • Seership, the Science of Knowing the Future.
  • The Spiritual Laws Governing Seership.
  • Thought Transference.
  • What Determines a Man's Birth in a Certain Environment? (Pamphlet)
  • Your Life After Death.

Obras de Atkinson com o pseudônimo Swami Panchadasi

  • Clairvoyance and Occult Powers. 1916.
  • The Human Aura: Astral Colors and Thought Forms. 1912. 
  • The Astral Plane: Its Scenes, Dwellers, and Phenomena. 1915.

Obras de Atkinson com o pseudônimo Theron Q. Dumont

  • The Advanced Course in Personal Magnetism: The Secrets of Mental Fascination. 1914.
  • The Art and Science of Personal Magnetism: The Secrets of Mental Fascination. 1913.
  • Master Mind or The Key To Mental Power Development And Efficiency.
  • Mental Therapeutics, or Just How to Heal Oneself and Others.  1916.
  • The Power of Concentration. 1918.
  • Practical Memory Training.
  • The Psychology of Personal Magnetism.
  • The Solar Plexus or Abdominal Brain.
  • Successful Salesmanship.
  • The Human Machine.

Obra de Atkinson com o pseudônimo Theodore Sheldon

  • Vim Culture.

Obra de Atkinson com o pseudônimo Magus Incognito

  • The Secret Doctrines of the Rosicrucians.

Obra de Atkinson publicada com o pseudônimo Three Initiates

  • The Kybalion.

Obras escritas por Atkinson com Edward Beals, publicadas com os seus nomes

  • Personal Power Volume I: Personal Power
  • Personal Power Volume II: Creative Power
  • Personal Power Volume III: Desire Power
  • Personal Power Volume IV: Faith Power: Your Inspirational Forces.
  • Personal Power Volume V: Will Power
  • Personal Power Volume VI: Subconscious Power
  • Personal Power Volume VII: Spiritual Power
  • Personal Power Volume VIII: Thought Power
  • Personal Power Volume IX: Perceptive Powe
  • Personal Power Volume X: Reasoning Power
  • Personal Power Volume XI: Character Power
  • Personal Power Volume XII: Regenerative Power or Vital Rejuvenation.

W. W. Atkinson e L. W. De Laurence

  • Psychomancy and Crystal Gazing.

Obras anônimas atribuídas a Atkinson

  • The Arcane Teachings. 1909.
  • The Arcane Teachings: Free Sample Lesson. 1909.
  • The Arcane Formulas, or Mental Alchemy. 1909; 1911.
  • The Mystery of Sex, or Sex Polarity. 1909; 1911.
  • Vril, or Vital Magnetism. 1909; 1911.
  • The One and the Many. 1911.
  • Cosmic Law. 1911.
  • The Psychic Planes. 1911.
Ramacharaka - Raja Yoga

separador


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/