Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad
Vídeo do mês:
Recitação dos Vedas

Os Vedas são as mais antigas obras da tradição indiana. São considerados sagrados pelos hindus, e foram compostos pelo menos 1.000 anos antes da era cristã ou, talvez, muito antes disso. Eram a base de toda prática religiosa antiga, sendo recitados nos rituais vêdicos.

Ritual vêdico

Os Vedas não foram transmitidos inicialmente sob forma de livros e sim por um método puramente verbal, antes da existência de qualquer forma de escrita na Índia. Em vez de serem “livros” conservados sob alguma forma material, desde a Antiguidade mais remota os Vedas viviam nas mentes dos homens (especialmente os brâmanes), que os aprendiam de cor desde crianças e que tinham o dever religioso de repeti-los durante toda sua vida. 

Crianças aprendendo a recitação dos Vedas

Como os Vedas eram considerados uma revelação sagrada, era importante preservá-los de forma exata, sem qualquer perda e sem introdução de novas palavras. Em parte, isso era garantido pelo próprio respeito que se atribuía aos Vedas, e era facilitado por sua forma literária, em versos, com padrões fixos (número de sílabas por verso e ritmo determinado pela colocação das sílabas fortes). Mas isso não era considerado suficiente, pelos antigos indianos. Para garantir a memorização perfeita, foram desenvolvidas técnicas especiais de recitação, que envolvem o uso das mãos e da cabeça, além de utilizar modos especiais de repetir as sílabas dos hinos. 

Recitação dos Vedas por crianças indianas

Esse método de recitação dos Vedas foi reconhecido oficialmente pela UNESCO, no dia 7 de novembro de 2003, como uma obra prima do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Note-se que a UNESCO reconheceu desse modo a importância das técnicas de recitação acima descritas, que permitiram a existência da mais antiga tradição oral humana ininterrupta, que tem certamente mais de 3.000 anos de duração:

"O valor desta tradição está não apenas no rico conteúdo de sua literatura oral, mas também nas engenhosas técnicas empregadas pelos sacerdotes brâmanes para preservarem os textos intactos durante milhares de anos. Para garantir que o som de cada palavra permanece inalterado, os praticantes são ensinados, desde a infância, certas técnicas de recitação complexas, que se baseiam em acentos tonais, em um modo único de pronunciar cada letra, e em combinações específicas de recitação." 

     UNESCO. The tradition of Vedic chanting. Disponível em:  www.unesco.org/culture/ich/index.php?RL=00062

O vídeo que apresentamos neste mês apresenta algumas amostras da recitação dos Vedas, gravadas na Índia. O centro cultural Indira Gandhi National Centre for the Arts, que fica em New Delhi, desenvolve atualmente um projeto para a documentação da recitação dos Vedas, já tendo gravado mais de 250 horas de vídeo, registrando os quatro Vedas (Rig-Veda, Sama-Veda, Yajur-Veda, Atharva-Veda) em algumas das suas formas de recitação. 

Vídeo - Recitação dos Vedas

Assim, o vídeo aqui apresentado é apenas uma pequena amostra das gravações que já foram realizadas. O vídeo, intitulado Project on documentation of Vedic recitation of the various recensions of the Vedas, tem duração de 56 minutos, e foi produzido pelo professor Gaya Charan Tripathi. Não há explicações nem legendas, sendo apenas uma sequência de recitações. 

Você pode assistir o vídeo neste link, que foi disponibilizado pelo Oxford Centre for Hindu Studies, ou através da janela abaixo, nesta página.

separador



Vedic recitation of various recensions of the Vedas,
from Oxford Centre for Hindu Studies, on Vimeo


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/