Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Texto do Mês:

"Introdução às escrituras tântricas", de Sir John Woodroffe (Arthur Avalon)

Todo mês estamos adicionando novos textos para leitura na biblioteca virtual do nosso site Shri Yoga Devi. Neste mês de março estamos disponibilizando uma tradução completa, para o português, do livro Introdução às escrituras tântricas, escrito por Sir John Woodroffe, publicado inicialmente sob o pseudônimo de "Arthur Avalon".

Shiva e Parvati

A compreensão dos textos tântricos é extremamente difícil. Há, em todos eles, uma terminologia técnica especializada que precisa ser dominada; idéias ocultas por trás de um simbolismo obscuro; frases com duplo sentido (ou com três, quatro significados, que se superpõem em camadas); e a dificuldade de compreensão de uma tradição espiritual muito diferente das ocidentais.

John Woodroffe 
Sir John Woodroffe, usando roupa indiana

O estudioso inglês Sir John Woodroffe (cujo pseudônimo era Arthur Avalon) traduziu uma série de escrituras tântricas para o inglês, no início do século XX. Até hoje, elas constituem um tesouro fundamental para todos os que desejam se aprofundar no conhecimento dessa tradição indiana. Levando em conta a dificuldade de compreensão desses textos, ele também redigiu uma introdução, em que explica de forma bastante didática os principais conceitos que devem ser dominados pelo leitor. 

Essa introdução foi publicada, inicialmente, em 1913, como parte inicial do livro Tantra of the Great Liberation (Mahanirvana Tantra). Posteriormente, foi editada como um livro separado, com o nome Introduction to Tantra Shastra, ou seja, Introdução às Escrituras Tântricas. Esta é a obra que apresentamos agora aos nossos leitores, traduzida do inglês para o português por uma pessoa que reside no Rio de Janeiro e que prefere não divulgar o seu nome, identificando-se apenas como Uma Yogini em Seva a Shri Shiva Mahadeva.  

Mahanirvana Tantra, por John Woodroffe

A tradução é cuidadosa, e preservou as palavras em sânscrito transliteradas que aparecem no original. Manteve também todas as notas de rodapé do texto impresso, que não foram conservadas em diversas versões que circulam pela Internet. Talvez o único aspecto do texto original de John Woodroffe que não foi preservado nesta tradução é o uso de alguns símbolos em Devanagari, que o autor empregou ao descrever os fonemas básicos (bija mantras) associados aos vários chakras, mas a transliteração desses fonemas está presente.

Chakras

Esta tradução foi copiada deste site, que contém outros textos indianos em português:
http://yogaestudoscomplementares.blogspot.com/

Você pode fazer o download deste livro (e também do Tantra da Grande Libertação, ou seja, Mahanirvana Tantra) em nossa biblioteca virtual de textos: 
http://www.shri-yoga-devi.org/textos.html   

separador


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/