Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad
Agenda
Janeiro de 2012

Meditação do Mês - Kundalini Yoga

Meditação para a auto-realização dentro do êxtase

Em cada mês apresentamos uma sugestão de meditação, asana ou kriya, que pode ser utilizada por todos os praticantes de Yoga, desde que sigam as orientações apresentadas.

A prática de Kundalini Yoga, conforme ensinada por Yogi Bhajan, é precedida por dois mantras: Ong Namo Guru Dev Namo (cantar três vezes) e Ad Gurey Nameh, Jugad Gurey Nameh, Sat Gurey Nameh, Siri Guru Dev Nameh (cantar três vezes); veja a música no YouTube:

http://www.youtube.com/watch?v=mKew4Wa6Br0

Realiza-se a prática (meditação, kriya, asana, etc.) e finaliza-se cantando Sat Nam (Sat cantado longo e Nam curto em uma expiração, três vezes).

Meditação para a auto-realização dentro do êxtase

Esta meditação tem duas etapas.  

Meditação - auto-realização dentro do êxtase

Primeira parte

Sente-se em postura fácil com a coluna reta e as mãos em gyan mudra (foto acima). Mantenha a mente muito calma e serena. Concentre-se na raiz do nariz. 

Inspire em 3 etapas iguais, através do nariz. Segure a respiração, sem esforço, enquanto gira a cabeça para o lado do ombro direito. Expire e gire a cabeça para a esquerda. Continue, alternando. Na inspiração, pronuncie mentalmente o mantra SAT NAM, SAT NAM, SAT NAM. Na expiração, use WAHE GURU. Continue por 7minutos.

Meditação - auto-realização dentro do êxtase

Segunda parte. Relaxe estendendo as pernas retas e, inclinando-se à frente, agarre os dedos dos pés (foto acima). Deixe a cabeça relaxar e medite na raiz de seu nariz. Focalize toda a energia lá. Deixe a mente ir. Projete-se dentro do cosmos. Continue por 5 a 7 minutos.

COMENTÁRIOS: Quando você fizer a segunda parte indicada acima, sentirá uma pressão na testa, na região do terceiro olho. Solte-se dentro do relaxamento profundo, sem tentar fazer mais nada. Isto é um alto ganho. Esta meditação levará você a um estado de êxtase e criará uma camada de proteção ao seu redor.

Livro do Mês:

"Culinária Vegetariana com Sabor da Índia"

Autora: Syamala Devi Dasi
Editora: Sandra Lage
2010- 5a edição

A alimentação é uma parte importante de nossas vidas, podendo contribuir para nossa caminhada espiritual, ou atrapalhá-la. Indica-se uma dieta vegetariana para os praticantes de Yoga, e esta obra apresenta uma boa variedade de pratos da cozinha indiana. 

Culinária vegetariana com sabor da Índia

Este livro contém uma coletânea de variadas receitas lacto-vegetarianas de diversos países, com destaque para a culinária Indiana. A gastronomia hindu é marcada por uma explosão de aromas e sabores e estabelece uma relação estreita entre a comida e a espiritualidade. As especiarias são muito apreciadas e podem transformar simples legumes em requintadas preparações. Destaque também para as sobremesas ricas em laticínios que tem um considerável valor para os hinduístas, pois contém elementos capazes de reforçarem o divino (sattva) no indivíduo. Neste livro, as delícias tentadoras da culinária indiana estão aliadas à praticidade na execução das receitas.

culinária indiana

A culinária lactovegetariana é rica e tem sua origem na Índia antiga, onde os pratos aromáticos e apetitosos são uma maneira de se oferecer amor. Este livro traz inúmeras receitas lactovegetarianas, como: bolinhos de gergelim, cozido vegetariano, brócolis com panir, burfi, kheer bengali, lassi verde light, pakoras, pão de mel, puri, samossas, entre outras.

Oficina sobre Meditação e Yoga

Campina Grande, em fevereiro (no Carnaval)

Há 20 anos, ocorre em Campina Grande, PB, o "Encontro da Nova Consciência", no período do carnaval. Neste ano, haverá uma oficina sobre "Meditação e Yoga" oferecida durante o Encontro, por Roberto Martins (Shivananda Yaksha). 

Oficina de meditação e Yoga

Veja mais informações nesta página sobre a Oficina de Meditaçã o e Yoga

NOVO TEXTO NO SITE:

Uttara-Gita 

(tradução para o espanhol)

Todo mês estamos adicionando novos textos para leitura na biblioteca virtual do nosso site Shri Yoga Devi

Neste mês, colocamos à disposição dos nossos leitores a tradução, para o espanhol, do Uttara Gitta ("Cântico final"), um texto sobre Yoga e transcendência. A tradução foi realizada por Federico Climent Terrer a partir de uma tradução inglesa de D. K. Laheri.

Krishna e Arjuna

Este texto contém ensinamentos dados por Krishna a Arjuna alguns anos depois da batalha de Kurukshetra. Arjuna se tornou durante algum tempo prisioneiro do mundo material. No entanto, ao se tornar mais velho, Arjuna procura Krishna para instrui-lo sobre o modo como pode ser liberto do ciclo de renascimentos, e Krishna lhe transmite o Uttara-Gita.

Veja mais informações nesta página.

Mahabharata - completo

(tradução para o português)

Já informamos nossos leitores sobre a monumental tradução completa do Mahabharata, para o português, realizada por Eleonora Meier, que se dedicou inteiramente a esse trabalho durante o ano de 2011. Temos a satisfação de informar que ela completou o seu trabalho, e que o texto completo da maior obra da humanidade já está disponível para download e leitura. 

Krishna declarando o fim da guerra do Mahabharata

Todas as 18 partes do Mahabharata, assim como uma introdução e um índice, podem ser copiados a partir da biblioteca virtual no nosso site Shri Yoga Devi.  

Mahabharata - manuscrito

VÍDEO DO MÊS:

"Ayurveda - El Arte de Vivir"

Este filme, produzido em 2001 pelo diretor indiano Pan Nalin, apresenta uma visão do Ayurveda - a antiga arte indiana de curar e manter a saúde.

Filme - Ayurveda, a arte de viver

Para assistir ao filme com versão em espanhol, e mais informações siga este link.

separador

MEDITAÇÃO DA LUA CHEIA

A Lua Cheia de Janeiro ocorre no dia 09/01, segunda feira. 

   Calendário lunar - janeiro de 2012

   Este dia é um tempo de conexão e expansão da Luz interna. Veja a Lua, sinta sua energia, conecte-se com a Luz do Sol que nos ilumina e alimenta. Veja mais sobre a Meditação da Lua Cheia na Agenda do nosso site:

http://www.shri-yoga-devi.org/agenda.html   

separador


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/