Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

VÍDEO DO MÊS:

"Ayurveda - El Arte de Vivir"

Este filme, realizado em 2001 pelo diretor indiano Pan Nalin, apresenta uma visão do Ayurveda - a antiga arte indiana de curar e manter a saúde.

Filme - Ayurveda, a arte de viver

Ayurveda é a antiga ciência indiana da vida. É uma arte desenvolvida para manter a saúde, para o rejuvenescimento e a restauração da saúde, em caso de doenças. É um sistema holístico, originado na Índia há mais de 2.000 anos. No sistema do Ayurveda, as pessoas são primeiramente analisadas de acordo com os seus tipos psico-físicos, e todo tratamento depende dessas diferenças individuais.

Pan Nalin, diretor do filme Ayurveda Pan Nalin, diretor do filme "Ayurveda"

O diretor do filme, Pan Nalin, tem um envolvimento direto com o tema: "Quando criança, crescendo no interior da Índia, tive uma oportunidade de viver o Ayurveda. Minha família, até hoje, continua a acreditar no Ayurveda como o fez durante várias gerações. Eu conheço  algumas das diferenças significativas entre Ayurveda e a abordagem ocidental para diagnóstico e tratamento. No entanto, até hoje eu permaneço totalmente impressionado pela lógica do Ayurveda e encantado pelo poder e completeza da sua compreensão abrangente da vida."

Médico praticante do Ayurveda, examinando paciente

O filme exigiu três anos para sua realização, durante os quais o diretor viajou 15.000 quilômetros, tanto através da Índia como também visitando médicos da Grécia e dos Estados Unidos. O Ayurveda é descrito por importantes médicos da corrente do Ayurveda (Vaidyas), que abrem suas clínicas e revelam os seus segredos aos realizadores do filme. 

Ervas utilizadas no Ayurveda

O documentário mostra a busca e coleta de plantas, os antigos manuscritos escritos em folhas de palmeira, as técnicas de trabalho utilizando plantas, argila, óleos e outros métodos. Há momentos dramáticos no filme, como a demonstração prática dos pontos vitais (Marma), cuja manipulação pode matar ou curar; o médico demonstra seu conhecimento utilizando um bode.

Vaidya (médico especialista em Ayurveda) Puranchand Malviya

 Pode-se notar que o filme é unilateral: não apresenta a opinião de especialistas da medicina ocidental sobre os tratamentos realizados e seus efeitos. Será verdade que os médicos Ayurvédicos conseguem curar o câncer e outros males "incuráveis" com base em ervas medicinais, cascas de árvores e técnicas de desintoxicação? O filme não discute, apenas mostra aquilo que o Ayurveda oferece.

Médico Ayurvédico, Brahmanand Swamigal

O filme, cujo título original é "Ayurveda - Art of Being", tem a duração de uma hora e 42 minutos. Foi dirigido e editado por Pan Nalin, a partir de um roteiro do mesmo diretor. O diretor de fotografia foi Serge Guez. A música é de Cyril Morin, e a produção de Christoph Friedel. O filme foi lançado em 2001, sendo distribuído pela Kino International Corporation. 

Você pode assistir o vídeo, com tradução para o espanhol, no site do YouTube, no endereço abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=q1N6L4KL5ZY

Pode também assistir ao filme utilizando a janela apresentada mais abaixo, nesta mesma página.

separador



Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/