Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad
Agenda
Dezembro de 2011

 

Meditação do Mês - Kundalini Yoga

Sete Ondas de Sat Nam

Em cada mês apresentamos uma sugestão de meditação, asana ou kriya, que pode ser utilizada por todos os praticantes de Yoga, desde que sigam as orientações apresentadas.

A prática de Kundalini Yoga, conforme ensinada por Yogi Bhajan, é precedida por dois mantras: Ong Namo Guru Dev Namo (cantar três vezes) e Ad Gurey Nameh, Jugad Gurey Nameh, Sat Gurey Nameh, Siri Guru Dev Nameh (cantar três vezes); veja a música no YouTube:

http://www.youtube.com/watch?v=mKew4Wa6Br0

Realiza-se a prática (meditação, kriya, asana, etc.) e finaliza-se cantando Sat Nam (Sat cantado longo e Nam curto em uma expiração, três vezes).

Sete Ondas de Sat Nam

Postura: Sukasana (pose fácil) com as mãos em pranam mudra na altura do peito. Olhos fechados com foco no ajna chakra.  

Meditação - Sete Ondas de Sat Nam

Respiração: Inspire profundamente e expire entoando o mantra da seguinte forma: vibre Sat em seis ondas deixando o som perpassar nos seis primeiros chakras. Na sétima onda, que corresponde ao sétimo chakra, vibre Nam irradiando a energia através do topo da cabeça em direção ao infinito. Na medida em que o som penetra cada chakra, gentilmente puxe a área do seu corpo correspondente (primeira o reto, segunda os órgãos sexuais, terceira o ponto do umbigo, quarta o coração, quinta a garganta, sexta o ponto entre as sobrancelhas e a sétima o topo da cabeça).  

Mantra: Sat Nam (entoa-se: Saa aa aa ,aa aa aat Nam).

Tempo: 5 a 31 minutos.

COMENTÁRIO: Este é um Bija mantra. Bija mantras são sons que podem reorganizar os padrões habituais presentes em todos. Não funcionamos sem eles, mas determinados padrões que criamos tornam-se inúteis e desnecessários. Você mudou, então você quer renovar seus padrões. Vibrando este mantra desta maneira, você ativa recursos mentais para renovar hábitos, através da eliminação daqueles hábitos indesejados e criação de novos e oportunos hábitos.

Livros do Mês:

Algumas obras de Rabindranath Tagore

Ao contrário do que temos feito todos os meses, em vez de divulgar um único livro estamos apresentando aos nossos leitores, neste mês, diversas obras do famoso escritor indiano Rabindranath Tagore.

Rabindranath Tagore

Tagore é conhecido principalmente por seus poemas, mas é também autor de canções, de contos e de ensaios. Seus poemas estão repletos de mensagens espirituais, como neste, que inicia o Gitanjali:

Vós me fizestes infinito, tal é vosso prazer. Este invólucro frágil, vós esvaziastes de novo e de novo, enchendo-o sempre com vida nova. 

Esta pequena flauta de junco vós carregastes por montes e vales, soprando através dela melodias eternamente novas.

Ao toque imortal de vossas mãos, meu pequeno coração perde seus limites em alegria e dá à luz uma fala inefável.

Vossos presentes infinitos vêm a mim apenas sobre essas minhas mãos muito pequenas. As eras passam, e vós ainda derramais, e há ainda espaço para preencher.

Você vai encontrar neste link uma biografia de Tagore, e a indicação de três de suas obras disponíveis em português. 

Rabindranath Tagore - Gitanjali

NOVO TEXTO DO SITE:

Shanti Parva 

(Mahabharata, livro 12)

(tradução para o português)

Todo mês estamos adicionando novos textos para leitura na biblioteca virtual do nosso site Shri Yoga Devi

Neste mês, colocamos à disposição dos nossos leitores a tradução completa, para o português, por Eleonora Meier, do Shanti Parva ("Livro da Paz"), que é a 12ª parte do Mahabharata

A morte de Bhishma

Na segunda parte desse livro, chamada Mokshadharma, o sábio Bhishma esclarece o rei Yudhisthira a respeito de muitas questões espirituais, incluindo entre seus temas o Yoga e o Sankhya.É uma fonte fundamental para o conhecimento dessas tradições.

Veja mais informações nesta página.


VÍDEO DO MÊS:

"Gandhi"

"Gandhi" é um filme de 1982, dirigido por Sir Richard Attenborough. O filme mostra a vida de Mahatma Gandhi (interpretado pelo ator Ben Kingsley), desde os anos em que viveu na África do Sul, onde era um advogado que defendia os direitos do hindus residentes nesse país, até sua fase após o regresso à Índia, quando passa a defender a libertação do seu país do jogo britânico. Juntamente com outros líderes, através da resistência não violenta, conseguiu finalmente a independência da Índia.

Filme - Gandhi

Para assistir ao filme com versão em espanhol, e mais informações siga este link.

separador

MEDITAÇÃO DA LUA CHEIA

A Lua Cheia de Dezembro ocorre no dia 10/12, sábado. 

   Calendário lunar - dezembro de 2011

   Este dia é um tempo de conexão e expansão da Luz interna. Veja a Lua, sinta sua energia, conecte-se com a Luz do Sol que nos ilumina e alimenta. Veja mais sobre a Meditação da Lua Cheia na Agenda do nosso site:

http://www.shri-yoga-devi.org/agenda.html   

separador


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/