Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Livros do Mês:

Algumas obras de Rabindranath Tagore

Ao contrário do que temos feito todos os meses, em vez de divulgar um único livro estamos apresentando aos nossos leitores, neste mês, diversas obras do famoso escritor indiano Rabindranath Tagore.

Rabindranath Tagore Rabindranath Tagore

Tagore é conhecido principalmente por seus poemas, mas é também autor de canções, de contos e de ensaios. Seus poemas estão repletos de mensagens espirituais, como neste, que inicia o Gitanjali:

Vós me fizestes infinito, tal é vosso prazer. Este invólucro frágil, vós esvaziastes de novo e de novo, enchendo-o sempre com vida nova. 

Esta pequena flauta de junco vós carregastes por montes e vales, soprando através dela melodias eternamente novas.

Ao toque imortal de vossas mãos, meu pequeno coração perde seus limites em alegria e dá à luz uma fala inefável.

Vossos presentes infinitos vêm a mim apenas sobre essas minhas mãos muito pequenas. As eras passam, e vós ainda derramais, e há ainda espaço para preencher.

Rabindranath Tagore (1861-1941)  é um conhecido escritor indiano, de Bengala. Por sua obra poética,  tornou-se o primeiro autor não europeu a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, em 1913. É também autor de obras em prosa, ensaios e canções, muito populares na Índia, além de pintor. Tanto o hino nacional da Índia quanto o de Bangladesh são poem as compostos por ele. Foi principalmente por suas poesias e canções, inspiradas por um profundo sentimento místico, que ele se tornou famoso.

pintura por Rabindranath Tagore
Uma pintura de Rabindranath Tagore

A família de Rabindranath era rica a influente. Seu avô, Dwarkanath Tagore, foi um poderoso príncipe, que era recebido na corte inglesa. O pai, Debendranath, foi uma pessoa profundamente religiosa,  que fundou o movimento Brahmo Samaj (uma dissidência do Hinduísmo), em 1843.  Dedicava-se especialmente ao estudo das Upanishads, mas rejeitava os Vedas. 

Rabindranath era o filho mais novo da família. Seu irmão mais velho, Dwijendranath, era filósofo e poeta. Outro irmão, Jyotirindranath, era músico e escrevia peças de teatro. Assim, o filho caçula foi criado em um ambiente culto e artístico. Foi educado principalmente por seu irmão Hemendranath, não gostando de frequentar o colégio. 

Quando criança (aos 8 anos) Rabindranath começou a escrever   poemas. Com 16 anos publicou seu primeiro livro utilizando o pseudônimo Bhanusimha, e na época alguns especialistas indianos acreditaram tratar-se de uma  obra do século XVIII que havia sido recuperada. Depois, começou a publicar contos com seu próprio nome. Passou alguns anos estudando na Inglaterra (1878-1880), pois seu pai queria que se tornasse advogado; mas retornou à Índia sem nenhum título. A partir de então,  cuidou de algumas das propriedades da família, ao mesmo tempo em que se dedicava a escrever. Em 1890 publicou Manasi, uma importante coletânea de poemas.   

Tagore e Gandhi Tagore e Gandhi

Desde o final do século XIX Tagore defendeu que a Índia devia se tornar independente da Inglaterra. Posteriormente, apoiou Gandhi, embora tivessem divergências de opiniões sobre muitos pontos. 

Em 1910 Tagore publicou sua obra Gitanjali ("Oferenda de cânticos"), cuja tradução para o inglês fez com que fosse escolhido para o Prêmio Nobel de Literatura em 1913. Ele se manteve produtivo, publicando dezenas de livros, até o ano de sua morte (1941).  

Rabindranath Tagore - Gitanjali

Tagore foi o fundador da Visva Bharati University, em Bengala. Esse centro de estudos se originou de um ashram que o seu pai, Debendranath Tagore, havia estabelecido em 1863 em Santiniketan. Em 1901 Rabindranath criou um templo e uma escola dentro do ashram, e em 1921 iniciou lá uma faculdade rural, que se tornou uma universidade em 1951. 

ALGUMAS OBRAS DISPONÍVEIS EM PORTUGUÊS

Rabindranath Tagore publicou dezenas de livros. Apenas alguns deles estão disponíveis em português. Indicamos abaixo três de suas obras representativas.

Tagore - Sadhana

Sadhana: o Caminho da Realização
Rabindranath Tagore
Editora: Paulus
1994

Este livro reúne oito conferências. Tagore nos oferece um itinerário místico abordando temas vitais para a humanidade: relação com o universo, alma, mal, ser, amor, ação, beleza e infinito. Veja abaixo uma citação dessa obra.

O homem de ciência sabe, sob um certo aspecto, que o mundo não é apenas aquilo que aparece aos nossos sentidos. Ele sabe que a terra e a água são na realidade um jogo de forças que se manifestam para nós como terra e água - de um modo que só podemos compreender parcialmente. De forma semelhante, o homem que tem sua visão espiritual aberta sabe que a verdade última sobre terra e água está na apreensão da vontade eterna que opera no tempo e que adquire forma nas forças que percebemos sob esses aspectos. Isso não é mero conhecimento científico, mas sim uma percepção da alma pela alma.  Isso não nos dá poder, como o conhecimento, mas nos dá a alegria, que é o produto de coisas desse tipo.

O homem cuja familiaridade com o mundo não leva a um nível mais profundo do que a ciência, nunca compreenderá o que o homem com uma visão espiritual encontra nesses fenômenos naturais. A água não lava meramente seus membros, ela purifica seu coração, pois toca sua alma. A terra não sustenta meramente seu corpo, mas alegra sua mente, pois seu contato é mais do que um contato físico - é uma presença viva. Quando um homem não percebe sua relação de família com o mundo, ele vive em uma prisão cujas paredes desconhece. Quando ele encontra o espírito eterno em todos os objetos, então ele se liberta, pois então descobre o significado mais pleno do mundo em que nasceu, então ele se encontra na verdade perfeita, e é estabelecida sua harmonia com o todo. (Tagore, Sadhana)

Tagore - Gitanjali

Gitanjali
Autor: Rabindranath Tagore
Editora: Martin Claret
2006

As atividades literárias e educativas do poeta e místico bengali Rabindranath Tagore contribuíram de maneira significativa para o melhor conhecimento mútuo das culturas indiana e ocidental. A dor pela morte da esposa e de dois de seus filhos, entre 1902 e 1907, inspirou a Tagore alguns dos mais profundos poemas místicos, entre os quais os incluídos em 'Gitanjali', 1910. A repercussão internacional dessa última obra influi na decisão da academia sueca de conceder ao escritor o Prêmio Nobel de literatura de 1913. Tagore recebeu também o título de cavaleiro em 1915, ao qual renunciou quatro anos depois em protesto contra o massacre de Amritsar. Cecília Meireles, grande conhecedora da obra do poeta, declarou - "A poesia tagoreana conduz a uma visão de santidade, de serenidade, na contemplação geral - visão que as gerações atuais mal podem compreender".

Tagore - Meditações

Meditações
Rabindranath Tagore
Editora: Ideias e Letras
2007

Em uma sociedade fortemente dominada pela tecnologia e pela ciência, o ser humano está perdendo o contato com a sua dimensão mais íntima e pessoal. No diálogo com a tradição oriental do pensamento, principalmente o pensamento da Índia, há uma possibilidade de redescobrir o que foi perdido. Tagore, conhecendo profundamente o pensamento nativo da Índia e o pensamento do Ocidente, tornou-se um autor de fama internacional que inspirou gerações justamente por fornecer uma ponte para essa descoberta da interioridade e da dimensão pessoal da vida. Lendo Tagore, as pessoas podem descobrir, em seu próprio lugar e estilo de vida, novas dimensões que revelam o valor e alegria de viver. Trata-se de um sentido que traz uma nova valoração e um novo sabor ao nosso cotidiano. Nos ensaios deste livro, dedicados à arte, à mulher, à educação, à busca da verdade, à meditação e à possibilidade do renascimento, o leitor terá a oportunidade de ter uma visão sintética de algo que aparece de forma mais diluída em toda a sua obra.

COMO ADQUIRIR

Estas e outras obras de Tagore podem ser encontradas em diversas livrarias da Internet. Os livros publicados há mais tempo, que estão esgotados, podem ser encontrados em "sebos" virtuais através destes sites:

http://www.estantevirtual.com.br/

http://sebosonline.com/

separador


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/