Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad

Dia 11/11/2011 - Devemos esperar algo de especial?

Há certos rumores correndo pela Internet e outros meios de comunicação a respeito do dia 11 de novembro de 2011, quando poderia haver um importante acontecimento. Os rumores provêm não apenas da data 11/11/11, mas também da presença, perto da Terra, do cometa Elenin, que nesse dia deve estar alinhado com a Terra, Mercúrio e Vênus; e isso acontecerá poucos dias depois que o asteróide 2005 YU55 passar entre a Terra e a Lua, no dia 08 de novembro.  

Para decepção de muitos que esperavam uma catástrofe trazida pelo cometa, ele se desintegrou ao passar perto do Sol. Mas haverá algum significado numerológico dessa data que se aproxima?

Asteróide passando perto da Terra

Veja o texto abaixo, "E o que dizer sobre 11-11-2011?", por Shiv Charan Singh, mestre de Kundalini Yoga e de Karam Kriya (numerologia), que esclarece que os números 11-11-11 não indicam nenhum problema. 

Shiv também sugere uma meditação que poderá ser feita neste dia (ou neste mês), que está indicada mais abaixo, nesta mesma página.

E o que dizer sobre 11-11-2011?
Por Shiv Charan Singh
 
Não há razão para acreditar que algo grandioso ou especial vai acontecer neste dia, comparando com outras coisas especiais que aconteceram em muitos outros dias. Ainda assim, a preponderância do número 11 nesse dia é excitante para algumas pessoas.  

A palavra chave para 11 é alinhamento, e, realmente, vivemos num período em que existem uma série de alinhamentos planetários importantes. Mas deveríamos notar que esses alinhamentos já aconteceram antes, e a data não era 11-11-2011. A ocorrência de 11:11 em relógios digitais é tão frequente como 12:12, 13:13, e tantos outros números do mesmo tipo, e só acontece desde que existe a era digital. 

Contudo, tendo em conta que estamos a transitar da consciência de Peixes para Aquário, não é surpreendente que exista um alinhamento profundo em muitos sentidos. Por todo o mundo, as pessoas têm sido confrontadas, ou foram elas mesmas desafiadas, para entrarem num maior alinhamento.

Alinhamento significa que o nosso pequeno mundo encontra maior harmonia com as vastas forças Cósmicas e leis Naturais do Cosmo. O macrocosmo e o microcosmo encontram um paralelismo mais claro entre si. Isto requer uma limpeza de bloqueios e de obstáculos aos níveis intermédios.

Shiv Charan Singh

O número 11 pode ser reduzido a 1+1=2, no qual todos os problemas de dualidade material terão de ser processados antes de chegar a níveis mais altos. Este é o nosso apetite à escala mundial, por coisas como: objectos, drogas, comida, desempenho sexual e tudo o mais que lhes está implicito. A nossa sensação de separação, o desejo da união, saudoso de se fundir, e todas as esperranças, desejos, expectativas, fantasias e desapontamentos que temos dentro desse jogo e ao seu redor. Assim, frequentemente caímos no buraco negro do desespero e da solidão. A saudade em si mesma é inocente, mas não tem de obedecer à chamada dos níveis mais elevados. Como costumamos dizer, o mundo apenas preenche 20% das nossas necessidades totais, as restantes 80% vêm de um caminho espiritual; alinhamento com o divino em tudo e em todos.

Por isso, vale a pena notar que o número total do dia em questão, 1+1+1+1+2+0+1+1, equivale a 8. Aqui somos relembrados que a saudade infinita é a saudade de voltar para o infinito.

Aquarius é o aguadeiro. Uma compreensão disto é que nós aprendemos a gerir as nossas emoções e a viver mais pela intuição.
8 = 4x2 afogar-se nas emoções
8 = 2x4 duplicar a intuição
 
Naturalmente a presença do número 11 na data 11-11-2011 nos oferece muitos momentos para trabalhar no alinhamento. Isto pode ser o alinhamento das partes da nossa própria vida pessoal, ou encontrar solidariedade com os outros. O alinhamento pode acontecer entre o coração e a mente, entre mulheres e homens, entre o ser mais elevado e a alma, entre a comunidade (ser exterior) e o indivíduo (ser interno). 

É uma oportunidade que nos convida a sintonizar a nossa alma com o Cosmos, para restaurar a tua identidade e te juntares aos outros, celebrando-o. Como o 2011 soma 4, somos relembrados que a comunidade centrada no coração é o que nos manterá a flutuar em tempos conturbados.

Na tradição Sikh Dharma, o 11º Guru é o Shabd Guru, ou Bani. Isso significa que a "Palavra" é a força que nos guia. A palavra existe para nos guiar ao alinhamento divino. 

11 é 10+1: Coragem+humildade. É também chamado "Gur Prasaad", a graça ou bênção de retornar a um  encontro com a luz da nossa origem e reconhecer o nosso ser nessa luz.

Coragem significa ser vasto: para além da luminosidade, ser a luz em si mesma.

Humildade significa ser pequeno: situar-se no núcleo do ser.
Quando um número suficiente de seres humanos se tornam suficientemente luz e suficientemente pequenos, então atinge-se uma massa crítica que pode criar um evento de proporções cósmicas.

Meditando e reflectindo no número 11, existe uma oportunidade de concretizar o sentido completo da frase do mantra: "Deus e Eu, Eu e Deus somos um". Isso significa "Reconhece que o Outro és Tu”. O que significa "Tu e Eu, Eu e Tu somos Um".

Outra excelente maneira de entrar em sintonia com isto, é através do grande mantra para o 11: Ekongkar Sat Gur Prasaad Sat Gur Prasaad Ekongkar (ver abaixo as meditações recomendadas).
 
11-11-11 é uma boa desculpa para se reunir e partilhar, seja para uma festa, ou uma meditação em grupo ou qualquer outra actividade agradável. Procure oportunidades para se reunir em esforços locais.

Obrigado a Satya Kaur e aos estudantes de Karam Kriya pelas contribuições para este artigo.
 
Com bençãos para todos
Shiv Charan Singh

MEDITAÇÕES PARA 11/11/2011

Meditação - Sarb Gyan Kriya (Sabedoria Total)

Quando uma mulher está apaixonada por um homem, a sua vida torna-se uma oração para  esse homem. E quando um homem está apaixonado por uma mulher, ele torna-se humilde. Apesar da tua maior força ser o amor, não é o amor que tu conheces. Nos tempos modernos, o amor providencia apenas a co-existência emocional. O homem quer conquistar a mulher e a mulher quer conquistar o homem. Na realidade, os homens e as mulheres deveriam conquistar  Prakirti, a creatividade ao seu redor, para que pudessem encontrar o Criador para além de todas as camadas.  Os sábios encontraram uma forma. Uma destas formas tu podes praticar  esta noite.

Meditação para o dia 11 de novembro de 2011

Senta-te direito, com as pernas cruzadas. Ambas as mãos estão em Gyan Mudra receptivo.  Cruza a mão direita sobre a mão esquerda, em frente ao centro do coração, de forma a que as  pontas dos polegares e os dedos indicadores estejam juntos e as palmas estejam viradas para cima. Os cotovelos ficam descontraídos em baixo. Os olhos fechados. Canta o Mangalacharan Mantra "Êk Õn Kar, Sat Gur Prasád, Sat Gur Prasád, Êk Õn Kar" ("Ek Ong Kar Satgur Prasad",  de Nirinjan Kaur). Continua por 31 minutos. Para terminar, inspira profundamente, mantem o ar  dentro, estende os braços direitos para cima, com as palmas das mãos unidas, como uma saudação, o corpo, por si,irá distribuir a energia pelos canais neutros. Expira. Repete mais 1 vez. Depois inspira profundamente, pressiona as mãos uma contra a outra e sincroniza o corpo dos pés à cabeça. Relaxa.

À medida que o ser obtém a verdadeira felicidade, a intercomunicação evolui de sexual para sensual, social, local, nacional, internacional e cósmica, até ao infinito. Fora disso, Prakirti, o universo, nasceu.  

O mantra "Êk Õn Kar, Sat Gur Prasád, Sat Gur Prasád, Êk Õn Kar" explica-o, e este tão sagrado kriya é o selo que o acompanha. O mudra só por si modificará o fluxo de energia do corpo. Pratica este kriya, torna-o parte da tua vida, e ficarás espantado com as mudanças  em ti.

De Yogi Bhajan, "Meditations for the millennium 2"

  .

Meditação - Saudar o Senhor

Vamos saudar o Senhor - O mais Poderoso, Curador omnipotente, O mais Puro do universo - como uma identidade e personalidade.

Meditação para 11 de novembro de 2011

1. Senta-te direito com as pernas cruzadas. Levanta as mãos o coloca-as em frente da testa com os cotovelos para os lados, levantados ao nível dos ombros. As palmas das mãos viradas para fora junto à testa, os dedos bem abertos, com as pontas dirigidas umas contra as outras, a cerca de 5 cms de distância. Olhos focados na ponta do nariz. Canta o tema de Nirinjan Kaur:  Õn Namo Gurudêv Namo. E continua por 11 minutos.

2. Levanta os braços direitos para cima, palmas das mãos viradas para a frente. Respira longa e profundamente e ouve simplesmente o mantra. Concentra-te - desenvolve o poder de  escutar. Continua por 3 minutos. Para terminar, inspira profundamente, mantém, espreme o teu  corpo e estica a tua coluna para cima, o mais que possas. Expira. Repete. Depois, inspira  profundamente, mantém e concentra-te no bater do teu coração. Expira e relaxa.  

Em poucos minutos, uma poderosa análise de ti próprio e uma pequena meditação podem levar-te a nível de santo. Quando tu projectas a tua santidade, o teu desempenho poderoso  torna-se positivo e os objectivos da tua vida são alcançados. 

"Dignos, distintos e destinados são aqueles que se lembram do seu destino. Que a mão omnipotente de Deus te abençoe com momentos de graça e distinção espiritual e que tu possas ter a força para te assegurares que assim seja. Que possas ser puro nos teus olhos, maravilhoso na tua audição e mestre na tua forma de falar. Que Deus te abençoe e te abençoe para sempre. Sat Nam."

De Yogi Bhajan, "A year with the master",  5 Out 2000

separador


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/