Blog Shri Yoga Devi
Bem vindos!!!
www.shri-yoga-devi.org
 
Postagens do Blog
+ 2013 / 1º semestre
+ 2012 / 2º semestre
+ 2012 / 1º semestre
+ 2011 / 2º semestre
+ 2011 / 1º semestre
+ 2010 / 2º semestre 
+ 2010 / 1º semestre
+ 2009 / 2º semestre
 
EU SOU
Flávia Bianchini
Satyananda Svarupini (Flávia). Sou Instrutora de Kundalini Yoga e Artista Plástica. Coordeno o espaço Shri Yoga Devi onde ministro aulas de Yoga. Veja o site: www.shri-yoga-devi.org

Maha Devi
"Do meu Poder tudo brota,
Por meu Poder tudo se sustenta,
Por meu Poder tudo se dissolve.
Eu sou este Brahman sem dualidades."
Kaivalya Upanisad
Texto do mês
Mahabharata - o grande épico hindu

Todo mês estamos adicionando novos textos para leitura na biblioteca virtual do nosso site Shri Yoga Devi.   

Neste mês, colocamos à disposição dos nossos leitores uma tradução  para o português do grande épico Hindu, o Mahabharata. A tradução foi realizada por Eleonora Meier, a partir da versão em inglês feita no século XIX por Kisari Mohan Ganguli.  

MahaBharata

O Mahabharata é uma imensa obra, dividida em 18 partes (ou livros). É muito maior do que os épicos gregos (Odisséia e Ilíada), sendo considerado o maior épico da humanidade. A obra contém cem mil versos, além de longas passagens em prosa. No total, estima-se que o Mahabharata contém 1,8 milhões de palavras, sendo aproximadamente dez vezes maior do que a soma da Ilíada e da Odisséia.

manuscrito indiano

Atribui-se sua redação a Krishna-Dwaipayana Vyasa. Há muitas dúvidas sobre a época em que foi escrito, mas às vezes se considera que ele estava pronto, na forma em que o conhecemos, apenas no século IV d.C. O conteúdo da obra, no entanto, provavelmente é muito mais antigo, talvez dos séculos VIII ou IX a.C. 

Vyasa, o autor do Mahabharata
Vyasa, considerado o autor do Mahabharata

O Mahabharata conta histórias de grandes personagens indianos e também contém muitas narrativas sobre os deuses hindus. Ele contém muitas histórias, que estão centralizadas na disputa de um reino entre dois ramos de uma mesma família.  O centro do Mahabharata é a batalha de Kurukshetra, onde esses dois ramos da família se enfrentam para decidir a posse do reino. Os ensinamentos ditados por Krishna para Arjuna antes dessa batalha, para que ele lutasse da melhor forma, condizente com os ensinamentos espirituais, compõem o famoso Bhagavad Gita, que é está incluído na sexta parte do Mahabharata (Bhishma Parva).

Krishna e Arjuna no meio do campo de Kurukshetra

O Mahabharata contém diversas partes onde são apresentados ensinamentos espirituais. Pode ser considerado como uma importante fonte para o conhecimento da tradição hinduísta.

A forma divina de Vishnu

Não existe unanimidade, entre os historiadores, a respeito de quais aspectos descritos no Mahabharata realmente ocorreram, e quais são puramente lendários. É possível que a batalha de Kurukshetra tenha realmente acontecido, talvez em torno do século X antes da era cristã. O local onde essa batalha teria acontecido é um ponto conhecido, em Haryana, na região norte da Índia, não muito distante de Delhi. 

Mapa da Índia antiga, mostrando Kurukshetra

Essa obra, fundamental para o estudo da cultura e da religião indianas, pode ser encontrada na nossa biblioteca virtual de textos:
http://www.shri-yoga-devi.org/textos.html

A tradução para o português, realizada por Eleonora Meier, ainda não está completa. Até a data em que este Blog foi redigido, ela havia traduzido 11 das 18 partes do Mahabharata. A tradutora tem uma página do Twitter, onde são colocadas periodicamente as informações sobre a tradução de cada uma dessas partes, com links para download:

http://twitter.com/#!/Mahabharata_ 

Arjuna e Krishna

separador


Espaço de yoga Shri Yoga Devi
Campina Grande, Paraíba
http://www.shri-yoga-devi.org/